Porque estão fazendo filmes em vez de novas temporadas? | AnimeTopics #11




Versão em vídeo:




Porque estão fazendo filmes em vez de novas temporadas?

Nos últimos anos as produtoras descobriram que conseguem ter mais lucro e segurança com filmes a sérias de TV. Mesmo que o filme fracasse ele geralmente se sai melhor que a série de TV, muito graças a bilheteria ajudando, coisa que o anime para TV não tem. O marketing para animes de TV também é mais caro, tendo que pagar diversos canais de TV para transmitir o anime.

Devido a isso elas não pensam duas vezes em trocar o que poderia ser uma segunda temporada por um filme. Que também serve como teste. Se ele se sair muito bem, talvez ela aprove uma nova temporada depois.

Recentimente tivemos um bando de animes que esperávamos nova temporada acabando por ganhar filmes. No Game No Life, SAO, Accel World, Mahouka e Trinity Seven são exemplos.

Isso não quer dizer que não podem ter novas temporadas depois, principalmente no caso de animes como SAO, que venderam muito bem e o filme é só uma forma da empresa de ganhar ainda mais dinheiro, usando da popularidade global para passar nos cinemas do mundo todo. Se aposta inclusive em um anuncio de S3 depois do filme, com o filme servindo de ponte.

Existem casos de séries que vendem muito bem na S1 e fracassam na S2, como Durarara, saindo de 18,000 por volume para algo próximo a 3,000 na S2, mas felizmente isso ainda são exceções.

Em casos de obras que venderam baixo em Bd/DVD no entanto, como Trinity Seven, o filme é apenas um método dela arriscar menos. Já que uma segunda temporada provavelmente não iria conseguir pagar os custos de produção, enquanto um filme tem chances.

Lucro Extra

Existem também os filmes caça niqueis, como os recaps. Teve vários deles nos últimos anos como: Attack on Titan, Haikyuu, Kyoukai no Kanata, Kabaneri, etc. A produtora não gosta nada com eles fora alguém para compilar a série de TV em um filme de 1 a 2 horas.

OVAs

Está ficando comum passarem OVAs e estreias de animes para TV em cinemas também.

Futuro

Não existe muito o que fazer, se os japoneses boicotassem os filmes e comprassem os BDs de continuações com mais vontade a coisa poderia mudar, mas isso parece improvável.

O ruim de filmes é que a maioria deles sai no cinema apenas do japão e temos que esperar uns 6 meses ou mais para termos acesso pelos BDs que saem, geralmente de formas ilegais. O Crunchyroll começou a licenciar alguns filmes, e isso já ajuda, mas ainda é algo bem inferior a séries de TV, que podemos acompanhar simultaneamente enquanto passam no japão.

Isso também prova que os japoneses não são a mínima para os serviços de streaming do resto do mundo em temos de lucro, já que filmes são algo aonde praticamente todo lucro vai vir dos cinemas deles e BD vendido por lá, com apenas alguns sendo licenciados para streaming.

Isso não parece que deve mudar tão cedo, então é torcer para que os filmes façam muito sucesso e a produtora deles se anime com uma nova temporada depois.

Relacionado: