Ainda vale a pena fazer Blogs na Era do Youtube? | Dicas para Blogs #02

Youtube está na moda, as pessoas cada vez mais preferem ver um vídeo a ler um texto. Ainda vale a pena fazer um blog?

No post anterior tratei das plataformas WordPress x Blogger (que quase ninguém vai ler, mas ao menos vou poder linkar sempre que me perguntarem sobre).

O assunto está ficando redundante com o Youtube dominando a criação de conteúdo hoje em dia, admito. A pergunta passa não mais a que plataforma usar no blog, e sim se vale mesmo a pena fazer um blog.

Eu tenho os dois, e ambos vão bem em suas áreas, então acho que posso opinar:

  1. Você gosta de escrever? Blog, obviamente! Fazer um vídeo é uma experiencia bem diferente. Você tem que saber o que quer fazer. E blogs ainda tem atenção, mesmo que menor comparado ao passado.
  2. Quero views Marco! Então Youtube. O começo é ruim e solitário, não importa a plataforma – tirando casos aonde tenha um ‘padrinho/parceiro’ gigante compartilhando tudo que é vídeo ou post seu. Geralmente sites que saem de desconhecidos a super populares em 1 mês são desses, tem alguém por trás, as vezes a própria pessoa usando um outro site ou canal maior dela para promover o menor que recém criou. De qualquer forma, as as chances de vingar e a probabilidade de ter 10x mais views no Youtube é maior. Um canal pequeno no Youtube rende muito mais views que um blog pequeno.
  3. Quer falar sobre notícias ou postar muita coisa ao dia? Então é blog! Vídeos sucessivos no youtube causam flood e baixo interesse (com raras exceções), por isso notícias lá são geralmente compilados do dia. Blogs ainda são muito melhores para muito conteúdo diário (não que eu indique ficar fazendo copy/paste de notícias, não dá personalidade nenhuma ao blog, fica parecendo só um bot automatizado).
  4. Quero fazer conteúdo diário ou semanal. Youtube! Sem dúvidas, dificilmente um blog vai vingar com 1 post por semana, mas no Youtube as vezes funciona.

Você obviamente pode fazer ambos, mas se prepare para ter muito trabalho, e o dobro de dores de cabeça. Como o Youtube cresce muito mais rápido que o site a maioria desiste do mesmo por achar que o tempo x retorno não compensa. Ao menos é o que venho observando de quem tenta começar com um canal e depois abrir um site. Ambos se ajudam? Sim, mas observando as estatísticas o que um colabora com o outro é pouco significativo.

Usei a mesma mentalidade no Youtube e Blog, mesmo que adaptadas a mídias diferentes. No Blog cheguei a uma média de 50 a 70 mil views por dia no Google Analytics em 4 Anos (não olhem os dados do blogger e wordpress, eles estão inchados em 20 a 30% por bots, sempre use o google analytics para dados corretos, vai te deixar depressivo por ver números menores, mas ao menos vai ter a realidade dos acessos). No Canal do Youtube 80 a 110 mil views por dia em 1 ano e 3 meses. Não tem comparação com o tempo investido vs retorno!

Mas Marco, não tenho câmera! Eu comecei com um Smartphone que hoje em dia é considerado meia boca (Moto X primeira geração). As pessoas não são muito exigentes no Youtube. É sempre bom melhorar, mas se gostarem do seu conteúdo, pode se filmar com um smartphone de 400 reais que ainda vai dar certo. Mas claro, vai ter que aprender a editar. Não que seja difícil, minha edições eram péssimas no início, e mesmo hoje em dia são bem simples. A não ser que queira edições elaboradas, é algo fácil de fazer, mesmo que consuma mais tempo que fazer um post.

Em suma, blogs não morreram, mas sim, ficaram para trás em interesse. Se fizer algo que as pessoas considerem legal vai dar certo em qualquer mídia, mesmo que uma leve vantagem. Cabe a você escolher a abordagem que mais lhe agrada: escrever ou falar.

PS: Esse tipo de coisa é algo que dificilmente colocaria ano Canal no Youtube, e mesmo aqui não vai gerar grande interesse. Mas gastei o que? 30 a 45 minutos em cada um desses 2 últimos posts. Gravar um vídeo e editar com o mesmo conteúdo demoraria umas 5x mais. Então está ai mais um diferencial: se tem prazer em escrever, e o faz rápido, um blog pode ser útil em momentos que só quer comentar sobre algo rapidamente.