A simplicidade de ser Locodol

Ah, Nagarekawa………..

Esse é um anime que se passa na roça.

Mas não é uma roça qualquer.

Ela tem fofas.

Mas não essas fofas.

E sim essas fofas.

Essas fofas vivem numa cidade simples.

Simplex (simples) era, para os antigos, um grande valor. Ser simples era uma importante qualidade, o núcleo da virtude cardeal da prudentia, classicamente a capacidade de tomar decisões acertadas, com base na límpida visão da realidade (simplicitas). Hoje, temos dificuldade de apreciar tais valores; para nós, “simples” tem acepções pejorativas: “aquele que só possui conhecimentos rudimentares”, “que é pobre, que não possui recursos materiais”, “crédulo” (Houaiss); “vulgar, comum, ordinário”, “papalvo, tolo, crédulo, simplório, simplacheirão”, “sem instrução; ignorante” (Aurélio).

Simplex era a visão límpida, não comprometida, do real. O original grego do versículo do Evangelho não fala em puro, bom, etc. mas em simples (haplous). Mt 6,22: “Se teu olho for simples, todo teu corpo será luz”. Na análise etimológica de Tomás de Aquino, sobre o versículo encontramos: “simplex, id est sine plica duplicitatis”: “simples, ou seja, sem a plica da duplicidade”. (retirado daqui)

Nagarekawa é uma cidade simples, que deseja reformular. Para isso contrata idols, ou locodols, como a série chama (Locodol vem da junção das palavras Local e Idols, ou seja, significa Ídolos Locais).

Uma delas é uma bela kinpatsu bishoujo (garota loira para os não acostumados a Kiniro Mosaic) ojousama, que além de ojousama é uma garota simpática, amigável e pevertida. Em outras palavras, é pra casar.

A outra garota é uma flat. Apesar de ser flat e ter cabelo curto, ela é uma garota de uma timidez fofissima, que gagueja quando fica nervosa em publico, mas, apesar disso, ela é sincera e de uma pureza gigantesca. Ou seja, ela é para casar também.

E junto das duas temos o Ugokoro-kun, um mascote que apesar de estranho por fora, por dentro reserva uma linda fofa de 1,46, que apesar da pouca altura, é bem forte e consegue dar cambalhotas. E no futuro ela quer ser uma seiyuu, ou seja, no futuro você pode ter a voz da sua waifu na sua cama! Só tem vantagem.

Mas isso não é tudo, temos mais duas garotas na história.

A empresária é uma espécie de voyeur do grupo, mas apesar de tudo, é outra pessoa amável e atenciosa, ela não perde uma oportunidade de tirar belas fotos das nossas locodols, é quase como se tivessem me teletransportado pro anime.

E para fechar nosso grupo de best girls, temos mais uma grande fofura, também com menos de 1,46, ela é a substituta da garota que fica no Uogokoro-kun. Ela tem uma grande timidez, mas por trás dessa timidez, além do óbvio que eu já digitei pra todas as outras garotas, ela tem uma bela voz e é uma atriz nata, capaz de aprender as coisas com extrema rapidez. Ou seja, caso escolha ela, você pode ter uma futura atriz de Hollywood ao seu lado!

Temos outros personagens, mas o único comentável é o tio da protagonista de cabelo curto que infelizmente é jogado para escanteio depois que a empresária delas entra em cena. Mas ele é um personagem bem divertido e sabe tocar guitarra (e por algum motivo ainda sim é solteiro).

Esse é um anime extremamente simples, apesar de ser uma comédia, ele não é muito engraçado.

Mas ai entramos numa questão: Qual a graça de um anime de comédia sem graça?

A graça é essa, como a coisa é simples, você assiste apenas pelo prazer de ver as personagens que são umas graças, ele é bem despretensioso, ele tem situações bem legais e garanto que ele é mais musical que K-ON mesmo que o anime inteiro tenha umas 3 músicas.

Resumindo a história toda, ele é um excelente anime para depois daquele dia de trabalho estressante com tudo ficando mais caro, a luz ficando mais cara, os mangás pocket custando 14,50 só porque tem 50 páginas a mais, você estressado quer ver algo relaxante, esse é o anime certo.

É do mais puro Slice of Life.

E para quem estranhou a falta daquele meu resumão sobre o que isso aqui é, Locodol (Futsū no Joshikōsei ga Locodol Yattemita) é um anime de 2014, produzido pelo estúdio feel baseado na 4-koma SEINEN feita por Kōtarō Kosugi na revista Manga 4-Koma Palette da editora Ichijinsha e conta já com 3 volumes encadernados.

Na história, a colegial Nanako vira a ídolo local de sua cidade a pedido de seu tio. Ela e sua senpai Yuriko, uma garota que aparenta ser perfeita mas no fim é uma cabeça de vento, ambas se tornam ídolos de sua área provincial. Elas são entrevistadas (pelo centro comercial da cidade), aparecem na televisão (em um canal a cabo de baixo orçamento), e realizam shows (no telhado da loja de departamento). O salário das meninas vêm dos impostos da cidade.