Autoridades Brasileiras derrubaram 36 sites de anime em investigação contra pirataria japonesa

O site JapanTimes publicou um artigo reportando os resultados de uma pesquisa liberada pela CODA (Content Overseas Distribution Association), grupo criado por empresas para combater a pirataria fora do Japão, onde foi revelado alguns dados sobre o impacto dessa prática e as decisões tomadas contra a distribuição ilegal de entretenimento japoneses (mangás, animes, jogos).

De acordo com a pesquisa, o prejuízo estimado no ano de 2021 foi em torno de  2 trilhões de ienes (US$ 15 bilhões), cinco vezes mais do que o ano de 2019.

Os animes seriam os maiores responsáveis por esses números, com as perdas ficando entre 906,5 bilhões para ¥ 1,4 trilhão, enquanto que os mangás estariam na casa dos 395,2 bilhões para 831,1 bilhões de ienes.

O motivo para um aumento tão expressivo no consumo da pirataria estaria ligado aos efeitos da pandemia, já que o publico passou a ficar mais tempo dentro de casa e, consequentemente, consumiram mais material do gênero.

Em buscam de diminuir isso, a CODA vem intensificando seus esforços em diminuir a distribuição ilegal de conteúdo desde 2021, sendo que mais recentemente conseguiram um grande progresso nesse sentido.

Em denuncia feita pelas empresas participantes, Toei Animation Co., Toho Co. e Bandai Namco Filmworks Inc., as autoridades brasileiras investigaram 4  sites de pirataria do país, descobrindo outros 9 sites relacionados e fechando todo eles.

Em negociação com outros proprietários, as autoridades também fecharam mais 18 sites, além de que outros 5 responsáveis decidiram encerrar as operações voluntariamente.

Essa investigação marcou a 1º grande vitória da CODA, já que até então nenhum site fora do Japão com distribuição interna (sem multi-legendas/áudio) havia sido fechado por conta das denunciam do grupo.

De acordo com o que foi reportado, esses 36 sites geraram uma média de 83 milhões de acessos a mídias durante o período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023.

Fonte: Kudasai, JapanTime

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.