Blogger ou WordPress? Qual o Melhor? Prós e Contras que Experimentei | Dicas para Blogs #01

Usar o WordPress ou o Blogger? Qual o melhor? Para um blog de Animes faz diferença? A dúvida número 1 de quem vai fazer um blog.

Estão a não sei quanto tempo me mandando emails para eu dar dicas de como fazer um blog. O que venho enrolando para fazer porque:

  1. Só interessa a um grupo muito pequeno de pessoas. Views é bom e eu gosto, qualquer um que diz que não se importa nem um pouco com elas está mentindo. Claro que isso não quer dizer que eu vá deixar de fazer posts que deem menos views. Mas sim, projetos absurdamente fracassados são deixados de lado. Alguns você se esforça para vingar. Demorou 2 anos para as pessoas começarem a se interessar por posts de Ranking de Vendas. Até lá davam views muito baixas em comparação ao resto por exemplo! Mas os fracassos totais que você sabe que quase ninguém vai clicar antes mesmo de soltar são desanimantes. Muitos desistem de bloggar depois de 1 ano sem quase ninguém acessando seu blog inclusive.
  2. Não existe uma formula mágica para eu passar, honestamente. Embora o bom senso ajude (muitas pessoas não tem, acredite!).
  3. Preguiça. O que eu teria para dar como dica? Só segui a lógica da tentativa e erro. Meu diferencial talvez seja que eu sabia aonde errava e corrigia, em vez de insistir no erro. “Me adapto e evoluo” seria a frase roubada de algum lugar que não lembro que me define. O próprio Youtube é um exemplo, peguem um vídeo meu do primeiro mês e os atuais 1 ano depois para ver a diferença. Também sou amante da abordagem “exército de um homem só” no modo que faço as coisas, e dai nunca ter aberto vagas para redatores formalmente em 4 anos de Blog. Mas ai é assunto para outro post.

Dito tudo isso, vamos ao que interessa.

Blogger ou WordPress? Qual o Melhor para um Blog de Animes?

Termos usados:

Blogger.com – Do google. É confiável e gratuito. Sites nele ficam com endereço blogspot.com no nome, a não ser que comprem um domínio privado. O site e os dados dele pertencem a google, ela pode fazer o quiser com ele, de bloquear a deletar.

WordPress.com Gratuito – Servidor que hospeda sites de graça usando a plataforma Open-source WordPress. Sites nele ficam com endereço wordpress.com no nome, a não ser que comprem um domínio privado. O site e dos dados dele pertencem ao site wordpress.com, ele tem o direito de fazer o que quiser com seu site por contrato, seja bloquear ou deletar sem aviso.

WordPress em server privado – Você paga um servidor (Bluehost, Dreamhost, Hostgator, etc) para te fornecer espaço e instala WordPress nele (tem um botão pra isso em todo server hoje em dia, é bem fácil). Não existe endereço gratuito, vai ter que comprar um domínio privado para seu site nesse caso (.com, .com.br, .net, etc). Nesse caso todos os dados são seus, ninguém pode deletar ou bloquear seu site (bem, talvez hackers, mas não é comum).

Casos:

Caso 1 – Vai usar as plataformas gratuitas do WordPress ou Blogger (e o Wixx marco. BUGWIX você quer dizer? Fique longe!)

O Blogger é mais aberto a alterações de código, então para programadores que gostam de futricar é melhor. Tem templates lindíssimos dele por ai hoje em dia, pesquise um bacana antes de começar seu blog, mudar depois faz a maior bagunça nos posts. O Blogger também faz sopa de código com seu texto, se souber linguagem HTML e CSS vai conseguir consertar qualquer problema gerado por isso, caso contrário…..chore XD.

O WordPress é mais simples de mudar o básico, mas se quiser mudar algo mais elabora desista, ele não vai te deixar nem mexer no CSS inteiro. Os templates que você pode usar são extremamente limitados na versão grátis, você não tem acesso ao banco de dados, e não vai poder usar nem 10% dos pluguins disponíveis para WordPress, que é a principal vantagem dele. Por que isso? Porque eles consomem mais memória e aumentam a carga do site no servidor, o que servidores gratuitos não querem.

Para leigos totais em programação o WordPress é um pouco mais vantajoso. Já para quem sabe HTML e CSS o Blogger te dá mais opções de customização.

Mas se vai postar conteúdo pirata para download é Blogger! O WordPress vai deletar seu site sem dó nem piedade se tentar isso nele. Não que o Blogger não vá fazer isso, mas ele é mais tolerante.

Caso 2 – Não quero ficar a merce das regras dos servidores gratuitos. Vou pagar por um baratinho (10 a 15 reais por mês):

WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS!

Não tem comparação, toneladas de pluguins, templates, guias completíssimos para todo lado de qualquer coisa que queira mudar, um código mais limpo e organizado, mais possibilidades em tudo que imaginar. Em um servidor privado Blogger não deveria nem ser considerado uma opção.

Caso 3 – Vou começar com um site gratuito, mas tenho pretensão de ter um server pago um dia. (Meu caso. Eu não tinha, mas a pretensão surgiu.)

WORDPRESS! Sabe o pé no saco que é mudar do Blogger para um WordPress sem perder tráfego? Tem que editar código, refazer parte do banco de dados com substituir do bloco de notas, redirecionar endereços com redirect 301 (alguns ainda vão dar erro mesmo assim, e vão ter que ser personalizados individualmente no arquivo do servidor).

Falando nisso, se você não tiver um domínio pago “nomedosite.com.br ou nomedosite.com” nem mudar vai conseguir, seu site precisa de um domínio privado a pelo menos 4 meses para conseguir fazer a treta da mudança sem perder trafego dos buscadores.

Quase todos os leigos desistem de fazer a mudança por isso, ou pagam algum profissional especializado para fazer (ou perdem todo tráfego mesmo). Não é nada de outro mundo, mas para um leigo completo em programação é um inferno com toneladas de guias diferentes que ele não vai entender, e mesmo que entenda falta sempre alguma informação, tem que ler uns 10 para ter a visão de tudo que pode dar errado.

Em suma, WORDPRESS se tem pretensão de expandir o site. Mudar dele para WordPress instalado em um servidor pago é moleza se já tiver um domínio (.com, .com.br, etc) a algum tempo.  Agora Blogger para WordPress? É um inferno, e mesmo que consiga os posts ainda vão ficar com espaçamento meio bugado, e vai ter problema com os autores não sendo passados, só o admin. Experiencia própria.

Caso 4 – Vai ter imagens ecchi no site ou quero fazer posts +18 as vezes.

BLOGGER ou WordPress em servidor privado.

O Blogger gratuito tolera conteúdo ecchi e +18 leve. O máximo que pode ocorrer é ele bloquear seu site para menores de idade se receber muitas reclamações.

O wordpress gratuito não te pergunta nada, ele deleta o seu site se encontrar algo muito pesado nele. Com sorte consegue uma cópia do Banco de dados, mas só. Então, fique longe do WordPress gratuito se estiver no caso 4. O mesmo para downloads ou streaming ilegal de vídeos linkados dentro do site.

Caso 5 – Tenho pretensão de monetizar o site

Blogger gratuito ou WordPress em server privado.

O WordPress gratuito é mais fácil de colocar propagandas, um botão e elas são ativadas. O problema? Parte da receita gerada vai para o site WordPress.com. No Blogger é tudo seu.

Você não vai ganhar praticamente nada com menos de 5 mil visitas ao dia, então se não tem a pretensão de ir acima disso, não precisa se preocupar. Se tem, é hora de começar a pensar em mudanças. Quanto maior seu site mais a mudança se torna um pé no saco de fazer.

Caso 6 – Quero criar uma comunidade grande nos comentários

Blogger gratuito ou WordPress em server privado.

O WordPress gratuito não dá suporte a disqus, que é a principal ferramenta de comentários usada pela maioria dos sites. Então se comentários é algo que valoriza, só blogger ou um server privado com WordPress.

Em suma:

Blogger – Menos restrito a conteúdos mais pesados, mais liberdade no código, mais tolerância a conteúdo sensual. Sites rápidos.

WordPress gratuito – Mais fácil de mexer, mas bem limitado nas customizações e com baixa tolerância a conteúdo sensual. Sites rápidos.

WordPress em server privado –  É tudo seu, altere o que quiser e como quiser, faça o post sobre o que quiser sem se preocupar, possibilidades infinitas. Problema? Servidores baratinhos são lentos, então seu site vai virar uma carroça se passar de 3 mil visitas ao dia. E não vai ser muito rápido antes disso também, você tem a menor prioridade do site. Se quiser um desempenho no nível do seu servidor gratuito no privado tem que comprar um plano VPS (mais caro, os mais simples começam em 50 reais ao mês pra cima), aonde te garantem mais processador e memória, sem ter que dividir com ninguém (pago um VPS de 200 reais por mês pro Intoxi por exemplo, fora outros custos de backup, e daqui a pouco vou ter que aumentar de novo).

Concluindo, não existe o site para blogs perfeito, cada um tem seus prós e contras, quem disser que um deles é perfeito e o outro não presta é leigo e não testou nenhum a fundo. No mais o que posso dizer é:

COMPRE UM DOMÍNIO! Custa apenas 30 reais ao ano, é ridículo, seu site fica com um nome mais fácil de lembrar, o endereço passa a ser seu, não mais do servidor grátis. E quando quiser mudar para algum lugar vai conseguir sem perder tráfego! Como assim?

Você não pode redirecionar titulodosite.blogspot.com para titulodosite.wordpress.com, mas se estiver usando um titulodosite.com no WordPress ou Blogger gratuitos, você vai tirar o títulodosite.com deles e colocar no seu novo site seja lá aonde for, e ai todo mundo que acessava anterioremente vai continuar conseguindo entrar em seu novo site como se nada tivesse acontecido. Se não tiver um domínio, já era, vai ter que colocar um aviso no seu site anterior e começar do zero.

Então COMPRE UM MALDITO DOMÍNIO! 30 reais ao ano não vai te matar de fome! Recomendo o site Godaddy pra isso, é um dos maiores e mais confiáveis, o primeiro ano sai a menos de 10 reais (sobe um pouco se quiser manter seus dados sigilosos no entanto).

Mas Marco, estamos na era do Youtube, ainda vale a pena fazer um Blog? É o assunto do próximo post desse quadro!

 

46 Resultados

  1. Hv Ceaser disse:

    Sou mais construir meus próprios sites e ficar com todo o lucro podendo mexer e colocar o que quiser no meu blog hehe
    Mas pra quem não manja de programação, o melhor é pagar para te fazerem um site. Mto melhor que esses serviços “sugadores”

  2. kevin disse:

    Interessante abordar esse tema, tenho usado o wordpress em um Cloud da Digital Ocean, e num troco por nada… Realmente o blogger tem muitos temas bonitos, mas depender de terceiros é horrível e perigoso… Ultimamente tenho feito tudo por conta própria, até serviços de email marketing estou instalando no meu servidor do que ficar pagando absurdos para ter uma lista limitada…

    • Marco disse:

      Digital Ocean é o melhor custo beneficio do mercado para sites grandes. Mas a manutenção, otimização e proteção é inteiramente por sua conta, o mesmo se tiver qualquer problema, se vira! Vai chegar a um ponto que o Dreamhost vai querer me cobrar tanto que vai valer a pena mudar, mas até lá prefiro ele lhe dando com as otimizações de servidor e proteção, e eu só me preocupando com o blog especificamente.

      • kevin disse:

        Não é tão complicado assim, na realidade eu acho mais fácil que usar coisas como Cpanel… Eu fiz o seguinte, criei o droplet e vinculei com um serviço chamado serverpilot, ele instala tudo automaticamente em segundos, incluindo o wordpress… Não precisei mexer em uma linha de código, e você conecta com SFTP, cria banco de dados e etc. A única coisa que ele não tem é servidor de e-mail, ai você deve instalar manualmente, mas tenho usado conexão SMTP com Gmail no wordpress, e uso e-mail da minha host compartilhada pra fazer marketing… Sobre problemas, nunca tive um problema, existe backup e tb vc cria imagem e pode recuperar quando quiser do jeito que tava…

        • Marco disse:

          Isso é simples, mas as otimizações que tenho no Dreamhost seriam um porre de instalar e manter. Pra começar preciso de 2 servidores VPS, um para o Banco de Dados MySQL e outro para os arquivos Front End, de forma a reduzir a sobrecarga no processamento. Depois teria que ficar fazendo o teste para o SSL do Lets Encript manualmente, proteções avançadas a nível de servidor, vanish server direto no servidor (o do plugin do WP é ruim), dentro outras coisas que pesquisei quando estava escolhendo. No fim teria ainda as atualizações mensais de tudo isso.

          • kevin disse:

            Realmente parece bem complexo fazer isso… Nunca pensei q precisaria de 2 serve separado pra DB e PHP… Vc comentou que é analista de sistema, então provavelmente sabe o que é melhor… Mas esse tema que usa parece ser tão leve e já é optimizado, pensei q um plugin de cache já eliminava quase 80% do uso de PHP por conexão. Mas em compensação, num sei que sistema de gerenciamento usa, mas se for algo como Cpanel se brincar ele pesa o serve mais que o site kkkkk… Não ter essas coisas instalada fez uma diferença danada ao menos aqui. O da Dream é SSD? Isso tb faz uma baita diferença.

          • Marco disse:

            Não uso Cpanel no VPS, faço tudo por código usando um SSH client. Sim, 50Gb de SSD no meu plano.

          • kevin disse:

            Uai então n entendi porque achas complicado kkkkkk… Então pra tu é tudo de boa… Apenas por causa de suporte?

          • Marco disse:

            As atualizações diárias são um porre. Se o Apache der pau vai ter que reinstalar tudo do zero no servidor. Os updates e checagens constantes são um saco também. Não tenho que me preocupar com nada disso no VPS do Dreamhost. E se rolar um pau eles resolvem pra mim em poucos minutos, a assistência é 10.

          • Túlio Henrique disse:

            Dependendo do volume de visitas simultâneas você vai precisar rodar em 4, 6, 8 ou até mais servidores

            No meu site eu utilizo 4 servidores sendo 2 físicos e 2 virtuais, e eu também prefiro configurar tudo na unha uma licença de CPANEL custa os olhos da cara nem vale a pena

            Também utilizo o Cloudflare para cachear e otimizar as imagens eu iria precisar 5x mais banda se não utilizar-se

  3. Miquéias disse:

    O site tem quantas visitas por dia?
    Vc acha que elas são altas ou não?

    Só curiosidade mesmo.

  4. Thiago Fausto disse:

    Exencelente blog Marco, tirou muitas das minhas dúvidas, tenho uma noção de programação, mas já deu para perceber que da trabalho, eu visito as duas plataformas, Blogs e WordPress, porém, não tinha conhecimento de 50% dá diferença ate ler o blog. Ótimo conteúdo, foi bom para os interessados assim como eu.

  5. Danhy disse:

    Um post interessante para quem está começando um blog, ou mesmo para quem apenas tem esta curiosidade. Não tenho interesse em criar e manter um blog, mas é bem util, tinha minhas duvidas sobre, com este post, e esta possível serie mesmo vai sanar elas(este mesmo já o fez)

    Uma pergunta: Sobre o sistema de comentários, prefere o disqus ou não tem preferencia por nenhum? No blogger gratuito é possível colocar ele, já no wordpress apenas no pago.

    • Marco disse:

      Disqs tá na moda. É o youtube dos comentários, comparativamente. As pessoas acham mais fácil de usar do que as outras plataformas.

      A principal vantagem no entanto nem é essa, mas como ele deixa mais leve o carregamento do servidor de um wordpress privado. O banco de dados ter que ficar editando e atualizando 500 comentários em posts é algo que pesa muito. Com o disqs a plataforma se vira com isso sozinha, seu site só se preocupa em fazer a conexão com eles. Então sim, é algo que todo blog devia correr atrás.

      • Danhy disse:

        Entendo, agradeço o esclarecimento.
        Vejo diversos blogs que usam o mesmo sistema de comentário, o disqus, então queria saber a vantagem dele para as outras formas. Pena no wordpress gratuito não ser possivel coloca-lo, como tu comentou, tem limitações.

  6. Interessante, nunca tive vontade de criar um blog mas foi bem útil esse post. É, sabia que dava trabalho manter um blog e ficou mais claro a dificuldade depois desse post. Mas também não é impossível se a pessoa tiver vontade ou entender um pouco de programação.

    Uma pergunta: Marco, o IA não tem um domínio próprio, você não faz que quiser nele? Então porque diz dar problema linkar ou colocar conteúdos +18. É algo com a monetização que faz dar problema colocar conteúdo +18?

  7. DArkAiron disse:

    Otimo post, mas me deixou a duvida do por quê vc n abre vagas pra redatores

    • Doug disse:

      Pelo que vi de umas tretas recentemente, provavelmente é:
      Geral ia desobedecer as regras impostas por ele sobre como fazer as reviews, mesmo as regras sendo as mais básicas possíveis , como, por exemplo, escrever para que todos do site consigam entender. O problema é que há o risco de redatores parnasianos pensarem que aqui é um blog de poesias, ou alguém que pensa que estamos no facebook para escrever internetês, escrever de uma forma que dê um bug no cérebro da maior parte dos leitores, e favoreçam uma minoria.

      Claro, isso é o que eu acho ,minha palavra não é lei. Quem poderia te responder melhor seria o Marco, mas acho que ele não vai responder isso, pra evitar polêmica.

  8. Sora disse:

    Post bacana e informativo para quem tá afim de começar um blog.

  9. Rodrigo Uthman da Silva disse:

    adorei o post

  10. Kaiser disse:

    Sério que ta pagando 200,00 em um VPS ? Tá louco ‘-‘ , Marco por 160,00 da pra conseguir datacenter de 32 Gb com 2T de HD + 3T de proteção ddos, olha o site da soyoustart (é da empresa ovh). fica a dica 😉

    • Marco disse:

      60 dólares na verdade, só converti -> https://www.dreamhost.com/hosting/vps/

      Hum, isso ai parece bom demais pelo preço. Nem a Digital Ocean que é considerada uma das mais em conta oferece tanto. Vou verificar pra ver os contras.

      • Kaiser disse:

        eu utilizo a soyoustarted desde março do ano passado e não tive nenhum problema com ela, tem painel pra dar rebot caso precisar tmbm e varios sistemas operacionais.
        o soyoustart nada mais é que parte da ovh, assim como a kimisufi, porem enquanto ovh usa processadores novos a soyou usa os de 2012 – 2013.
        mas de uma olhada.

  11. Dalla Corte disse:

    Vou te falar o inferno que é editar html do blogger sem ter grandes conhecimentos no assunto.

  12. Gabriel Nascimento disse:

    Um dos problemas do WordPress gratuito é não ter como colocar o Disqus, o que não facilita muito o feedback.

    Agora sobre os segredos de não perder a animação para continuar com um blog, um dos para quem está começando, é não perder o gás e não desanimar, não ser preguiçoso e se divertir escrevendo cliché essa de se divertir escrevendo

  13. Guski disse:

    Não pretendo fazer nada do gênero, mas nice post. Gj Marco.

  14. Leonardo Falcoski disse:

    Tô me sentindo rebelde por ter feito um site de doujunshi no WordPress kkk

  15. Interesse, bom saber, sempre tive curiosidade disso. Futuramente eu ja pensava em criar um blog então isso foi interessante.
    Informação:
    Marco a continuação que a Doga kobo disse que irar fazer é uma sequela de Touken Ranbu: Hanamaru…..

  16. Leonardo Nascimento disse:

    Gostava do formato antigo

  17. Fã da Horo disse:

    como sou burro em qualquer área da informatica, não entendi nada.

  18. Alisson Queiroz disse:

    Muito interessante esse post, não tenho um site e não pretendo ter um mas gosto de saber sobre esses assuntos.

  19. Doug disse:

    Muito bom post. Eu não tenho interesse em criar um blog, mas as informações foram úteis. Pensei que blogger e wordpress só mudava a extensão mesmo ashaushasuashaus.

  20. Andreus Vinicius disse:

    Marco faz um vídeo contando toda a história do Blog junto com o YouTube por favor.
    Sou da área então não me acrescentou muito conhecimento, mas é sempre bom ver esse tipo de material principalmente de quem teve sucesso.

  21. Asta disse:

    Gostei do post,apesar de n entender muito dessa área

  22. Yuuji Key disse:

    Gostei do post, embora eu não tenha nenhuma disposição pra fazer um blog(nem coragem e nem sabedoria diga se de passagem).

  23. Bosque Perdido disse:

    Muito bom post, bem relevante essas informações. O.O

Deixe um comentário