Impressões finais: Gundam IBO e Showa Genroku Rakugo Shinjuu

E Dimension W também!

Gundam; Iron Blooded Orphans

Acabou bem, mas será que bem o suficiente?

Ok, esse final de IBO foi ao mesmo tempo muito, só que ao mesmo tempo deixou um gosto bem amargo na boca. Isso porque por mais que esse final tenha sido melhor que o resto da série num geral, ficou bem claro que eles não souberam equilibrar bem o ritmo dos acontecimentos da série.

Eles realmente gastaram dois episódios no confronto final e mais de um terço da série na ida para Terra? Isso foi uma decisão bem, bem questionável. Só para se ter uma ideia, quando eu comecei a ver o episódio 24, cheguei a ver se não tinha pulado nenhuma cena. Por mais que o resultado não tenha sido ruim, foi muito mais apressado do que deveria. No fim, esse acaba sendo o principalmente problema de IBO: não conseguir medir o tempo pra gastar com cada coisa.

No entanto, apesar de tudo, conseguiram entregar um final bem satisfatório, que com algumas mudanças funcionaria mesmo sem o anúncio da segunda temporada (que vai vir em outubro). Os três personagens principais (o Mikazuki, Orga e Kudelia) tiveram sua resolução, assim como a Tekkadan num geral. Mikazuki podia ser um personagem mais facetas, enquanto Kudelia podia ter caído na real bem antes, mas foi satisfatório.

Além disso, o clima de “crianças em guerra” foi é o ponto forte de IBO que eu apontaria se me pedissem para recomendar o anime, e usaram ele com força nesse final de temporada. Por mais que os personagens que lutavam sejam secundários, dá aflição ver eles lutando e morrendo justamente por esse motivo. É algo errado, como os próprios adultos da série afirmam.

Enfim, IBO meio que ficou naquelas de ser um anime que não é ruim, só não usou todo o seu potencial. É uma série com uma bela OST, boas lutas de mecha e uns temas interessantes, mas pecou em uns pontos aqui e ali. Eu espero que consigam melhorar na segunda temporada,

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

O que eu tenho à dizer? Só agradeço por ter acabado mas só por enquanto.

Rakugo foi um baita anime, acho que nisso todos podemos concordar. Bem, esse final foi até um pouco apressado demais, e mais um preview da próxima temporada que um enceramento em si, mas justo. Fora isso, a série toda foi impecável e eu adorei acompanhá-la. Ah, ainda bem que a continuação vai sair ainda esse ano!

Considerando que a segunda temporada já estava nos planos, gastar toda essa primeira parte na história do Kiku foi uma boa ideia. Deu para sentir que o que estava sendo contado é a experiência de uma vida, além de toda uma arte que é o próprio Rakugo. Algumas pessoas podem não gostar, mas o fato de terem escolhido uma profissão que está morrendo e que existe só no Japão praticamente foi um ponto chave. O anime com certeza não teria a mesma atmosfera se fosse diferente.

Também é impossível destacar a direção estilística mas nem tanto do ex-membro da Shaft Mamoru Hatakeyama. Com certeza a experiência dele com o maluco do Shinbo e em mais alguns outros animes dentro do próprio Deen (como por exemplo… Sankarea!) foi importante para ter esse resultado. A série é super sólida, com todos os episódios num nível constante.

Rakugo talvez não seja um anime para qualquer pessoa em qualquer clima. É parado, consiste basicamente de personagens conversando e o drama é algo mais sútil. Talvez exija um pouco de paciência de algumas pessoas, mas com certeza para quem sabe apreciar esse tipo de história, é um prato cheio.

Dimension W

Eh… então tá.

Eu até gostei de Dimension W mas… o fato é que é uma série completamente esquecível. Quer dizer… não tem nada que seja realmente chamativo para eu poder achar ela especial. Além disso, as explicações sem sentido persistem até o final e incomodam bastante. O final foi ok para uma série que espera uma continuação que provavelmente nunca vai vir.

Mira deve ter sido a coisa que eu mais gostei nesse anime. Ela tem um jeito simpático, uma fala polida e o conflito dela ser um robô com personalidade humana por mais manjado que seja é interessante. pena que não aprofundam nada nisso.

Enfim, meio decepcionada com essa série. Ela simplesmente foi mediana demais pra me despertar simpatia. Teve uns momentos divertidos, mas é isso.

EXTRAS:

Esse cara… esse, meus amigos, é o homem mais injustiçado que já apareceu em animes faz um tempo. Rest in peace ;-;