Industria de Animes bate recorde de 2 trilhões com ajuda da China e Kimi No Na Wa

A AJA (associação japonesa de Animação) reportou um recorde nos lucros, pelo quinto ano consecutivo.

Houve um lucro do total de 2 trilões de Yen (17.5 bilhões de dólares), 9% acima do ano anterior.

O maior responsável por isso é a compra de direitos de transmissão pela China. Houve um lucro de 35 bilhões de Yen (300 milhões de dólares) em venda de licenças de streaming, comparado ao ano anterior, com 20 bilhões (190 milhões), e mais da metade desse lucro vem da China.

O relatório, no entanto, avisa que a tensão geopolítica, assim como a possibilidade da China expandir uma lei de 2006 que proibia animação de outros países na TV, pode causar um declínio dessa área no futuro.

O relatório também atribui o aumento a eventos ao vivo, que tem feito cada vez mais sucesso: concertos, eventos de autógrafo, peças de teatro, musicais e outras exibições.

A terceira fonte, responsável pelo aumento, foi o filme mega hit Kimi no na wa, que sozinho foi responsável por 16.5 bilhões de yen (150 milhões de dólares) em lucro liquido (não confundam com bilheteria, só um pouco menos da metade dela é convertida em lucro, o resto vai para os cinemas e impostos).

Apesar dessa boa notícia, é lamentável que a situação deplorável e salário ruim dos animadores não tenha mudado absolutamente nada, até agora, como eles mesmos reportam.

Fonte: ANN