Demanda por animes fora do Japão teve aumento de 118% mesmo na pandemia

A empresa especialista em analise de dados de crescimento da indústria  de entretenimento e mídias audiovisuais, Parrot Analytics, reportou recentemente que a demanda de animes pelo mundo aumentou 118% nos últimos dois anos, tornando assim o setor com maior crescimento dentro desse parâmetro (demandas).

De acordo com os dados revelados, esse número pode facilmente ser visto através das ações que o mercado tomou nos últimos tempos, como a empresa de Hollywood, AMC Networks, comprando os direitos de animes da HIDIVE, além da aquisição da Crunchyroll pela Sony/Funimation para criar uma plataforma de peso também no ocidente.

gráfico da Parrot Analytics

Outro fator relevante nesse aspecto são os investimentos feitos pela Netflix, que vem apostando cada vez mais em obras originais e até mesmo em adaptações de clássico americano, como Scott Pilgrim, para o formato de anime.

O The Hollywood Reporter informou que mais de 100 milhões de lares assistiram pelo menos um anime entre 2019 e 2020, refletindo um aumento de 50% em comparação com período anterior. Além disso, a língua japonesa conseguiu superar a língua espanhola na demanda pelos americanos.

Além disso, a recente entrada da Disney+ nessa disputa reforça ainda mais como o mercado de animes tem se mostrado relevante para as distribuidoras de conteúdo audiovisual e entretenimento.

Por fim, o relatório aponta que as streamings tem sido de grande importância para encontrar novos públicos e usuários, além de resgatar os já existes para um novo tipo de conteúdo.

De acordo com Michael Dempsey, da Compound, já é quase seguro assumir que animes deixaram de ser algo de nicho e estão se tornando mainstream. Com o aumento da diversidade de conteúdo e a facilitação do acesso, até mesmo pessoas que não se consideram fãs tem consumido esse tipo de conteúdo e a tendência é que isso aumente cada vez mais.

Fonte: Axios

Relacionados

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.