Porque tão poucos animes tem continuação? | AnimeTopics #09

Não que seja um mistério, mas estava improvisando um guia de IntoxiResponde em vídeo e acabei respondendo essa pergunta no processo. E achei melhor fazer uma parte escrita também.

Versão em vídeo:

Versão escrita:

Animes no japão custam em média 50 a 60 dólares o volume. Como um anime de 12 episódios tem, normalmente, 6 volumes, isso dá uns 300 dólares ou mais por série de 12 episódios.
Não isso não é o valor padrão de DVD e BD lá, os da disney são vendidos a preços normais. Só animes que custam esse absurdo mesmo. A industria através de seus testes descobriu que lucra mais vendendo a preços absurdos para poucos do que para mais pessoas colocando preços baixos. O número de pessoas a mais que compram a preços baixos não compensa por assim dizer. Se vendessem uma série de 12 episódios a 50 dólares, que é o preço dos EUA, o lucro por BD vendido iria ser reduzido (tem um custo produzir cada um deles, ainda mais com o número de brindes absurdo que vem neles), e o número de comprados teria que aumentar em mais de 10x para compensar. O que não ocorre.
Devido a isso os japoneses compram poucos BDs e DVDs de anime por temporada, só selecionando os que gostaram muito. Se não gostaram tanto podem gravar a verão que passa na TV.
Temos mais de 50 animes por temporada, ou mais de 200 ao ano, o que dá uma competição absurda. E como os japoneses vão ser muito seletos ou então o valor que uma comédia X poderia vender vai ser dividido entre 4 parecidas. A exemplo, se só tivesse 1 anime de escola mágica por temporada ao invés de 3, como na temporada de Outubro do ano passado (Asterisk, Rakudai e AntiMagic Academy), o que vendeu mais deles poderia ter se saído ainda melhor, ao invés de dividir os compradores.
Então, em resumo, o que faz com que poucos animes tenham continuação é a competição enorme por temporada somado a um valor absurdo do BD/DVD, fazendo com que as pessoas selecionem muito e só comprem poucos. 
E o resto da lógica vocês já estão cansados de saber. Se o anime não vende bem as chances de nova temporada caem consideravelmente, a não ser que o material original venda o bastante para compensar isso, ou então seja um anime de audiência, que são raros de aparecer.
PS: O vídeo pode ter alguns extras mas o post escrito ficou um pouco melhor, já que o vídeo é um Guia para os IntoxiResponde (recomendo verem, apesar de estar meia boca por ter feito de improviso para um teste de não tirar os braços da cadeira, e eu ter ficado muito estático) no qual eu comentei um pouco sobre o assunto da baixa quantidade de continuações e o motivo disso. Já esse post é apenas focado nisso.

Relacionado: