Oshi no Ko – Anime se envolve em polêmica séria no Japão por conta do último episódio

O último episódio de Oshi no Ko foi marcado por uma forte carga emocional ao retratar mais um dos lados negros da indústria do entretenimento e colocar a personagem Akane Kurokawa em uma situação de quase suicido.

O que talvez os fãs ocidentais não saibam, é que esses eventos foram inspirado em fatos reais, em particular no caso da lutadora Hana Kimura, que cometeu suicídio após sofrer perseguição de fãs de um reality show da Netflix em 2020.

O caso ficou marcado no Japão como “Terrace House Tokyo Incident” (Incidente da Terrace House Tokyo) e foi responsável até mesmo por mudanças na legislação japonesa, onde cyberbullying passou a ser considerado como crime passível de prisão.

Por mais que esse tipo de retratação possa servir como conscientização para os danos que essas práticas podem causar, os problemas começaram quando a mãe de Hana, Kyoko Kimura, foi até o twitter expressar seus sentimentos a respeito disso e revelar que nunca foi consultada sobre o uso da história de sua filha.

Em seu post, Kyoko questionou se a produção não se perguntou se usar fatos reais poderia afetar aqueles que amam Hana. Além disso, no dia 23 de maio completou mais um ano da morte de Hana,  o que levou Kyoko a criticar se a escolha de datas não foi proposital para viralizar e ganhar mais dinheiro.

Para completar, a mãe da lutadora também deu uma entrevista ao site Shuukan Josei Prime, onde revelou que todo o conteúdo de suas entrevistas e depoimentos, como detalhes do incidente, estrutura do reality show e até falas, foram usada em Oshi no Ko.

Ela também revelou que um de seus amigos foi assistir ao anime sem saber do conteúdo e acabou revivendo memórias traumáticas da época, e que seu intuito não é culpar o autor ou qualquer indivíduo em especifico, mas sim chegar a um meio termo onde a verdade seja mostrada, mas sem prejudicar as vítimas.

Kyoko também falou que gostaria de apoiar uma obra como Oshi no Ko que levanta questões tão importantes, mas que não pode ignorar a forma como tudo foi feito, e acredita que deva existir maneiras de entregar esse conteúdo sem que as verdadeiras vítimas do problema sofram ao assisti-lo.

Em resposta a toda essa repercussão, os fãs da obra ficaram divididos, já que muitos acreditam que Kyoko está em seu direito, enquanto que outros apontam que não dá para definir ao certo até onde a história de Oshi no Ko se inspirou nos acontecimentos do Terrace House Tokyo Incident.

O problema, no entanto, é que as coisas não pararam por ai. Logo após as publicações, alguns fãs extremos começaram a enviar discursos de ódio para Kyoko, levando a discussões sobre o quão absurdo aquele comportamento era.

Em vista que o intuito do episódio, e da obra em si, é justamente apontar a toxidade do entretenimento, atacar a mãe de Hana faz com que a atitude desses “fãs” seja completamente contraditória e ignore tudo o que a obra tenta mostrar.

Em entrevista ao site Anime News Network, o autor de Oshi no Ko comentou quando questionado sobre suas inspirações: “Os talentos [animadores que aparecem com frequência na TV no Japão] não podem mais ignorar a internet, o YouTube se tornou superpopular, os filmes são assistidos com legendas, as peças são cada vez mais baseadas em anime e mangá, e tem houve um caso de suicídio decorrente de um reality show. Considerando todos esses fatos, decidi então pegar um assunto contemporâneo, algo que está acontecendo no mundo real do entretenimento japonês hoje. Esse foi o primeiro conceito.”

Até o momento, tanto o estúdio, quanto os autores do mangá, não se pronunciaram sobre o assunto, mas o 8º episódio do anime foi adiado em uma semana.

Fonte: Kudasai, ANN

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.