MyAnimeList vai passar a excluir votos troll e gerados por raids das páginas dos animes

O twitter do site MyAnimeList divulgou a implementação de um novo sistema que tentará impedir aqueles esquemas de positivar, ou negativar, uma obra para que ela apareça ou caia do ranking rapidamente.

O novo sistema já vinha sendo implementado a mais ou menos seis meses, e deve reajustar todas as notas do site dentro de uma semana.

Algumas obras não devem ter mudanças visíveis, mas aquelas melhores ranqueadas devem dar alguma diferença. O novo irá deletar as pontuações feitas por contas duplicadas de forma automática (atualmente eles faziam isso manualmente) e criará uma score para os animes de forma mais realista.

Isso, claro, não acaba com aquele problema de exagerarem nas notas, ou darem pontuações negativas para outras com o objetivo de impedir que ultrapassem seu anime/mangá favorito, mas ao menos vai tentar evitar que isso seja feito de forma descontrolada.

O mais recente caso de algo do tipo seria Ishuzoku Reviewers, que conseguiu alcançar o top 1 dentro do site em determinados momentos por conta dessa onda de notas positivas que os usuários começaram a dar.

Antes

O anime chegou ao top 10 dos animes mais bem avaliados com nota acima de 9. Mas depois da implementação no novo algoritmo voltou para sua nota antiga (próximo a 7.60), já que o algoritmo desconsiderou todas as notas que ele recebeu desde o início do movimento iniciado pelos gringos para elevar o anime na plataforma, mantendo apenas as que vieram de forma natural antes do movimento começar.

A parte engraçado é que não haviam apenas muitas notas 10 depois do movimento, mas muitas notas 1 também de raids de fãs das obras que o anime tinha passado tentando fazer ele cair também. Ambas foram desconsideradas.

Agora

Em suma, quando um anime começar a receber uma quantidade massiva de avaliações do nada e com notas idênticas, elas serão desconsideras pelo risco de ser uma raid coordenada.

Vermelho é onde os trolls ainda contarão, enquanto que os azuis não.

Para quem quiser ver em mais detalhes, o fórum do site criou um tópico para discutir as mudanças e mostrar alguns valores mais específicos, como a imagem abaixo com os tops 50 animes do site.

MyAnimeList é um site usado por várias pessoas aqui no ocidente para organizar seus animes, como criar lista de “planos para assistir”, “animes assistidos” e coisas do tipo, além de oferecer informações de obras, artistas, dubladores, e uma área onde os usuários podem dar suas opiniões.

Fonte: Twitter e o Fórum do MAL

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.