A Netflix vai salvar a indústria de animes? O que ela já está mudando no setor? | AnimeTopics

Em uma entrevista recente, um dos produtores da Toei animation, comentou em como a Netflix está mudando um pouco as coisas na produção de animes no japão.

 

Basicamente, quando ela compra direitos a uma obra, ela paga mais (é mais agressiva). Melhor ainda, em alguns casos, ela já está se comunicando diretamente com os estúdios para pedir produções específicas. Isso quebra e tira força de um modelo usado no Japão a anos: os comitês de produção. Eles são basicamente um bando de empresas que se juntam para financiar o anime, e como tem muitos envolvidos, quando algo vai mal, eles perdem pouco, já que o prejuízo é dividido. O lucro de qualquer venda de direito de transmissão vai todo para elas.

O streaming em geral está ajudando a mitigar os prejuízos também, deixando mais difícil a obra ser um fracasso total, mesmo vendendo pouco. Com a competição da Amazon, Netflix e Crunchyroll, também está aumentando o investimento, para garantir títulos. Em 2018 o Crunchyroll anunciou que vai investir em 100 animes diferentes (obviamente não vão todos sair esse ano). E a Netflix já prometei 30 animes exclusivos para 2018.

A Netflix, ao invés de pagar licenças a esses comitês, está indo direto aos estúdios e dando todo dinheiro a eles, para produzirem o anime. Com isso, eles lucram muito mais. No sistema de comitê, eles não ganham quase nada, sendo apenas pagos um valor minúsculo para produzir o anime.

Já saiu em um relatório que o streaming já representa 15% (300 milhões de dólares, de 2 bilhões) do lucro geral da industria de animes no Japão.

Isso tudo é ótimo, principalmente os estúdios conseguindo finalmente lucrar, e com isso mais deles senso incentivados a surgir. Mas tem um problema…

Os animadores reportaram que apesar das somas altas que a Netflix está pagando por licenças, e aos próprios estúdios, o salário deles não mudou nada. Ou seja, o estúdio não repassa esse extra a eles. A industria, portanto, continua morrendo, por falta de mão de obra.

Cada dia é mais comum se exportar parte da produção do anime para empresas chinesas e coreanas, principalmente por falta de mão de obra no Japão. Um animador iniciante, a termos de curiosidade, ganha menos que um trabalhador de meio período do Mac Donalds, com uma carga horária muito maior. Não existe incentivo para entrar no setor!

Para a industria ser salva, não basta só a Netflix pagar mais, os salários tem que aumentar, e as empresas tem que se conformar em produzir menos, a um preço maior: Se aumenta os salários, o custo do anime aumenta, e quando der prejuízo, ele vai ser maior. Mas é a única solução, ou cada dia vai ter menos mão de obra especializada em animes no japão.

A ideia do texto foi só dar a base da discussão e informações, quem quiser a versão bem mais completa, está no vídeo acima.

Relacionado:

  1. Por que tem tantos animes que começam igual?
  2. Por que tem cada dia menos Animes Longos?
  3. Drama forçado, isso existe mesmo?
  4. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  5. Abaixo Assinado adianta de algo?
  6. Quanto custa fazer um anime?
  7. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: