Kyoto Animation – Como o incendiário invadiu o prédio e por que o sistema anti-incêndio não deu conta

Um assunto bastante discutido no caso da tragédia da Kyoto Animation é como o incendiário entrou no prédio. Não havia segurança? Não havia sistema de prevenção de incêndio?

Sim, havia um sistema de segurança e todo um sistema padrão de prevenção de incêndio, mas ele foi inútil por vários motivos.

1 – O homem em questão foi preparado e sabia exatamente o que queria: destruir o estúdio e tudo que havia nele. Seu objetivo era prejudicar a empresa, mais do que tudo. Ele passou pelo prédio dias antes para se planejar, e escolheu uma data oportuna.

No dia da invasão o sistema de segurança estava desativado, para permitir a entrada de pessoas de uma agência de TV que iriam entrevistar pessoas do estúdio, e vários animadores novos que ele havia acabado de contratar. Ou seja, não só ele escolheu o momento em que a segurança estava mais vulnerável, ele ainda pegou o prédio mais cheio de pessoas que o normal.

2 – Nenhum sistema de prevenção de incêndio é preparado para controlar incêndio por gasolina, que é 100x pior que um incêndio comum, já que as chamas e a própria fumaça alcançam temperaturas bem maiores.

A fumaça mesmo mata muito mais rápido que a de um incêndio comum. Junte isso a um prédio lotado de madeira e papel, e você tem o estrago que se viu ali. Fosse um incêndio comum, de maquina pegando fogo ou algo semelhante, seria facilmente controlado pelo sistema anti-incêndio do prédio. Mas um prédio cheio de gasolina pegando fogo não tem como nenhum sistema comum bloquear.

Outra questão que muitos perguntam em mais detalhes é a motivação do envolvido:

1 – Ele fez uma novel quando estava no ensino médio onde criou um termo em japonês que depois foi usado em Hibiki Euphonium. A história não tinha nada a ver, só o termo ou abreviação de palavra que por coincidência surgiu ali. Ele então alegou plágio pelo uso do termo, o que obviamente ninguém deu atenção. E sim, o homem tinha problemas mentais.

Ele foi preso e está se recuperando das queimaduras do corpo no momento, para depois ser julgado. Como tem pena de morte no japão é meio obvio o futuro dele.

Relacionado: