Estúdio da Kyoto Animation foi incendiado deixando vários feridos e vítimas fatais (atualizado)

 

Post atualizado (29/07 11:40)

Na manhã do dia 18 de Julho no japão o estúdio 1 da Kyoto Animation (Violet Evergarden, Hyouka, Maid Dragon) foi incendiado por um homem desconhecido de 41 anos. O incêndio deixou vários mortos e feridos.

O homem já foi preso e confessou o crime. Ele não apenas jogou gasolina e ateou fogo no prédio todo, como nas pessoas que encontrou pelo caminho também.

Os esforços na busca e controle do incêndio no estúdio foram finalizados.

São 33 mortos, sendo 20 mulheres, 12 homens e 1 não identificado. Além disso 36 ficaram feridos. As vítimas fatais ainda não foram identificadas. São diversos funcionários, de diretores a animadores.

A Kyoto Animation tem mais outros 2 estúdios fora esse, mas nesse ficavam vários membros da staff e era onde criavam as animações 3D dos animes deles também. No total 73 pessoas trabalhavam nesse estúdio.

Possível motivação do criminoso: Uma mulher no local afirma que o incendiário gritava “eles plagiaram meu trabalho”. Mas a informação não foi confirmada em um interrogatório ainda (fonte).

Alguns diretores conhecidos do estúdio que já confirmaram estarem bem: Ishidate (Violet Evergarden, Kyoukai no Kanata), Yamada (Koi no Katachi), Ishihara (Clannad, Euphonium).

Atualizado (16:00)

Não se conseguiu contato com o diretor de Hyouka e Maid Dragon até agora, mas isso não significa que ele esteja entre as vítimas! Cuidado ao espalhar esse tipo de coisa porque é fake news. Desaparecido e morto são coisas muito diferentes.

Atualizado (19/07 11:00)

Um dos feridos faleceu e o número de mortos agora é de 34 pessoas.

Atualizado (20/07 00:00)

O presidente da Kyoto Animation informou que todo o material que havia no prédio foi perdido, incluindo o digital (arquivos nos computadores). E antes que perguntem, não foi informado se tinham backup na nuvem, mas acho pouco provável. Então muita coisa em produção foi perdida, e arquivos de projetos antigos também.

Também foi informado que tiveram de amputar as pernas de um dos sobreviventes (fonte).

Atualizado (20/07 21:00)

Dono do estúdio quer demolir o prédio queimado e fazer um memorial aos mortos no local.

Ele também disse que não tem como dar certeza de nada por enquanto, mas não quer cancelar nenhum projeto do estúdio já anunciado, já que seria até uma falta de consideração com quem estava trabalhando neles não terminar o que eles começaram.

Atualizado (25/07)

Atualizado (29/07)

  • Conseguiram recuperar todos os arquivos do servidor do estúdio 1, então só material físico foi perdido.
  • Mais um dos feridos faleceu, o número de mortos é de 35.
  • Todos os mortos já foram identificados, mas o estúdio pediu sigilo a polícia e imprensa por enquanto. Alguns respeitaram, outros não. Aqui eu não divulguei nada ainda, por exemplo.
  • O estúdio soltou uma carta oficial aos fãs

Como era e como ficou o estúdio: