5 das Maiores Mentiras que falam sobre Animes

 

Existem vários mitos sobre anime, alguns com alguma lógica, e outros completamente sem sentido. Nesse post (e vídeo) vou abordar alguns dos que mais leio na internet:

5 Mitos Falsos sobre Anime

5. Animes com ecchi vendem muito, são garantia de sucesso!

NÃO! A maioria dos animes ecchi fracassa miseravelmente em vendas, como mostrei em 2 quadros cheio de exemplos no vídeo acima!

Só existem 2 animes ecchis entre os 20 mais vendidos de todos os tempos: Infinite Stratos e Bakemonogatari (os outros animes da franquia estão lá também, mas eu não conto continuações, só pego o que vendeu mais).

Então porque que fazem eles? Porque algumas obras do gênero venderam muito, e as empresas estão atrás de conseguir o próximo Hit. Mas em mais de 90% dos casos as obras não vendem praticamente nada.

4. Animes com Idols são garantias de sucesso!

A termos de curiosidade, só existem 2 animes de Idols entre os 20 com maiores vendas de todos os tempos (Idolmaster e Love Live). Todos os outros animes de Idols que saem aos montes anualmente, foram mega fracassos, em grande parte. Então mais um mito falso.

O motivo de produzirem tantos animes de Idols é por esses 2 citados terem rendido caminhões de dinheiro, e as outras empresas quererem a parte delas nisso também, então estão tentando um bando de obras, para ver se uma delas pega. Qualquer uma que vire um hit, compensaria todas as perdas até ali.

3. Animes com garotinhas vendem muito!

Não! Na verdade só existem três deles que venderam mais de 6k: Kiniro Mosaic, Non Non Biyori e Gochiusa (esse último é o único que vendeu mais de 10k).

Então de onde vem esse mito? Como andam saindo vários animes com foco em garotinhas e alguns com ecchi no meio, se assumiu que é uma perversão dos japas que vende muito, o que está longe da verdade. A maioria deles fracassa bonito em vendas. Só os mais leves (sem ecchi), conseguiram vendas significativas, a termos de curiosidade.

2. Fez sucesso no ocidente = vai ter nova temporada

O ocidente ajuda nos ganhos do Japão, mas é uma fatia bem pequena, então só sucesso por aqui não adianta, tem que fazer sucesso por lá! Felizmente, os animes curtos de mega sucesso global (SAO, SNK, One Punch), costumam ter feito sucesso lá também, então geralmente ganham mais temporadas. Mas a maioria deles não, e está cheio de animes entre os 100 mais populares no MyAnimeList (bom representando do gosto ocidental), que venderam muito mal: Mirai Nikki (10º no MAL), Akame ga Kill (28º no MAL), Elfen Lied (15º no MAL), são exemplos disso. Todos com vendas abaixo de 3k unidades. No japão eles foram completamente ignorados pela maioria.

Ou seja, sucesso aqui é irrelevante se não fizer sucesso no Japão também.

1. Cada episódio de Anime infinito é feito em 1 semana

Escuto direto essa… Como sai um episódio por semana a maioria do pessoal mais leigo pensa, erroneamente, que esse é o tempo de produção. Cada episódio demora meses para ficar pronto!

Médias aproximadas para 1 episódio:

Script = Varia, geralmente de semanas a meses.

Storyboard = De dias a 1 mês.

Animação e pós-produção = 3 a 4 meses.

Mas se demora esse tempo todo como sai um episódio por semana? Tem um bando deles sendo feitos ao mesmo tempo!

Imagine várias portas, atrás de cada uma delas tem um time diferente trabalhando em um dos episódios. A cada semana uma porta se abre com o episódio pronto, e uma nova é criada para um novo episódio que entrou em estágio de produção. Em animes infinitos, a produção do episódio começa uns 3 a 6 meses antes dele sair. Os com produção apertada acabam visualmente mais feios, os que tiveram tempo o bastante acabam mais bonitos.

Mas não tem todos o mesmo tempo? Não! Em algumas episódios surgem problemas que atrasam a produção, ou mesmo a equipe é mais lerda, em comparação a outra, que faz seu trabalho em episódio X melhor e mais rápido que as outras equipes. Os episódios que são passados para outros estúdios que não o principal fazerem, geralmente tem mais chance de ter problemas, e saírem zuados, por exemplo.

Uma dica para evitar esse tipo de equivoco, e entender melhor como animes são feitos, é assistir o anime Shirobako.

Outros IntoxiList:

  1. 10 Animes com Designs Lindíssimos
  2. 10 Animes de Romance+Ação que o casal namora
  3. 5 Animes de Apocalipse Zumbi
  4. 10 Ecchis mais Eróticos de todos os tempos
  5. 10 Harens com Garotas Monstro
  6. 10 Animes de Romance Escolar que o casal Namora
  7. Outros IntoxiLists