Estúdio de Haikyuu! comenta sobre influência do Ocidente e possíveis censuras no futuro

Em uma matéria publicada pela revista, Financial Times, foi comentado um pouco sobre o sucesso de Kimetsu no Yaiba e as táticas de negócios usadas pela Sony (Funimation) e Netflix para aumentar seus lucros, incluindo como o mercado de animes vem crescendo.

O artigo contou com a participação do vice-presidente do estúdio Production I.G (Haikyuu!!, Psycho-Pass), George Wada, que trouxe uma perspectiva que já vem sendo discutida há um bom tempo dentro da indústria de anime.

De acordo com o vice-presidente, o mercado atual está bem perto de ultrapassar a sua marca crítica, que seria quando mais da metade da receita viesse de fora do Japão.

As empresas e estúdios já estão reconhecendo que o exterior é uma fonte de crescimento, e isso tem deixado cada vez mais difícil pensar apenas “dentro do Japão”, já que uma abordagem internacional está se mostrando muito mais convidativa.

Em um outro comentário, Wada aponta que já tem sido difícil praticar negócios focados apenas no Japão, e que a tendência é abandonar o esquema de duas etapas, onde criam as obras, e então importam as que fazem sucesso, para adotar uma abordagem que desde o inicio foque em satisfazer, tanto o Japão, quando fora dele.

Essa visão, no entanto, tem preocupado alguns críticos, já que obras vem sofrendo com cancelamentos por conta de polêmicas, e isso, naturalmente, ditaria os rumos das adaptações, ocasionando censuras ou em uma saturação de gêneros para evitar criar problemas com o público geral.

Fonte: Kudasai

Relacionado

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.