Estúdios comentam quanto tempo a mais está levando para fazer Animes na crise

O jornal japonês, Mainichi Shimbun, realizou algumas entrevista durante os últimos tempos com especialistas na indústria de animação para saber o quão pesado são os efeitos da pandemia na produção dos animes, e como isso tem afetado o mercado em si.

De acordo com um dos funcionários de um estúdio de animação, parte dos problemas começaram com a mudança do trabalho presencial para o serviço remoto. Segundo ele, alguns estúdios ainda estão na fase de transição entre o analógico (feito no papel) para o digital.

Além disso, começou a se criar uma demora nas respostas e aprovações em cortes e cenas criados, já que, mesmo para a aprovação do trabalho, ainda é preciso esperar um “ok” antes de continuar. Junto disso, o funcionário também comentou que muitos estúdios estão acostumados a fazer reuniões presenciais, e com a falta delas a qualidade dos trabalhos tem diminuído muito.

Somando a isso, o jornal ressaltou os impactos que as dublagens tem causados nas produções. Além de ter havia a completa paralisação do serviço há pouco tempo, mesmo com a volta de alguns estúdios de dublagem as coisas ainda estão complicadas.

Cenas que antes poderiam ser usadas até 10 pessoas acabam tendo que ser divididas em no máximo 3 pessoas, para que assim seja respeitado o distanciamento social recomendado pelo governo.

Por conta disso, o tempo de gravação para uma simples cena acaba tomando o triplo do tempo que tomava antes, fazendo com que o diretor tenha que ficar preso nas gravações por muito mais tempo também.

Por fim, outro fator que tem intensificado os problemas na produção é já discutida falta de mão de obra que a indústria tem, o que vem piorando ainda mais a situação de estúdios menores, e tem feito com que alguns especialistas apostem na necessidade de uma mudança nas abordagens de produções de animes.

Em relação a normalização das produções, o jornal informou que as coisas tem se acalmando, mas que muitos acreditam que a situação ainda vai continuar desse jeito por mais algum tempo.

Fonte: ANN

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.