Futuro da indústria? IA de imagens cria animação quase perfeita

Se você tem acompanho os principais acontecimentos tecnológico dos últimos tempos, provavelmente já ouviu falar das novas inteligências artificiais capazes de geram desde textos e histórias, até mesmo imagens completas em poucos segundos.

O usuário do twitter, @8co28, decidiu usar uma dessas inteligências artificiais (ele não revelou qual) para criar uma sequência de animação completo e de forma relativamente simples.

Usando de um software 3D de animação, 8co28 criou uma sequência de dança e depois enviou para a IA, que converteu cada frame em uma ilustração. Em seguida, 8co28 juntou todas essas ilustrações e conseguiu o resultado a seguir:

Como é possível notar, existem certas inconsistências na animação por conta de cada imagem ter sido gerada individualmente, o que nem sempre garantiu exatamente a mesma pose, mas a abordagem levantada por 8co28 fez com que muitos se questionassem sobre o futuro que isso pode gerar.

As animações em 3D (CGI) já vem sendo usadas como forma de otimizar o tempo de produção, ter uma alternativa a isso que gerasse os frames em 2D poderia otimizar ainda mais o trabalho, mesmo que fosse necessário refazer certas partes.

Tudo isso, claro, ainda é apenas especulativo e carrega muito mais discussões, tanto sociais, como o crescente aumento nas preocupações dos ilustradores em perderem seus empregos, como também filosóficas (isso seria arte?).

A questão, no entanto, é que essas inteligências artificiais tem evoluído e ganhado espaço em uma velocidade impressionante, mostrando um grande potencial em mudar o futuro de vários setores, não só o das animações.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.