Pesquisa revela desigualdade de renda entre animadores

A Associação Japonesa dos Criadores de Animação divulgou, no dia 23 de fevereiro, um relatório sobre as condições de trabalho dos animadores na indústria de animes. O relatório revelou que os jovens trabalhadores da indústria continuam enfrentando duras condições de trabalho, enquanto a situação financeira dos trabalhadores mais velhos melhorou.

De acordo com os resultados da pesquisa, a renda média anual na indústria de animes é de 4.410.000 ienes (44 mil dólares), o que representa 1 milhão de ienes (10 mil dólares) acima do valor relatado na última pesquisa da JAniCA de 5 anos atrás. Além disso, a renda média de cada empregado aumentou em pelo menos 90.000 ienes (900 dólares).

Mas apesar desse crescimento, o pagamento de jovens entre 20 e 24 anos ainda está abaixo da média. Sua renda média anual é de 1.550.000 ienes (15 mil dólares), que é 1 milhão de ienes (10 mil dólares) abaixo da média nacional para essa faixa etária, de acordo com a Agência Nacional de Impostos. Os funcionários mais velhos têm melhor desempenho em comparação com a média nacional, com idades entre 60 e 64 anos ganhando uma média de 5.920.000 ienes (60 mil dólares ao ano), que é 1.960.000 ienes (20 mil dólares) acima da média nacional.

JAniCA observa, no entanto, que a maior parte do trabalho de desenho e animação é feita por jovens trabalhadores mal pagos. Os resultados apresentados levantaram discussões sobre as dificuldades na formação de jovens animadores.

O diretor Yasuhiro Irie (Fullmetal Alchemist: Brotherhood), que é um representante da JAniCA, disse: “Embora esta pesquisa indique uma melhora em relação à situação há cinco anos, ainda há muitas pessoas que não receberam os benefícios. Eu quero tornar essa indústria um lugar onde as pessoas possam trabalhar facilmente”.

Fonte: ANN