Sangatsu no Lion #16 – Impressões Semanais

Sangatsu no Lion é a balada de um homem só, a fábula de um jovem que tenta enfrentar as intempéries proporcionadas a si através de obstáculos passados que ainda interferem no presente.

Dito isso, me sinto “enganado”. Quisera eu que houvesse um eufemismo para não deixar este termo passar a intenção de que não mais aprecio a obra e que sinto o desejo de largá-la. Longe disso, mas o que me fora mostrado na primeira metade de sua narrativa parece como um período distante, inalcançável e nostálgico.

E é irônico que essa sensação ocorra justamente quando o nosso protagonista, o objeto de estudo do anime, esta em franca evolução, como reconhecer sua arrogância, fugir das trevas da solidão e aceitar humildemente o corporativismo do Shogi para melhorar suas habilidades naquele que se tornou seu instrumento de vida, tanto monetário quanto psicológico. A pilastra da construção interna do rapaz. Até então, estava torta, abalada, sucumbindo, e por iniciativa sua, nos fatores descritos acima, finalmente inicia-se a recuperação e fortalecimento da estrutura.

Mas, este caminho tem sido menos agradável do que o esperado. Sangatsu tornou-se, espero que temporariamente, em uma animação sobre o Shogi, como se o jogo fosse não um mecanismo para contar a história de Rei, e sim Rei servisse para contar a história de jogadores de Shogi. Até certo ponto, é interessante, enigmático e compenetrante, mas este ponto já passou.

Falta uma sintonia e melhor equilíbrio entre os núcleos. É entendível o porquê do foco estar onde está, mas não em plenitude. Pequenos segundos na residência Kawamoto são insuficientes. A conclusão de Rei de que elas nunca confiaram algo a ele, facultada pelas palavras de seu professor, em tese, servirá para oferecer novas camadas e ampliar a relação dos personagens. Não apenas entre Rei e as meninas, mas sim entre velhos conhecidos, e aí o passo inicial na oficina do cadavérico Shimada.

Fico feliz por Rei, mas poderia (e queria) estar mais.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

Qual sua nota, leitor(a)?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.