Quanto ganha um animador PRO? Tabela de salários da industria da animação em 2015

Ao contrário do que parece, sim, dá para ganhar bem na industria da animação. O problema é a exigência absurda para conseguir isso…..

Tabela com salários dos trabalhados da indústria em 2015

A  tabela original foi criada pelo usuário do twitter yuyucow, coletando os dados do site que fez a pesquisa esse ano. Aqui a tabela que ele fez em inglês. Eu traduzi, converti para U$ (valor aproximado) em vez de Yen e acrescentei o “animador pro”, que não tem na tabela original por serem apenas uns poucos exemplos na industria (só uns 20 a 30 que conseguem aqueles salários).

Ordem de um animador
1 – Inbetweener (iniciante)
2 – 2º animador chave (iniciante nível 2)
3 – Animador chave (2 a 3 anos de experiência)
4 – Animador chave pro (10 anos ou mais e só alguns com muito talento chegam ao nível, pois eles produzem mais que diversos animadores chave juntos)

Animadores pro são aqueles animadores de Sakuga, que fazem diversos cortes de animação fluida sozinhos. Eles geralmente conseguem produzir mais rápido e com mais qualidade do que 10 animadores chave normais juntos. Dai o salário exorbitantemente maior que ganham. Querem exemplos? Tem alguns listados nesse post.

Notem também como o storyboarder tem a idade média mais alta entre todos da tabela. Um dos reflexos de que a industria está se degradando e cada dia tem menos gente jovem para tomar o lugar deles. A maioria dos storyboarders são pessoas bem antigas na industria, e nem ganham bem por isso.

E esses animadores de 3DCG são de cell shade, só para constar, que é um modelo de animação bem mais simples comparado ao usado em animações americanas. Até por isso produções com ele custam absurdamente menos também.

E por último, com menos de 1000 dólares ao mês é praticamente impossível pagar moradia e alimentação em Tokyo (custo de vida é muito alto), aonde a maioria dos estúdios fica. Por isso grande parte dos animadores iniciantes mora com o pais ou então em conjuntos habitacionais com várias pessoas diferentes dividindo a mesma casa ou apartamento. Um trabalhador temporário de loja, que não ganha um salário considerado grande coisa, ganha uns 1600 dólares por mês em comparação.

Relacionado: