Curiosidades sobre Kimi No Na Wa retiradas de Entrevista com Diretor
Em uma recente entrevista para a ANN o diretor Makoto Shinkai, de Kimi No Na Wa, 5 Centimeters per Second e Garden of Words comentou várias curiosidades sobre a produção de seu último filme, e mega hit de 2016 nos cinemas japoneses (e orientais em geral).
Lista do que achei mais relevante:
1 – Ele vem recebendo várias propostas para Live Actions da Animação, mas ao que dá a entender recusou todas até o momento. Ele diz que está satisfeito com o filme em animação e não tem vontade de ver em outra mídia por enquanto.
2 – O tom mais pra cima do filme e uso de comédia foi proposital. Ele queria fazer algo diferente dos seus filmes anteriores.
3 – A velocidade do filme, bem mais ágil na dinâmica de roteiro e transições que os mais lentos e melancólicos trabalhos anteriores também foi algo pensado. O filme foi pensado para o público mais jovem, que não tem paciência para animações mais lentas no geral, dai a troca para uma dinâmica mais ágil. Segundo afirma, queria fazer um filme que a pessoa não tivesse tempo de responder um tweet sem perder algo importante do filme.
4 – O diretor afirma que apesar de só ter conseguido alcançar o grande público com Kimi No Na Wa, ele sempre tentou fazer suas obras de forma que fossem acessíveis para todos os públicos. Embora admita que sua falta de experiencia possa não ter permitido isso da forma que desejava anteriormente.
5 – O trabalho com a Banda que fez a trilha sonora do filme começou desde os scripts iniciais, e todas as músicas foram compostas enquanto ele era criado. Inclusive vários diálogos e partes do filme foram ligeiramente alterados para baterem melhor com algumas músicas. Foi sua primeira vez trabalhando tão de perto com uma banda.
6 – Dos filmes que ele assistiu recentemente o que mais o impressionou foi A Silent Voice (Koe no Katachi).
7 – Ele não se importaria de fazer um anime para TV (pouco provável, filmes são mais rentáveis), desde que fosse uma história fechada, algo que ele preza muito. Para ele animações tem que ser pensadas com começo, meio e fim.
A entrevista é extensa, mas essas partes foram as que achei mais interessante (entrevista completa). Não gosto de traduzir textos como bem sabem, sou mais fã de sintetizar as informações que leio repassando o que mais me chama atenção com minhas palavras.
Para quem estiver curioso já fiz um review sem spoilers do filme (vídeo acima). Ele também ficou famoso no ocidente por ter vazado na internet e pego o top 1 do MyAnimeList.
Fonte: ANN
Relacionado:
- Intoxi Awards 2016 | Os Melhores do Ano por Categoria e Gênero
- Top 10 Melhores Animes de 2016
- Os 10 Melhores Animes de Romance de 2016
- Review – Kimi No Na Wa – O Anime Mega Hit de 2016
Vídeo Relacionado:

Marco, é Koe no Katachi*
Ele parece ser humilde, como Kimi No Na Wa fez muito sucesso certamente vão colocar um hype enorme no próximo filme dele, isso não é bom se for um filme com uma qualidade inferior Kimi No Na Wa vai ter muitas críticas.
“Para ele animações devem ter começo, meio e fim”, é então somos dois.
Ainda que não seja tão rentável quanto um filme, acredito que a possibilidade de um futuro anime seja real. Mas não a curto prazo, evidentemente.
Diretor de kimi no Nawa melhor pessoa, só dele não ser seduzido pela fama e dizer que ele gosta de animações com começo, meio e fim já ganhou +10 pontos comigo, sempre gostei dos filmes dele, merece o reconhecimento.
Desses que ja estreiaram, tem algum anime dessa temporada que você queira comentar semanalmente?
ele é ótimo
Vários propostas de live action… Como sempre o povo doido para roubar uma casquinha sobre algo que está sendo bem reconhecido e dando um baita lucro, ainda bem que o diretor não é mais ganancioso o bastante para deixar o dinheiro super a cabeça.
“O filme foi pensado para o público mais jovem, que não tem paciência para animações mais lentas no geral”… Isso descreve a maioria do público de hoje em dia mesmo, não tem paciência para acompanhar uma narrativa mais lenta, tem que ser algo mais dinâmico e engraçado, enquanto isso as narrativas mais lentas são ignoradas e criticadas injustamente.
Vale o mesmo para que ele disse que não tinha experiência de alcançar um grande público antes, não acho que seja questão de experiência, é apenas usar a fórmula óbvia, simplesmente ele tem que fazer algo alegre e divertido para todas as idades, isso que alcança o grande público, é como os filmes da Disney e Pixar.
Como não vi o filme ainda não dá para opinar a trilha sonora (Mas acredito que seja um baita trabalho bem feito para enquadrar bem ela nos momentos correto das cenas), e também não sei como é o enredo, me pergunto se daria uma boa série, mas nisso eu concordo completamente com ele, história tem que ser direta, sem enrolação e não parar no meio dela, tem que ter início, meio e fim.
e tem que ter o episodio da praia ou das termas
Isso é o básico rsrs, principalmente se tiver o gênero ecchi
Makoto Shinkai é um cara gente boa e humilde até,só é uma pena que vai sofrer muita pressão no próximo filme dele se não for no mesmo nível de Kimi No Na Wa.
Makoto é bem humilde, já vi seus outros trabalhos como diretor e gostei deles( os que eu vi obviamente, no caso 5cm per second e Garden of Words) e não há nem comparação entre o sucesso destas obras, Kimi no na wa está fazendo um sucesso tão grande comparado as obras anteriores que não é surpresa a reação dele, mesmo ele alterando sua forma para algo mais alegre não deveria imaginar este incrível sucesso, como não vi o filme ainda não sei se merece tal reconhecimento ou se acho melhor dentre os filmes.
Lembrei das artes belas que tem nestes filmes, em Garden por exemplo era belíssima, assistir em alta resolução estes filmes me concede uma paz e satisfação sem tamanho.
E bem, agora que vai pesar para o lado dele, após este incrível sucesso, óbvio que estariam oferecendo propostas de todo tipo de obra( como Live Action no caso) além disto o peso em cima dele pelo próximo travalho vai ser enorme, e vai haver muitas comparações a seu sucesso anterior, uma escapatória que ele poderia fazer seria um filme que não se ambiente da mesma forma( como 5cm e Garden em ambientes cotidianos/escolares) para evitar comparações.
Maioria do público mais jovem não gostar de narrativas lentas é uma realidade, infelizmente, não vejo problema neste tipo de narrativa, até prefiro ela às mais rápidas em certos casos, mas foi uma boa ideia dele abranger este público, apesar de achar que a narrativa mais lenta caixa perfeitamente com o clima melancólico dos filmes anteriores, mas como não vi este não tenho uma ideia de como foi feita.
Esse Garden of Words tem final aberto?
Pelo visto ele é bem humilde, gostei dos 3 filmes dele, fiquei triste com o final de Centimeters, já Garden não foi o final que eu queria mas o final não foi triste pelo menos, gostei de ele fazer o final mais pra cime alegre em Kimo no na wa, com sucesso de Kimi no na wa , o pessoal vai esperar outros filmes de nivel similar, creio que va sofrer pressão do publico se o nivel for muito abaixo.
Eu Quero assistir muito!!!! Koe no Katachi, porque pra mim devo gostar mais de Koe no Katachi do que Kimi no na wa
Eu também gostei bastante so primeiro episódio de Youjo Senki.
(Ela não tem piedade? Ela faz mesmo aquilo com eles?)
Ela sorriu com a morte de seus companheiros kkk a loli não tem clemencia
Aquela loli além de op é pura maldade,eles fizeram questão de deixar isso bem claro logo de cara.
Eu fico meio bugado pelo fato dele ter sido homem e depois reencarnado como loli, porque eu fico pensando, ele/ela gosta de homi ou mule? Ou eu to falando merda porque ele/ela não tem memorias da sua vida passada?
O Makoto Shinkai é realmente um diretor muito bom – pelos filmes que vi dele – e que tem talento para fazer coisas tão boas quanto Kimi no Na Wa. Praticamente todos – ou todos, realmente – seus trabalhos anteriores estão na Netflix, e eu espero que eles não percam a chance de trazer Kimi no na Wa para a plataforma, ainda mais com o sucesso que tá sendo.
Eu não sei se gostaria de um Live Action da obra, já que não assisto Live Actions de animes (só alguns raros, tipo o filme Live Action de Death Note), mas um anime para TV, mesmo que pouco provável, poderia ser uma experiência legal. Daria para explorar o conteúdo do filme de forma melhor (mesmo já tendo feito isso muito bem) e ainda adicionar cenas de drama mais impactantes sem se preocupar com o tempo que elas levam.
Tenho que ver logo Kimi no Nawa mesmo, quase todos já viram(os outros a preguica também me afeta, mas tem uns no Minha Lista da Netflix). A parte boa de ter baixado e tido preguiça de começar a assistir e que vou poder ver com a minha amiga.
Sobre sua resposta em um outro post, bem que você podia morar no Rio de Janeiro. Na minha vida, só uma pessoa que perguntei morava no Rio(o que não faz muita diferença porque não sou muito de ter amigos que não conheço na vida real).
Kkkkk pra mim pior ainda moro em Registro SP, ninguem ouvi se quer fala de Registro, é como se eu morasse no nada
Bem, é um ótimo filme, então espero que você e sua amiga gostem ^^
E morar no Rio eu passo, obrigado. Sim, cidades grandes oferecem vários benefícios, mas eu prefiro morar no interior, só se fosse no interior do estado do Rio de Janeiro, não no Rio. Bem, valeu pela proposta, mas acho que minha irmã não iria querer sair daqui onde eu moro de jeito nenhum kkkk
eu sei que nao tem nada haver mais o anime fuuka ou Kuzu no Honkai tem cena de sexo qual deles ?
Fuuka eu nunca ouvi falar, não deve ter, mas Kuzo no Honkai já disseram que tem sexo (que eu me lembro não é explicito pelo que disseram), e talvez, se não for muito importante no geral, cortem da animação.
Fuuka não pelo que me lembre. Falando em fuuka saiu 2 episodios dela de uma vez só
nem fala de Fuuka animação me deu calafrio consegue perde para um manga preto e branco, musica sem profundidade, nossa fiquei com trauma do 1 episódio qualidade mas baixa que os anime de 1999 fiquei triste adorei o manga só acertaram no timing da história que ta desenvolvendo mas no resto.
Não achei a qualidade tão ruin, mas ta bem meh.. O anime só vai ter 12 episodios fico pensando se eles vão ruchar material pra inferno ou vai ter final aberto, pelo que eu vi dos 2 primeiros episodios, vai ter final aberto. Saiu 2 episodios dele de uma vez me pergunto se faram isso toda a semana ou só dessa vez mesmo
Concordo o manga ta mais bonito…… O anime perde pro manga é tenso.
É melhor ir pro manga e deixar o anime?
Vc que sabe, prefiro manga apesar que me cansei dele tbm. O bom do anime é a musica
hmm verdade, acho que seria meio estranho ler um manga de gênero musical…
n é um echi pesadão, mas tipo vc olha e fala, ahh realmente ele traço ela sem duvida, alguns deixam, n o caso desa obra.
Como assim alguns deixam ?
mas*
nossa obrigado pela grande resposta =]
Por nada (momento sarcástico)
rlx ja anotei a resposta aqui kkkkkkkkkkkkkkkk vo repassar kkkk
Ainda não vi nenhuma das obras do Makoto ainda (Não me aprofundei muito no mundo incrível dos longas de animações japoneses, pretendo entrar logo pois parecem ter muitas obras boas nesse formato), mas eu gostei do que ele disse, muito interessante que ele ao invés de após ter conseguido toda essa fama e lucro pelo filme não tenha subido a cabeça e começado a fazer vários outros formatos que poderiam acabar com a reputação do filme simplesmente com o objetivo de arrecadar mais dinheiro em cima de uma obra, ele tem meu respeito por isso.
Também concordo com ele, as melhores histórias são aquelas com poucas enrolações, que tem um começo, meio e fim, você realmente se sente feliz em assistir a obra, o show não vai terminar pela metade.
Realmente, é uma pena, mas é verdade que o público jovem sempre preza por uma trama mais acelerada, eu considero ambos os modelos no mesmo patamar, muitas vezes obras mais lentas são muito melhor trabalhadas e exploradas que obras mais agitadas, infelizmente as pessoas não tem paciência para apreciar tal, é um problema da nossa geração focada em velocidade, agilidade, e praticidade, esse modelo acaba sendo passado da vida para a arte, e por isso vemos que as tramas movimentadas fazem mais sucesso que as paradas (é quase absoluto).
Muito interessante que ele gostou de Koe no Katachi, o filme tem tudo para ser bom ao meu ver, espero por assistir logo essa obra quando sair o BD e for traduzido.
Ainda não vi Kimi no na wa, e não creio que seja tudo isso que falam, mas deve ser uma obra boa de se assistir, com um clima mais para cima e agitado, não ache que vá desgostar da obra.
Já tinha lido essa entrevista semana passada. Adoro ler entrevista com o pessoal da industria, tava lendo a recente com a Kajiura, muito boa também.
Se não me engano ele disse também que não queria aceitar uma adaptação em Live Action, porque ele não quer mudar absolutamente nada de Kimi no Na Wa seja lá pra qual mídia.
É um cara muito humilde, em todas as entrevistas dele você pode notar isso.
só quero que saia o BD de uma vez
O 6 e 7 realmente me deixaram para cima.
Se o próprio makoto shinkai gostou muito de koe no katachi então posso esperar um bom filme na certa, e sim concordo seria foda um anime com final fechado vindo dele, seria alguém a rivalizar as obras de gen urobochi.
bacana, tomará q as proximas animações, fiquem melhor doque essaa.
Concordo muito com o 7,to cansado de animes com final aberto,anime tem que ter começo,meio e fim
seria legal ver um anime feito por ele. mas provavelmente ele vai ficar só no cinema mesmo.
Demostrou ser um cara humilde,e achei as opiniões dele muito interessantes,queria muito ver um anime dele mas acho que ele não vai investir nisso.O fato de ele elogiar Koe no Katachi aumentou meu hype pela obra tbm.
To louco pra ver Koe no Katachi mas essa draga não vem logo em Bd/dvd. Negocio demorado…..
Eu tbm,desde que vi o post sobre ele aqui no site ja queria ver…
Eu queria um anime dessa história, ia me satisfazer mas que o filme, e se desse tudo certo com certeza daria 10, o filme é ótimo mas como nos filmes tem um tempo muito limitado deixa a sensação horrível de que falta algo. Adorei a entrevista se todos pensassem como ele em começo meio e fim a gente se satisfaria mais com animes.
Marco vai ter post falando da estréias?
Não sou Marco, mas sim ele disse que vai
sera q chegara o dia, no qual esses filmes iram passar aqui no brasil sem ser cdz, nada contra gosto mt, mas acho q tem publico para expandir já, uma pena q muitos tem vergonha de falar q gosta de anime, basta ver tantos faces de personagens.
Resumindo, ele tentou fazer algo pro público jovem e deu muito, mas muito certo.
Koe no KAtachi é aquele filme da mina cega?
Surda.
hmmmm a é kkk vlw
Ai eu amo romance vei, queria ter o talento para criar tais coisas