Diretor de Vinland Saga comenta sobre impacto dos estúdios na qualidade dos animes

O diretor de Vinland Saga, Shuuhei Yabuta, foi até o twitter comentar um pouco sobre o impacto dos estúdios na qualidade dos animes e como isso muitas vezes é interpretado de forma errada pelos fãs.

O objetivo de Yabuta foi explicar que são bem raros os casos em que estúdio em si detém o poder de interferir na qualidade da produção, já que a indústria e fundamentalmente composta por freelancer e criadores autônomos.

Isso faz com que a rede de conexões dos diretores e chefes de animação sejam o principal fator para definir a qualidade das obras, sendo eles os responsáveis por gerenciar o cronograma e conseguirem bons funcionários para produzir os episódios.

Entretanto, Yabuta ressaltou o fato de que o estúdio ainda é o responsável por gerenciar o orçamento e oferecer um ambiente de trabalho adequado, e que dependendo de certas políticas internas, isso pode sim influenciar na qualidade final da obra.

O bom gerenciamento dos orçamentos recebidos pelo comitê de produção impacta, não só nas finanças do estúdio, como também no desempenho dos projeto, mas, infelizmente, são poucos os estúdios que conseguem trabalhar dentro do orçamento sem esgotar os recursos.

Por fim, Yabuta voltou a tranquilizar os fãs a respeito da mudança de estúdio, dizendo que, por mais que o estúdio e o ritmo de cada episódio possa mudar (no sentido de história mais lenta no original), a equipe por trás da 2º temporada de Vinland Saga continua a mesma.

Tanto os diretores de setores, quanto os animadores e estúdios terceirizados continuaram a dar suporte para a produção do anime e ajudarão a manter o padrão de qualidade para que o trabalho flua sem muito estresse.

Além disso, um comentário no Reddit complementou os argumentos de Yabuta dizendo que em teoria todos os estúdios seriam capaz de produzir animes de qualidade, já que dificilmente os episódios são produzidos internamente, sendo a capacidade de terceirização o maior fator no resultado final.

Uma boa equipe de produção poderia criar algo incrível mesmo em um estúdio pequeno, mas isso dificilmente acontece porque o interesse em trabalhar nesses estúdios menores é muito baixo, além deles próprios não terem conexões para conseguir diretores e produtores fortes.

Somado ao fato de que há uma saturação nas produções terceirizadas, esses estúdios não conseguem bons contatos e acabam tendo de recorrer a trabalhos de qualidade inferior, criando essa espécie de ciclo dentro da indústria.

Para finalizar o raciocino, o comentário do Reddit diz que esse é o ponto que Yabuta queria chegar, onde caso ele, ou um outro diretor grande, fosse para um estúdio pequeno, as chances de entregarem uma produção de qualidade seriam altas, já que teriam contatos para garantir isso.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.