KonoSuba é excluído da principal streaming chinesa por conta de polêmicas com o Japão

Recentemente os usuários de um fórum japonês notaram que KonoSuba foi excluído do serviço de streaming Bilibili sem qualquer aviso.

Tanto o filme quando as temporadas foram retiradas do catálogo e qualquer tentativa de busca sobre a obra dentro do site leva a uma página de erro.

O motivo disso, de acordo com os usuários do fórum, é devido a uma polêmica envolvendo a dubladora da Darkness, Ai Kayano. A atriz virou alvo dos usuários chineses após um programa de ano novo chinês em que ela visitava o templo Yasukuni.

O templo em questão é um memorial a honra dos soldados mortos em batalhas, e a visita da dubladora durante o ano novo chinês, ao lado de declarações como “foi bem agradável” e “não parece certo visitar o templo Yasukuni no ano novo chinês” se tornaram ofensas pesadas para os chineses.

Mesmo pedindo desculpas pela sua falta de sensibilidade, isso não impediu que a dubladora sofresse por conta dessa polêmica. Durante a semana passada foi notificado que  Arknight removeu a dublagem da atriz do servidor chinês do jogo, deixando os jogadores preocupados com a possibilidade disso acontecer em mais casos, como Azur Lane.

Além disso, após seu pedido de desculpas, os japonês nacionalistas também se revoltaram, alegando que a atriz errou ao pedir desculpas por ter visitado um local do próprio país e a considerando como racista por conta disso.

A Bilibili não deu uma explicação oficial para a remoção de KonoSuba do seu catálogo, nem se existem planos para voltar a exibir a obra.

Nota do redator (Marcelo): Como já vi algumas pessoas meio perdidas com o motivo de tanto exagero por parte dos chinês, a treta é a seguinte: O Japão tem um longo histórico de guerras contra os país asiáticos, sendo que muita barbaridade aconteceu lá.

Como é do perfil desses país terem um forte senso de honra e nacionalidade, não é difícil imaginar que qualquer sugestão a esses ocorridos vire uma bola de neve gigantesca, já que teve tortura, experimentos científicos inumanos e tudo mais aconteceu com a população (Boku no Hero foi um bom exemplo disso).

Indiferente se a situação aqui seja exagerada ou não, a questão é que uma excelente dubladora que pode perder vários papeis por ter se envolvido com uma polêmica dessas.

Fonte: Kudasai I, II, III, IV

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.