A realidade virtual vai acabar com a humanidade? Ninguém vai largar seus parceiros virtuais e mundos perfeitos?

Como sabem, sou um grande entusiasta de tecnologia, principalmente realidade virtual. E depois de falar em como anda a tecnologia, vamos ao segundo assunto mais interessante sobre realidade virtual: seus prós e contras.

 

Imagine que você pode construir um mundo com tudo que você deseja, criar uma parceira em inteligencia artificial perfeita, ou até um harém pessoal. Você vai sair desse mundo para voltar a sua realidade, geralmente não tão fantástica? Nos animes Sword Art Online e Accel World o mundo não mudou tanto com a realidade virtual, mas eu acredito que no mundo real as coisas vão ser diferentes.

Muita gente, principalmente as com mais dificuldade na vida, vai se trancar em seus mundos perfeitos, assim que a tecnologia se popularizar. Claro, eu estou falando de um futuro onde o VR consegue passar sensações realistas, não apenas similar as coisas visualmente. Alguns ainda vão preferir o real, mas muita gente vai se afundar em mundo fictícios, criados por si mesmos, e seus desejos mais profundos. Quer viver em um mundo fantástico medieval e poder usar magia? Com VR avançado você pode! Ao meu ver, vai ser quase como uma droga, que te deixa realizar qualquer desejo.

VR Kanojo – Um jogo de realidade virtual que simula uma namorada para a pessoa

Mas Marco, as pessoas ainda vão ter que trabalhar! Sim, vão, mas vão poder fazer isso de casa, sentados em uma poltrona confortável, ou até deitados. A realidade vistual vai juntar todos em um escritório virtual da empresa, onde podem ter reuniões, e conversas como fariam no mundo real, usando seus avatares, que vão ter expressões e tudo mais.

Sair de casa vai ficar cada vez mais raro. Mas e as compras? Já temos mercados entregando tudo em casa hoje em dia, no futuro pedir tudo pela internet só vai ficar ainda mais comum. E com todos trancados em seus mundos perfeitos, como as pessoas vão se interessar umas pelas outras, ter filhos, etc. O mundo vai acabar por falta de reprodução humana! Quem quiser ver como é ter um filho, vai poder ter um virtual, que simula com perfeição um real. Quando cansar dele, pode descartar sem culpa. Claro que alguns pensam mais no sentido de “ter descendentes”, mas isso vai ser cada dia mais raro.

Sair de casa para que? Você pode trabalhar no sofá.

Tem coisas boas também, paraplégicos vão poder andar e se comunicar livremente em um mundo virtual, assim como pessoas muito doentes. Seu cérebro ainda está funcional, e isso que é o mais importante para a tecnologia funcionar. Mas em geral, e por mais que esteja ansioso para ver no que vai dar, tenho um certo temor em como o mundo vai mudar quando a realidade virtual finalmente começar para valer.

E você, o que acha disso tudo?

A ideia do texto foi só dar a base da discussão e informações, quem quiser a versão bem mais completa, está no vídeo acima.

Relacionado:

  1. Por que tem tantos animes que começam igual?
  2. Por que tem cada dia menos Animes Longos?
  3. Drama forçado, isso existe mesmo?
  4. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  5. Abaixo Assinado adianta de algo?
  6. Quanto custa fazer um anime?
  7. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: