Sou Nan Desu Ka?! – Um guia de sobrevivência… Ou quase isso | Impressões Finais

Sou Nan Desu Ka?! foi um anime que se manteve bem dentro da sua proposta, tanto para o bem, quanto para o mal. Diferente do seu amiguinho da temporada, Dumbbell, o tema do anime não é tão simples de relacionar ao cotidiano, até porque não é sempre que você se perde em uma ilha deserta.

As explicações em si são boas, e eu particularmente prefiro que elas aconteçam dentro do contexto da cena, ao invés daquelas pausa, como é o caso de Dumbbell, só que boa parte das explicações acabam sendo esquecíveis por não serem tão simples de visualizar na prática.

Quem nunca tomou água pela meia?

Nesse ponto vem o bom e velho humor. As ideias mais extremas de sobrevivência tomam, normalmente, um ar cômico, mas confesso que não funcionaram tão bem comigo.

São divertidas, mas foram bem pouco os casos em que me fizeram dar risada de verdade. Talvez funcione melhor para alguns, mas diria que parte do problema está na direção que não conseguiu tirar muito bem o timing das piadas.

Seguindo essa questão do humor, temos as personagens. No geral elas não são tão impressionantes. A Homare é de longe a melhor entre as três, carregando o elenco nas costas, na minha humilde opinião.

Um ponto interessante dentro do grupo é que não teve muita idiotice por parte das garotas no sentido de prejudicar o grupo. Em situações do tipo é normal o humor ir para coisa como: Os personagens encontrando um barco, mas uma das integrantes afundando ele por ser idiota e estragar tudo, por exemplo.

Até a Shion, que é a mais lesada de todas, não interfere muito na sobrevivência do grupo, em alguns momento até deixando o lado mimado de lado para trabalhar e fazer (ou tentar, já que ela difícil faz algo certo) ajudar de verdade.

Best.

Em relação a sobrevivência das garotas em si, já que esse é o tema do anime, as coisas seguem dentro da proposta, sem surpreender muito.

Como é um anime de comédia, não tem sentido esperar que coisas pesadas acontecessem, ou que a vida das garotas realmente ficasse em risco. A direção, novamente, poderia ser melhor, mas o anime consegue entregar até que bem os problemas que as garotas passam para sobreviver.

O episódio do coelho foi um dos que mais gostei, por exemplo, onde deu para ficar tenso até o final, esperando ver se elas iriam realmente matar o bicho, já que coelho tem toda aquela apelo de fofura com as garotas de anime.

Fora isso, boa parte do anime se foca mais em mostrar de onde tirar recursos em momentos de crise, como encontrar água em plantas, comer certos tipos de animais e coisas do gênero.

Nada muito pesado.

Resumindo, Sou Nan Desu Ka?! fica naquela linha do mediano, exatamente no meio. Para quem gosta de algumas propostas diferentes ele até é competente, trazendo explicações e situações bem únicas. Não recomendaria como humor, mas vale a tentativa também.

Se considerar que os episódios tem metade do tempo de uma anime normal, talvez de para maratonar, mas fora isso, acho meio difícil ter algo na história que te convença a assistir tudo agora.

Coletânea de imagens do anime

 

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.