Políticos japoneses começam a discutir sobre baixos salários dos animadores e futuro da indústria

Na última reunião da assembleia japonesa, o político Hiroyuki Moriyama levantou um tópico bem importante para o futuro da indústria dos animes.

Durante a reunião, o político questionou: “Eu ouvi dizer que os salários de animadores na China, em comparação com o Japão, estão em uma magnitude muito maior. Vocês estão cientes disso?”

Em resposta a pergunta, o líder da assembleia apontou os dados da Japan Animation Creators Association (JAniCA), onde foi relatado que a renda média no setor está tendo um aumento, mesmo que jovens na faixa de 20 anos ainda continuem sendo o grupo mais mal pago.

A assembleia também argumentou que a Agencia Cultural já está investindo em treinamento experimentais para jovens talentos, como o Cool Japan e o “Projeto de Treinamento de Jovens Animadores”.

Em resposta, Moriyama disse que mesmo que pareça que os salários estejam aumentando no geral, ainda existe uma discrepância muito grande no que é pago para os animadores iniciantes, e exigiu que os responsáveis pelo Cool Japan levem isso mais a sério.

Em resposta ao que foi falado na assembleia, o diretor de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Yasuhiro Irie, que é representante do JAniCA, explicou que os relatórios apresentados se referem a média salarial conjunta, o que leva em conta os diretores e produtores que tem recebido mais.

A realidade é que os animadores ainda continuam recebem bem pouco. Para evitar que mais argumentos do tipo sejam usados no futuro, Yasuhiro se prontificou em trabalhar para reunir dados mais precisos e específicos.

Em um comentário final, Yasuhiro também disse: “Devido ao perigo sentido pelos criadores e produtores, bem como a mudança na consciência dos animadores, as reformas já começaram a acontecer, mas ainda há muito trabalho a ser feito”.

A Agencia Cultural do Japão criou em 2010 o programa “Projeto de Treinamento de Jovens Animadores” para incentivar o crescimento da indústria de animação no Japão e reduzir o número de mão de obra sendo importada de país vizinhos.

O programa rendeu obras como My Little Witch Academia, Death Billiards (que depois virou Death Parade) e Ongaku Shoujo.

Fonte: ANN

Relacionado

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.