[Atualizado] Presidente da principal produtora de mangás, novels e animes fala sobre mudanças na censura das futuras obras

Em uma entrevista feita ao canal de streaming Abema TV, o recém-nomeado presidente da Kadokawa, Takeshi Natsuno, comentou um pouco sobre como, não só a Kadokawa, mas as demais criadoras de conteúdo otaku, vem enxergando as censuras nas obras e o mercado internacional.

De acordo com Natsuno, o objetivo atual do setor é atingir o público geral de forma mais eficiente, e que para isso eles precisam alcançar plataformas como a Google e Apple, já que são a melhor entradas para entretenimento atualmente.

Nas palavras do presidente, o principio é fazer com que essas empresas trabalhem como suporte e não como uma barreira para o público, e que para isso acontecer é necessário atingir certos critério do filtro usado pela Google e Apple, para evitar que conteúdo sensível seja direcionado para pessoas erradas.

Natsuno também acrescentou:

“Atualmente, existem muitos mangás que têm imagens muito extremas ou que tocam em temas delicados, isso infelizmente é um obstáculo para podermos aprovar os critérios do Google e da Apple. Temos que criar um novo padrão para o que pode ser mostrado ao público e o que não pertence mais a esta era da internet. A empresa para a qual trabalho está cheia de pessoas que estão do lado da liberdade, mas acho que devemos dar um passo atrás.”

Como o esperado, as palavras do presidente repercutiram pelas redes sociais japonês, levantando novamente a questão de que essas mudanças podem fazer com que a indústria otaku perca sua principal característica, que seria a liberdade de expressar conteúdos polêmicos em uma ambiente neutro.

Outros, no entanto, apenas reafirmaram que essa é uma mudança esperada pelo ponto de vista empresarial, e que era apenas uma questão de tempo até que a indústria otaku começasse aderir o poeticamente correto.

Takeshi Natsuno esteve envolvido internamente na produção de várias projetos de mangás, animes, light novels e jogos. Ele assumiu a presidência da Kadokawa no dia 22 de junho desse ano como parte de uma reorganização empresarial para “fortalecer as estruturas de gestões e acelerar a execução dos negócios”.

A Kadowaka é uma empresa relacionada em diversos setores, publicando mangás, light novels, animes e jogos, além de participar como produtora em outros projetos. Dentre os principais exemplos, temos KonoSuba, Sword Art Online Alicization, Tate no Yuusha e Overlord.

[Atualizado]: Durante a madrugada do dia 27 o atual presidente da Kadokawa, Takeshi Natsuno, emitiu um pedido de desculpas formal pelas declarações que fez durante a entrevista ao canal Abema TV.

O motivo disso se deve a uma repercussão extremamente negativa nas mídias japonesas, onde até mesmo empresas importantes, como Dwango,  Niconico e Shigetaka Kurita tomaram posição contra as medidas sugeridas pelo presidente alegando que aquela censura era prejudicial a criatividade e liberdade de expressão dos autores.

A Kadokawa também se pronunciou pedindo desculpas e afirmando que as ideias expressadas por Natsuno não representavam os ideais da empresa e que o presidente estava no programa a título pessoal e não representando as diretrizes operacionais da editora.

A empresa também informou que Natsuno ofereceu um reembolso parcial dos seus últimos salários como forma de punição e pedido de desculpas para a Kadokawa.

Fonte: Kudasai, ANN

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.