Blogger ou WordPress? Qual o Melhor? Prós e Contras que Experimentei | Dicas para Blogs #01

Usar o WordPress ou o Blogger? Qual o melhor? Para um blog de Animes faz diferença? A dúvida número 1 de quem vai fazer um blog.

Estão a não sei quanto tempo me mandando emails para eu dar dicas de como fazer um blog. O que venho enrolando para fazer porque:

  1. Só interessa a um grupo muito pequeno de pessoas. Views é bom e eu gosto, qualquer um que diz que não se importa nem um pouco com elas está mentindo. Claro que isso não quer dizer que eu vá deixar de fazer posts que deem menos views. Mas sim, projetos absurdamente fracassados são deixados de lado. Alguns você se esforça para vingar. Demorou 2 anos para as pessoas começarem a se interessar por posts de Ranking de Vendas. Até lá davam views muito baixas em comparação ao resto por exemplo! Mas os fracassos totais que você sabe que quase ninguém vai clicar antes mesmo de soltar são desanimantes. Muitos desistem de bloggar depois de 1 ano sem quase ninguém acessando seu blog inclusive.
  2. Não existe uma formula mágica para eu passar, honestamente. Embora o bom senso ajude (muitas pessoas não tem, acredite!).
  3. Preguiça. O que eu teria para dar como dica? Só segui a lógica da tentativa e erro. Meu diferencial talvez seja que eu sabia aonde errava e corrigia, em vez de insistir no erro. “Me adapto e evoluo” seria a frase roubada de algum lugar que não lembro que me define. O próprio Youtube é um exemplo, peguem um vídeo meu do primeiro mês e os atuais 1 ano depois para ver a diferença. Também sou amante da abordagem “exército de um homem só” no modo que faço as coisas, e dai nunca ter aberto vagas para redatores formalmente em 4 anos de Blog. Mas ai é assunto para outro post.

Dito tudo isso, vamos ao que interessa.

Blogger ou WordPress? Qual o Melhor para um Blog de Animes?

Termos usados:

Blogger.com – Do google. É confiável e gratuito. Sites nele ficam com endereço blogspot.com no nome, a não ser que comprem um domínio privado. O site e os dados dele pertencem a google, ela pode fazer o quiser com ele, de bloquear a deletar.

WordPress.com Gratuito – Servidor que hospeda sites de graça usando a plataforma Open-source WordPress. Sites nele ficam com endereço wordpress.com no nome, a não ser que comprem um domínio privado. O site e dos dados dele pertencem ao site wordpress.com, ele tem o direito de fazer o que quiser com seu site por contrato, seja bloquear ou deletar sem aviso.

WordPress em server privado – Você paga um servidor (Bluehost, Dreamhost, Hostgator, etc) para te fornecer espaço e instala WordPress nele (tem um botão pra isso em todo server hoje em dia, é bem fácil). Não existe endereço gratuito, vai ter que comprar um domínio privado para seu site nesse caso (.com, .com.br, .net, etc). Nesse caso todos os dados são seus, ninguém pode deletar ou bloquear seu site (bem, talvez hackers, mas não é comum).

Casos:

Caso 1 – Vai usar as plataformas gratuitas do WordPress ou Blogger (e o Wixx marco. BUGWIX você quer dizer? Fique longe!)

O Blogger é mais aberto a alterações de código, então para programadores que gostam de futricar é melhor. Tem templates lindíssimos dele por ai hoje em dia, pesquise um bacana antes de começar seu blog, mudar depois faz a maior bagunça nos posts. O Blogger também faz sopa de código com seu texto, se souber linguagem HTML e CSS vai conseguir consertar qualquer problema gerado por isso, caso contrário…..chore XD.

O WordPress é mais simples de mudar o básico, mas se quiser mudar algo mais elabora desista, ele não vai te deixar nem mexer no CSS inteiro. Os templates que você pode usar são extremamente limitados na versão grátis, você não tem acesso ao banco de dados, e não vai poder usar nem 10% dos pluguins disponíveis para WordPress, que é a principal vantagem dele. Por que isso? Porque eles consomem mais memória e aumentam a carga do site no servidor, o que servidores gratuitos não querem.

Para leigos totais em programação o WordPress é um pouco mais vantajoso. Já para quem sabe HTML e CSS o Blogger te dá mais opções de customização.

Mas se vai postar conteúdo pirata para download é Blogger! O WordPress vai deletar seu site sem dó nem piedade se tentar isso nele. Não que o Blogger não vá fazer isso, mas ele é mais tolerante.

Caso 2 – Não quero ficar a merce das regras dos servidores gratuitos. Vou pagar por um baratinho (10 a 15 reais por mês):

WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS! WORDPRESS!

Não tem comparação, toneladas de pluguins, templates, guias completíssimos para todo lado de qualquer coisa que queira mudar, um código mais limpo e organizado, mais possibilidades em tudo que imaginar. Em um servidor privado Blogger não deveria nem ser considerado uma opção.

Caso 3 – Vou começar com um site gratuito, mas tenho pretensão de ter um server pago um dia. (Meu caso. Eu não tinha, mas a pretensão surgiu.)

WORDPRESS! Sabe o pé no saco que é mudar do Blogger para um WordPress sem perder tráfego? Tem que editar código, refazer parte do banco de dados com substituir do bloco de notas, redirecionar endereços com redirect 301 (alguns ainda vão dar erro mesmo assim, e vão ter que ser personalizados individualmente no arquivo do servidor).

Falando nisso, se você não tiver um domínio pago “nomedosite.com.br ou nomedosite.com” nem mudar vai conseguir, seu site precisa de um domínio privado a pelo menos 4 meses para conseguir fazer a treta da mudança sem perder trafego dos buscadores.

Quase todos os leigos desistem de fazer a mudança por isso, ou pagam algum profissional especializado para fazer (ou perdem todo tráfego mesmo). Não é nada de outro mundo, mas para um leigo completo em programação é um inferno com toneladas de guias diferentes que ele não vai entender, e mesmo que entenda falta sempre alguma informação, tem que ler uns 10 para ter a visão de tudo que pode dar errado.

Em suma, WORDPRESS se tem pretensão de expandir o site. Mudar dele para WordPress instalado em um servidor pago é moleza se já tiver um domínio (.com, .com.br, etc) a algum tempo.  Agora Blogger para WordPress? É um inferno, e mesmo que consiga os posts ainda vão ficar com espaçamento meio bugado, e vai ter problema com os autores não sendo passados, só o admin. Experiencia própria.

Caso 4 – Vai ter imagens ecchi no site ou quero fazer posts +18 as vezes.

BLOGGER ou WordPress em servidor privado.

O Blogger gratuito tolera conteúdo ecchi e +18 leve. O máximo que pode ocorrer é ele bloquear seu site para menores de idade se receber muitas reclamações.

O wordpress gratuito não te pergunta nada, ele deleta o seu site se encontrar algo muito pesado nele. Com sorte consegue uma cópia do Banco de dados, mas só. Então, fique longe do WordPress gratuito se estiver no caso 4. O mesmo para downloads ou streaming ilegal de vídeos linkados dentro do site.

Caso 5 – Tenho pretensão de monetizar o site

Blogger gratuito ou WordPress em server privado.

O WordPress gratuito é mais fácil de colocar propagandas, um botão e elas são ativadas. O problema? Parte da receita gerada vai para o site WordPress.com. No Blogger é tudo seu.

Você não vai ganhar praticamente nada com menos de 5 mil visitas ao dia, então se não tem a pretensão de ir acima disso, não precisa se preocupar. Se tem, é hora de começar a pensar em mudanças. Quanto maior seu site mais a mudança se torna um pé no saco de fazer.

Caso 6 – Quero criar uma comunidade grande nos comentários

Blogger gratuito ou WordPress em server privado.

O WordPress gratuito não dá suporte a disqus, que é a principal ferramenta de comentários usada pela maioria dos sites. Então se comentários é algo que valoriza, só blogger ou um server privado com WordPress.

Em suma:

Blogger – Menos restrito a conteúdos mais pesados, mais liberdade no código, mais tolerância a conteúdo sensual. Sites rápidos.

WordPress gratuito – Mais fácil de mexer, mas bem limitado nas customizações e com baixa tolerância a conteúdo sensual. Sites rápidos.

WordPress em server privado –  É tudo seu, altere o que quiser e como quiser, faça o post sobre o que quiser sem se preocupar, possibilidades infinitas. Problema? Servidores baratinhos são lentos, então seu site vai virar uma carroça se passar de 3 mil visitas ao dia. E não vai ser muito rápido antes disso também, você tem a menor prioridade do site. Se quiser um desempenho no nível do seu servidor gratuito no privado tem que comprar um plano VPS (mais caro, os mais simples começam em 50 reais ao mês pra cima), aonde te garantem mais processador e memória, sem ter que dividir com ninguém (pago um VPS de 200 reais por mês pro Intoxi por exemplo, fora outros custos de backup, e daqui a pouco vou ter que aumentar de novo).

Concluindo, não existe o site para blogs perfeito, cada um tem seus prós e contras, quem disser que um deles é perfeito e o outro não presta é leigo e não testou nenhum a fundo. No mais o que posso dizer é:

COMPRE UM DOMÍNIO! Custa apenas 30 reais ao ano, é ridículo, seu site fica com um nome mais fácil de lembrar, o endereço passa a ser seu, não mais do servidor grátis. E quando quiser mudar para algum lugar vai conseguir sem perder tráfego! Como assim?

Você não pode redirecionar titulodosite.blogspot.com para titulodosite.wordpress.com, mas se estiver usando um titulodosite.com no WordPress ou Blogger gratuitos, você vai tirar o títulodosite.com deles e colocar no seu novo site seja lá aonde for, e ai todo mundo que acessava anterioremente vai continuar conseguindo entrar em seu novo site como se nada tivesse acontecido. Se não tiver um domínio, já era, vai ter que colocar um aviso no seu site anterior e começar do zero.

Então COMPRE UM MALDITO DOMÍNIO! 30 reais ao ano não vai te matar de fome! Recomendo o site Godaddy pra isso, é um dos maiores e mais confiáveis, o primeiro ano sai a menos de 10 reais (sobe um pouco se quiser manter seus dados sigilosos no entanto).

Mas Marco, estamos na era do Youtube, ainda vale a pena fazer um Blog? É o assunto do próximo post desse quadro!