Os 20 Animes Mais Bem Feitos Tecnicamente (Animados) de 2016 | IntoxiList 23

 

Quais os animes mais bem animados de 2016? É o que vou tentar responder nesse IntoxiList especial. Especial porque ele não tem sarcasmo como os outros, já que misturar isso com análise técnica ficaria confuso de distinguir o que é sério do que não é.

Regra:

1. Só vale anime para TV, sem OVA ou filmes.

Dito isso, vamos a lista:

20 Animes Mais Bem Animados de 2016

 

 

20. My Hero Academia
Adaptação de Mangá

Gênero: Ação, Shounen
Episódios: 12

O mais fraquinho em termos técnicos do estúdio Bones esse ano, mas ainda assim com algumas cenas de ação fluidas e bem coreografadas. Ainda que o design ficasse bem simples nelas ou então deformasse.

19. Keijo!
Adaptação de Mangá

Gênero: Esporte, Ecchi, Comédia
Episódios: 12

Ecchis bem animados é uma coisa muito rara, então imaginem minha surpresa quando esse anime conseguiu entregar boas lutas por mais de 2 episódios. Embora não esbanjem em animação fluida as lutas tem boa direção, coreografia e conseguem entregar algumas movimentações mais elaboradas as vezes.

18. Asterisk Wars
Adaptação de Light Novel

Gênero: Ação, Magia, Harem
Episódios: 24

Embora só em lutas, Asterisk ao menos conseguia entregar boa animação. Tinha um diretor de ação só pra isso, e bons animadores à mão. Boas coreografias e algumas lutas engenhosas na segunda temporada do anime não faltaram. Mas era só nas lutas, no resto do anime a coisa era de comum a abaixo da média as vezes.

17. Gundam Iron Blooded Orphans
Anime Original

Gênero: Ação, Mecha, Militar, Drama
Episódios: 50

Gundam IBO é relativamente comum na maioria do tempo, mas quando tem lutas de robô ele se destaca por robôs 2D bem animados e detalhados. Uma raridade hoje em dia ver lutas mechas 2D bem animadas, mas ao menos isso esse anime tem bastante.

16. Grimgar
Adaptação de Light Novel

Gênero: Drama, Aventura, Fantasia
Episódios: 12

Um dos animes de aventura mais bonitos que já vi, começou muito bem em sua parte estética, com belos cenários que pareciam quadros, e coloração aquarela. A coreografia era boa e dava peso as combates. Infelizmente a parte visual decaiu horrores com o tempo, a ponto de surgirem muitos quadros estáticos e a luta final ter ficado incompleta.

15. Akagami no Shirayuki Hime
Adaptação de Light Novel

Gênero: Shoujo, Aventura, Fantasia, Romance
Episódios: 24

Embora meio lento na maioria do tempo o anime era lindo visualmente, com um design consistente, cenários muito bonitos e animação fluida nas lutas (quando aconteciam).

14. Boku Dake ga Inai Machi
Adaptação de Mangá

Gênero: Suspense, Sobrenatural
Episódios: 12

Um dos animes mais populares do ano, para minha surpresa, já que é um suspense. Bokumachi tinha uma direção visual e animação bem acima do normal para o padrão. Tinha várias cenas com movimentos elaborados de câmera e uso de técnicas cinematográficas. Isso decaiu um pouco depois da metade do anime, mas ele ainda conseguiu terminar com cenas bem acima do que se vê em animes do gênero em seu clímax final.

13. Yuri on Ice
Anime Original

Gênero: Esporte, Yaoi
Episódios: 12

O anime mais popular de 2016, ao menos com as Fujoshis, tem performances fluidas todo episódio. O problema é que boa parte delas é totalmente inconsistente, com o design dos personagens mudando a todo momento. Teve um episódio que até as roupas estavam mudando de cor do nada. Se tivesse mais tempo de produção para uma consistência melhor estaria no top 10 com facilidade.

12. Fate Kaleid Prisma Illya 3rei
Adaptação de Mangá

Gênero: Ação, Ecchi, Magia, Yuri
Episódios: 12

Fate Illya sempre entregou um ótimo uso de Computação gráfica misturado a lutas bem coreografadas, e isso não mudou na S4. Ela no entanto ainda não conseguiu fazer nada superior a luta do episódio 7 da primeira temporada.

11. Re:Zero
Adaptação de Light Novel

Gênero: Aventura, Tragédia, Romance
Episódios: 25

O anime teve ótimos momentos de ação e nas partes de drama em termos de fluidez. A coreografia no entanto não era das mais elaboradas e em algumas lutas faltou animação para empolgar. Mas foi pelo menos uma obra com design consistente que as vezes entregava visuais acima da média.

10. Kiznaiver
Anime Original

Gênero: Drama, Romance, Comédia, Sci-fi
Episódios: 12

Dramas também podem ter animação acima da média. Kiznaiver esbanjava em boa animação e direção criativa, em diversos momentos da obra isso se nota com facilidade. Além disso foi uma obra bem consistente em termos de design no geral.

9. Kabaneri

Anime Original

Gênero: Ação, Sobrenatural
Episódios: 12 (+ OVAs)

Esse começou lindo: animação fluida, efeitos e filtros digitais para aprimorar as cenas, e boa coreografia. Com o tempo, no entanto, só as cenas de ação ganhavam mais prioridade, e os vários quadros estáticos começaram a dar as caras. Ainda terminou com certa fluidez, mas em comparação ao começo decaiu bastante.

8. Musaigem no Phantom World
Adaptação de Light Novel

Gênero: Comédia, Ecchi, Mistério, Ação
Episódios: 13

Animes da Kyoto Animation são “roubados” nessas listas. Todos eles são bem animados. Toda cena de ação é fluida, e várias cenas sutis são mais bem desenhadas do que você veria em um anime normal. Mesmo sendo um anime focado em comédia essa obra teve um bocado de animação fluida e cenas visualmente bem dirigidas ao longo dela.

7. Flip Flappers
Anime Original

Gênero: Comédia, Fantasia, Ação, Yuri Disfarçado
Episódios: 12

Quase ninguém está vendo esse, já que é bem esquisito, e parecia sem propósito no começo. Mas em termos de animação é um dos que mais esbanja no ano, com várias sequencias fluidas e criativas.

6. Fune wo Amu
Adaptação de Novel

Gênero: Slice of life, Romance
Episódios: 11

Um exemplo que animes devagar, quase parando, de slice of life podem ser muito bem animados. Fune wo Amu anima os movimentos corporais e das mãos dos personagens de forma tão meticulosa que chega a ser estranho de ver as vezes. É quase como os animadores se exibindo. Tem algumas cenas visuais metafóricas muito bem feitas também.

Outro exemplo de anime que fazia coisa parecida era Rakugo, da temporada de Janeiro.

5. Hibiki! Euphonium 2
Adaptação de Novel

Gênero: Drama, Música

Episódios: 13

Outro anime da Kyoto ANIMATION. Tem animação de movimento e meticulosidades de expressão pra todo lado nele. Incluindo cenas de drama. A fotografia é outro destaque. Uma das cenas mais marcantes no entanto foi uma das personagens correndo em uma ponte na primeira temporada. Fizeram de forma cinematográfica.

4. Haikyuu 2 e 3
Adaptação de Mangá

Gênero: Esporte
Episódios: 35

Haikyuu é o anime de esporte mais bem feito que tive o prazer de ver. Mas ele melhorou ainda mais na segunda e terceira temporada. Todo jogo é bem animado, bem dirigido e com designs consistentes. Em uma obra que exige isso em vários episódios seguidos isso é bem impressionante.

3. Bungou Stray Dogs
Adaptação de manga

Gênero: Ação, Sobrenatural
Episódios: 22 (+OVAs)

O segundo anime mais bem animado do estúdio Bones em 2016. Já vou chegar no primeiro.

Ação fluida e bem coreografada, cenas de drama bem animadas, cenas de comédia fluidas, o que não falta é animação aqui. E o design, quando os personagens não estão fazendo caretas, é frequentemente detalhado e bem desenhado.

2. Tales of Zestiria
Adaptação de Jogo

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Episódios: 12

Ufotable não decepcionou em 2016, ao menos não visualmente. Zestiria é nível Fate de cenários com filtros digitais, consistência do design e animações de ação fluida, com boa coreografia e fotografia.

1. Mob Psycho 100
Adaptação de Mangá

Gênero: Comédia, Drama, Sobrenatural
Episódios: 12

O campeão de 2016. E a prova que o autor de One Punch é abençoado. Só dá staff foda para as obras dele.

Esse anime tinha animação fluida todo episódio, toneladas dela, fora a boa direção. Ação, drama, comédia, tudo era mais bem animado que o normal, e com algumas cenas bem grandiosas.

Tudo bem que o design era super simplista e feinho para alguns, mas a lista prima por animação, e não os animes com design mais bonito (até porque isso seria gosto pessoal).

Extras:

KonoSuba é o exemplo de anime de comédia que era mais bem animado que o normal. Tinha vários cortes de ação acima da média em seus clímax, e cenas de comédia com mais fluidez do que é normal de ver em animes do gênero.

Aonde assistir os animes: Crunchyroll – Tem quase todos e é o Único no BR que paga licença para exibir os animes, então assinando ele você está ajudando a pagar a produção dos seus animes favoritos.

 

Outros IntoxiList:

  1. 10 Animes de Romance+Ação que o casal namora
  2. 5 Animes de Apocalipse Zumbi
  3. 10 Ecchis mais Eróticos de todos os tempos
  4. 10 Harens com Garotas Monstro
  5. 10 Animes de Romance Escolar que o casal Namora
  6. Outros IntoxiLists