Artista japonês comenta sobre como ganhou mais com mangá hentai do que como animador em 1 ano

Depois de ter sido condenado pelos crimes de sonegação de impostos, o fundador e ex-presidente do estúdio Ufotable, Hikaru Kondo, fez uma declaração onde expõem a situação crítica da indústria de animes.

Kondo reafirmou tudo aquilo que já é comentando há um bom tempo, sobre a sobrecarga de trabalho nos estúdios, falta de investimentos e a consequente falência que muitas empresas entram por assumir projetos demais para pagar as dívidas.

As declarações Kondo acabaram reacendendo aquele velho questionamento sobre a inegável situação crítica que a indústria de animes está, e um exemplo que ganhou bastante popularidade nos últimos dias, foi o comentário do artista, Haruhito Kosuke.

Haruhito trabalhou como animador em Miru Tights, mas abandonou a profissão para se tornar autor de doujinshi (mangás hentais). Ele comentou que se sentiu triste ao perceber que ganhou mais dinheiro com um doujinshi feito em 10 dias, do que um animador poderia ganhar em 1 ano de trabalho.

O artista também falou sobre seu irmão mais velho, que atualmente é animador, mas ainda depende do auxilio dos pais para poder viver, já que o salário não é o suficiente. Para Haruhito, isso mostra o quão mal pago os animadores são atualmente.

Fonte: Otakomu

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.