Morrendo? Era um Alien? Teorias do misterioso final de Sakamoto Desu Ga

Sakamoto é uma obra que se foca em um garoto que consegue se sair de forma cool de qualquer situação em que se meta (como a própria opening reforçava).

A obra caminhou normalmente até seu episódio final, aonde coisas muito estranhas aconteceram.

O protagonista, nos minutos finais, logo depois de ter se formado do primeiro ano, diz que vai sair da escola “porque foi chamado pela Nasa para ajudar em um projeto”. Quando ele está saindo um aluno diz que ele estava mentindo, e ele tentando desconversar diz que “não sabe do que ele está falando”. Depois disso ele começa a chorar e sai pelo portão do colégio. FIM. Ambos mangá, finalizado em 4 volumes, e anime, no ep 12, acabam assim.

Versão em vídeo:

Teorias

Depois desse final começaram várias teorias baseadas em coisas ditas e mostradas.

Ele estar mesmo indo para a Nasa é praticamente descartado pelo que foi comentando no fim.

Teoria 1 – Sakamoto era um Alien e estava voltando para casa:

– Ele frequentemente falava das outras pessoas como “humanos isso e humanos aquilo”, dando a entender que era uma entidade superior.
– Tornaria todas as suas proezas passiveis de explicação, já que ele não estaria limitado ao físico humano.
– Nunca vimos aonde ele morava ou seus pais. Sem mostrar pais humanos a teoria ganha força.

Contras: Nenhum, tirando o número pequeno de fatos que colaboram com a teoria.

Teoria 2 – Ele estava morrendo por uma doença terminal:

– Ele comenta que seu único arrependimento ao sair do colégio era nunca ter contado todos os buracos na parede na enfermaria, dando a entender que ficava muito tempo por lá.
– Nunca vimos ele em casa, então podemos imaginar o que quiser, até que morava em um hospital.
– No capítulo final do mangá a página 1 mostra Sakamoto como se estivesse em um caixão, com o nome do capítulo podendo ser traduzido como “Até, Sakamoto”.

Contras: Como alguém morrendo de uma doença terminal conseguiria fazer todas as proezas que ele fazia? O físico e mente dele estavam 100% pelo que a série mostrava. É possível ter uma doença terminal que te mantem 100% física e mentalmente?

Conclusão

No fim parece mais o autor tentando fazer um final impactante, que deixasse as pessoas com dúvidas e criando várias teorias, ao invés de um final comum do personagem se formando. Ambas as teorias tem seus contras e seus a favor, podem acreditar na que quiserem, mas suspeito que nem o autor sabe o que acontece depois.

Episódio 13: Vai sair um episódio original feito pela staff até o fim do ano, que pode ou não ser uma continuação do episódio 12. Mas o final do mangá foi idêntico ao episódio 12 mesmo.

E ai, no que vocês acreditam? Autor Zueiro? Tá morrendo? Alien? Outra coisa?

Relacionado: