Por que tem Cada Dia Menos Animes Longos? | AnimeTopics

Animes longos como Naruto nunca foram produzidos em massa. De vez em quando um aparece, alguns duram mais como Naruto e Bleach, e outros menos como Inuyasha.

É verdade, no entanto, que a aparição desses animes vem diminuindo ao longo dos anos, e eles tem cada dia menos episódios. Os motivos pra isso são resumidamente 2:

Os canais de TV estão morrendo

Cada dia mais pessoas migram para modelos de streaming e a TV perde audiência. Sem audiência você não paga os custos da produção que está ali. O público mais jovem, que é o principal alvo desses animes de audiencia, se interessa cada dia menos por programas de TV cheios de propaganda e mais por programas de streaming.

As emissoras ainda tentam alguns anime longos as vezes, mas hoje em dia eles não rendem mais grande coisa. Depois de 2010 Toriko foi o mais longo, com 150 episódios. Para quem viu Bleach chegar a 350 e Naruto passar dos 500 parece bem pouco.

Para se manter nesse modelo infinito é necessário que o anime continue dando audiência mesmo em arcos fillers, o que quase nenhum anime consegue. Fairy Tail mesmo é pausado se encosta no mangá, porque não é viável fazer vários arcos filler, a audiência dele não sustenta isso.

Falta de obras populares

Não tem mais Narutos, Bleachs ou One Pieces hoje em dia. A Jump continua tentando, mas nada chega perto do sucesso que os mesmos já conseguiram.

Algumas apostas acabam ganhando temporadas curtas. My Hero Academia meteram um anime curto e split cour por exemplo, demonstrando a falta de confiança dos canais hoje em dia.

A coisa tá tão feia que até ressuscitaram Dragon Ball e Sailor Moon nos últimos anos. Não tem nenhum mega hit de mangás para chamar o público, e os que tem não batem com o que se pode mostrar em anime de audiência, então apelam para sucessos do passado.

Não pode ser um conteúdo muito pesado e cheio de gore ou coisas psicologicamente pesadas nos horários que os animes de audiência passam (Naruto tem algumas cenas mais pesadas aliviadas na TV por exemplo). Então mesmo hits em vendas de mangá como Tokyo Ghoul e Attack on Titan não podem ser animes de audiência.

Apelaram também a mangás mensais como anime de audiência esse ano, algo totalmente anormal. Twin Star foi um pouco infantilizado e alterado para ser transformado em um anime de audiência cheio de fillers. Arriscaram apenas 50 episódios, mas é algo que mostra a falta de obras de sucesso, a ponto de terem de pegar uma mensal que mal tinha material para 24 episódios se seguissem a risca e fazer um anime de audiência dele.

Conclusão

Não penso que tenha salvação para canais de TV, o futuro é o streaming. Talvez uma dessas redes de streaming fique grande o bastante para bancar esses animes infinitos um dia, mas por enquanto não é o caso. Então continua a seca de obras longas, tanto pela falta de interesse do público quanto pela falta de um novo Naruto ou One Piece que motive o público a voltar a TV semanalmente por décadas. Isso só deve piorar ao longo dos anos, a não ser que os canais de streaming substituam os canais de TV nesse investimento, o que, se for acontecer, ainda deve demorar.
Relacionado:

  1. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  2. Abaixo Assinado adianta de algo?
  3. Quanto custa fazer um anime?
  4. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: