Como saber a chance de nova temporada de um anime? Algo mudou com o streaming? | AnimeTopics

 

Em vista de atualizações recentes sobre o crescimento do streaming, e algumas outras coisas, decidi fazer um post e vídeo isolado atualizando as pessoas da relevância de cada um dos fatores.

Um produtor de Durarara nervoso com sites de News do próprio japão, dizendo que Durarara 2 foi um fracasso, também causou mais confusão do que outra coisa, devido a como interpretaram o que ele disse (muito erroneamente, fora que dá pra contar nos dedos produtores admitindo fracassos…).

Ai veio um dos funcionários do Crunchyroll e jogou mais lenha na fogueira com um dado que exige uma análise que ele não fez.

Discuti isso tudo no vídeo, e como sempre a versão escrita é um resumo.

Sabem como se chegou nesse negócio de “se pagou” e “vendas boas para segunda temporada”, etc, com animes? Foi se recolhendo os dados e as pessoas começam a notar que animes que vendiam mais de X em BD+DVD muitas vezes tinham nova temporada, enquanto os que vendiam muito abaixo disse raramente conseguiam.

Com mais dados sendo acumulados se notou um padrão, e com base neles se definiu o quão boa “mais ou menos” era a venda de cada anime e qual a probabilidade de uma nova temporada com aquelas vendas.

Claro que existem outros fatores, como merchan e vendas de direito internacional para streaming. Mas a questão é, animes com vendas baixas não tinham nova temporada mais de 90% das vezes. Então pra que se preocupar com o resto? Até porque as produtoras nunca disponibilizam os dados de lucro com vendas de camisa, figure, etc, para o público. E muito provavelmente as vendas de BD eram um indicativo do quão bem sucedido o anime foi em merchan.

Isso, obviamente, desconta animes como Naruto, DBZ, etc, que são bancados por uma estação de TV. O que ela quer é audiência, venda de BD é bônus. E o mesmo vale para animes curtos bancados por elas, como Bakuman e The World Gods Only Know, por exemplo.

Um cara do Crunchyroll disse que venda de BD hoje em dia é apenas 5% do lucro dos animes. Só que ele esqueceu de contar que isso é o lucro sobre tudo! Se mais de 90% dos animes floppam em vendas de BD, é obvio que o lucro deles com venda de direito de streaming vai ser muito maior. Naruto e outros animes grandes não tem muito lucro sobre isso também, então é obvio que os direitos internacionais e venda de bugigangas vai ser inflado no gráfico.

Agora, para aqueles animes que tem vendas boas, o lucro com BD e DVD é muito maior do que com o resto, na maioria dos casos. Dai eles ganharem segunda temporada, enquanto animes com vendas baixas dificilmente conseguem.

Já o produtor de Durarara disse que a obra foi bem graças a merchan e outras áreas, como venda de direitos internacionais. Todo anime tem isso no entanto… as obras hoje em dia estão conseguindo se pagar com mais facilidade graças ao crescimento do streaming, que consegue deixar elas no zero a zero ou com um lucro baixo, mesmo vendendo mal em BDs.

Dai o boom em quantidade de novos animes recente, já que o risco ficou mais baixo. Mas a coisa é, essas áreas não geram retorno o bastante para viabilizar novas temporadas, para isso, vender muito BD ainda se fez necessário.

Então a base da análise continua sendo venda de BD/DVD, aumento de vendas do original e adversidades. Se um dia animes muito populares em streaming e que não venderam nada em BD começarem a ganhar nova temporada um atrás do outro, ai eu vou concordar, olhar o BD não é mais tão relevante. Hoje em dia, ainda não é o caso.

Relacionado:

  1. Por que tem tantos animes que começam igual?
  2. Por que tem cada dia menos Animes Longos?
  3. Drama forçado, isso existe mesmo?
  4. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  5. Abaixo Assinado adianta de algo?
  6. Quanto custa fazer um anime?
  7. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: