10 Coisas sobre Animes que Quase Ninguém Sabe | IntoxiList

 

Nesse post, ao invés de listar animes, vou listar curiosidades sobre suas produções que quase ninguém sabe, mesmo quem assiste animes há muito tempo. Algumas eu já citei vez ou outra quando falava sobre a indústria de animes, outras vão ser novidade. Tudo depende de há quanto tempo você acompanha o blog.

Também é uma forma que encontrei de passar informações mais hardcore sobre produção de animes, sem que o tópico se estenda demais e fique chato (para alguns), como quando pego apenas um tema e fico falando dele por uns 10 minutos.

A versão em vídeo é mais completa, com exemplos, dentre outras coisas. A escrita é só para quem não pode ou não tem paciência para ver o vídeo.

 

10 Coisas sobre Animes que Quase Ninguém Sabe

10. Alguns episódios chegam a ter absurdos 100 animadores trabalhando neles, contando In-betweers, Key Animators e 2nd Key Animators

Um episódio normal tem entre 20 a 30 animadores trabalhando neles. Alguns com boas produções, menos, principalmente a Kyoto Animation. Alguns, no entanto, podem chegar a 100, o que é péssimo. São 100 mãos diferentes desenhando o mesmo anime, o que aumenta absurdamente a inconsistência entre os cortes, já que cada um tem uma experiência distinta. Onde ver isso? Nos créditos de cada episódio listam. Quanto menos animadores no episódio, melhor.

9. Um episódio normal de 20 minutos tem entre 3 a 4k frames desenhados

Episódios de ação com boa animação podem passar de 10k frames desenhados no entanto.

8. Cada episódio demora de 2 a 3 meses para ficar pronto

Não se produz um episódio por semana como alguns pensam! Os episódios tem fases: roteiro -> storyboard -> animação. A última é a mais demorada. É impossível realizar todas as fases em 1 semana, mesmo em 1 mês, seria absurdo para episódios de 20 minutos. Imagina desenhar 4000 frames em 1 semana…

7. Diretor diferente por episódio

Todo anime tem um diretor principal e a cada episódio é delegado um diretor diferente que vai ficar tomando conta só daquele. O diretor geral só supervisiona, e na maioria dos casos, é o diretor de episódio do primeiro e último da série. O curioso é que em muitos casos, um diretor de episódio é melhor que o diretor principal, o que deixa o episódio dele em particular se destacando do resto da série (ex: Akame ga Kill ep. 23. Ele é notoriamente mais bem dirigido visualmente que o resto). Em casos onde o diretor de episódio é muito ruim, acontece o contrário, e o episódio fica pior que o normal, já que mesmo o diretor principal não consegue salvar com a sua supervisão.

6. Diretor x Roteirista

Diretores e roteiristas estão em contato constante. O diretor pode ver algo errado no roteiro e opinar, ou pedir correções a qualquer momento. Por isso, se o roteiro veio cagado, não culpe apenas o roteirista, mas o diretor também. Um bom roteirista é ótimo, mas um diretor bom é uma prioridade maior, já que este pode corrigir o trabalho meia boca do roteirista, enquanto um roteirista não pode influenciar na direção.

5. As produtoras decidem o número de episódios dos animes

Não adianta culpar o estúdio pelo número baixo de episódios, quem decide isso é quem bancou o anime, no caso, a produtora. O diretor e roteirista podem pedir mais episódios, mas a decisão final é dela. Se o estúdio for um dos investidores do anime, aí sim, ele pode opinar.

4. Estúdios não vão à falência porque 1 anime deles vendeu mal!

A maioria dos estúdios é simplesmente contratado para realizar o serviço, se o anime vender bem ou mal é irrelevante pra ele na maior parte dos casos. Em alguns, no entanto, o estúdio decide apostar grana dele mesmo junto aos produtores, e nesse caso, se o anime fracassar em vendas, o estúdio está sim perdendo dinheiro. Muitos casos assim ou falta de produtoras requisitando trabalhos do estúdio podem de fato leva-lo à falência.

3. Animadores Solo
Adaptação de Light Novel

Assim como existem episódios com vários animadores, existem aqueles que tem apenas 1. Sim, uma pessoa apenas faz o storyboard e anima um episódio inteiro. Geralmente é um animador muito bom para realizar o feito. Um exemplo recente é o episódio 5 de Shigatsu wa Kimi no Uso. Cheio de animação fluida por sinal.

2. Estúdios não fazem tudo sozinhos

Estúdios subcontratam outros para ajudar em suas produções. Mas de vez em quando isso vira algo absurdo o bastante para 80% da animação estar sendo feita por outros estúdios, com o estúdio que leva o crédito ficando apenas como coordenador. Produções rushadas caem muito nesse problema.

1. Funções bizarras

Diretores inventam algumas funções estranhas para a equipe às vezes, mas tem aquelas que se destacam:

Em Valkyrie Drive existia um ‘Boobs Designer’. Ele era encarregado de verificar e coordenar a animação dos peitos das garotas. Que preocupação estranha.

Em Punchline ocorreu isso com calcinhas. O “Panty Designer” era um animador criando designs e coordenando a animação das diversas e estranhas calcinhas da série.

Existem mais curiosidades do gênero desse post, se gostarem desse eu futuramente farei uma parte 2.

Outros IntoxiList:

  1. 10 Animes de Romance+Ação que o casal namora
  2. 5 Animes de Apocalipse Zumbi
  3. 10 Ecchis mais Eróticos de todos os tempos
  4. 10 Harens com Garotas Monstro
  5. 10 Animes de Romance Escolar que o casal Namora
  6. Outros IntoxiLists