Oshi no Ko – Autor afirmou que semelhanças com histórias reais são apenas coincidências

As discussões sobre a recente polêmica de Oshi no Ko ainda continuam repercutindo, e uma das principais é se o autor da obra, Aka Akasaka, realmente se inspirou na história da lutadora Hana Kimura ou não.

Para alguns, as semelhanças com os acontecimentos, e o fato do autor ter começado o arco apenas 5 meses após a morte de Hana, são fortes indícios de que ele se inspirou nos eventos para poder criar a história.

Entretanto, alguns fãs encontra uma entrevista feita pelo músico, Masayoshi Oishi, em 2021, onde o autor afirmar que as semelhanças com o caso de Hana são pura coincidência:

Masayoshi Oishi: O sentimento real de retratar o romance é uma coisa, mas a sensação de documentário é tão boa que faz você pensar que esse tipo de coisa acontece na vida real, na indústria do entretenimento. O retrato de um reality show romântico é a mesma coisa, e a cena conjunta nos bastidores de um reunião de idols parece tão real que me pergunto quanta pesquisa foi feita. No final, eu me pergunto se não há drama mais interessante do que a própria realidade. Além disso, a obra trata de questões contemporâneas, como calúnias nas redes sociais, e estivemos no meio de incidentes semelhantes acontecendo na vida real, então achei bastante agressivo.

Aka Akasaka: Essa foi uma história que decidi escrever antes mesmo de começar a publicar o mangá, então foi uma coincidência completa algo semelhante ter acontecido ao mesmo tempo.

Masayoshi Oishi: Mas os perigos da mídia social, e como manter a mentalidade em caso de comentários odiosos, são coisas a serem consideradas com cuidado. Pensar que você foi rápidos em soar o alarme ao descrevê-los em seu trabalho me faz pensar que suas antenas e suas ideias são muito apuradas. Acho que a melhor coisa sobre “Oshi no Ko” é que vai direto ao cerne desses problemas. Não é apenas um mangá de romance ou entretenimento.

Essa entrevista corrobora com outras falas de Aka Akasaka, onde diz que mesmo se baseando na realidade, o seu intuito não é criar um documentário expondo a vida de pessoas, e que os eventos mostrados ali são ficção com base no que pode acontecer em vista das tendências recentes do entretenimento.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.