Impressões: Akame ga Kill #04 – Mate os usuários de armas imperiais

Dark and edgy
E temos a primeira luta mais séria do anime.

Quebrando a estrutura dos episódios anteriores esse não desenvolve ninguém da Night Raid. Ao invés disso tense-se finalmente uma explicação mais detalhada sobre as armas imperiais (“farda imperial” é um cacete! queime no inferno tradutor do Crunchyroll!) e uma luta mais desafiadora para os personagens. A comédia, enquanto presente no inicio, desaparece completamente na luta, permitindo assim a primeira luta com sentimento de tensão, que faltava nas anteriores – mesmo que ainda leve pelo excesso de confiança da Akame na luta.

Akame ga Kill é mais dark e violento mas ainda está dentro do ramo shounen. E enquanto o autor faz algumas sátiras com o gênero, ao mesmo tempo que tenta algumas coisas diferenciadas, ele ainda bebe muito da fonte. O que quase todo shounen tem? Poderes, Ki, cosmo, chakra, e por ai vai. Em Akame isso é simplificado com super armas que dão um upgrade em pessoas normais para tentar promover lutas mais “cools” e acrescentam a possibilidade de reviravoltas no meio da luta; através de habilidades secretas das armas e etc, reveladas em momentos propícios. Em geral estamos trocando habilidades baseadas em Ki e Chakra por habilidades pre-embutidas em armas.

Falando nisso, um ponto que eu achava estranho no início mas me acostumei depois é isso dos personagens pularem a alturas absurdas, darem golpes que fazem as pessoas voarem para traz, quebrar o chão quando dão impulsos para frente, etc.
Além de obvio que é deixar a luta mais “cool”, tudo faz parte das regras do mundo de fantasia de Akame. Nesse mundo com muito treino as pessoas podem fazer coisas humanamente impossíveis em termos “atléticos” – uma inimiga absurdamente apelativa que vai aparecer mais pra frente que o diga (Esdeath-sama o/). Não que isso não seja comum em todo shounen, mas foi um ponto que me chamou atenção.

Essa regra de “quando dois usuários de armas imperiais se enfrentam, só um sai com vida” foi o que me fez virar fã de carteirinha do mangá. Isso não parece tão interessante no inicio, mas ao longo da obra se torna o seu maior atrativo. Em Akame a ideia shounen de “derrotar o inimigo” é quase que completamente banida. Toda luta assim que se inicia é até a morte. Quando a hora chegar eu vou comentar mais sobre o assunto.

Tatsumi fez um bom trabalho e a luta serve para mostrar que apesar dele ser um guerreiro acima da média, como mostrado nos episódios anteriores, ele não é forte o bastante para lidar com inimigos muito fortes. Meio que se estabelece um patamar de força para ele nesse episódio, e se ele quiser enfrentar inimigos mais fortes e possuidores de armas imperiais ele vai ter que evoluir. Eu gostei que ele mostra um pouco de cérebro ao tentar ganhar tempo para a Akame chegar, ao invés de apenas sair atacando de forma nervosa logo no início. Ele não tira poderes de lugar nenhum também e se não fosse a Akame chegar ele tinha morrido. Ponto pro autor.

Enquanto a luta do Tatsumi é bem fraquinha em termos de animação na da Akame já temos alguns cortes mais elaborados e fluidos misturados a alguns medianos. Funciona satisfatoriamente ao que é exigido e é a melhor luta do anime até agora. Não foi top, mas ficou boa.

O inimigo era o típico vilão shounen, mais trabalhado que os vilões anteriores apresentando um background mínimo e problemas psicológicos (escutar vozes), mas ainda assim um vilão típico. O hobby dele de “bater babo/gostar de falar” soa como uma sátira/piada interna aos shounens, aonde a luta para toda hora para os personagens baterem papo (acho que quase toda obra de luta tem isso, Fate/Zero tinha um monte de bate-papo no meio das lutas, ficava uma fera com a trocação de seda da Saber e do Lancer no meio dos embates). Se isso vai se manter em toda luta ou não teremos que esperar pra ver.

Esse foi um bom episódio. Ficou acima do que eu esperava depois dos 3 primeiros e abaixo do que eu gostaria, mas acho que não posso ter tudo que quero. Teve a explicação das armas e o resto do episodio foi todo uma luta mais séria (sem piadinhas no meio pra quebrar o clima dessa vez). No próximo devemos voltar a apresentação de alguns personagens, mas uma outra luta grande não deve demorar a aparecer (episódio 6 provavelmente). 

Avaliação: ★    ★ 
Extras

Acho que mesmo não falando ficou meio obvio que as duas são irmãs né?

Pensei em reclamar desse cara contando todos os poderes da arma dele mas parecia mais excesso de confiança na vitória do que um erro cometido sem querer, então resolvi deixar pra lá.

As outras armas imperiais são ok, mas quem diabos teve a ideia de criar uma tesoura gigante como arma?

Esse treino é original do anime…….tão tentando atrair as fujoshi? Fora isso eles trocaram a ordem da explicação sobre as armas imperiais. Quem explicava sobre elas era a Akame quando o Tatsumi estava na cidade com ela caçando o serial killer. Nada a reclamar sobre isso, foi uma boa troca.

No mangá ela fala “Aquele que eu mais amo é quem mais eu desejo matar”, no anime ficou “Por ser quem eu mais amo eu tentei mata-la o mais rápido possível”. A implicação é que ela não queria que a irmã morre-se rápido, sem sentir dor, mas ainda assim a queria morta. Eu acho a versão do mangá menos confusa.

Extra 2 – Detalhes Técnicos

Resolvi deixar isso como extra porque sei que poucos se interessam por essa parte mais técnica e detalhada da produção.

As lutas de Akame continuam muito dependentes do mangá. Peguem esse capítulo do mangá (aqui) e acompanhem quadro a quadro junto ao anime. Vão notar que o storyboard (espécie de rascunho feito em quadros tipo mangá, que guia como a cena deve ser animada, quando tempo cada cena vai ter e os ângulos que vão ser usados) segue o mangá a risca, inclusive nas cenas de ação. Os quadros do anime e do mangá são idênticos, copy/paste mesmo. Na luta da Akame contra o assassino isso melhora e os movimentos ficam mais trabalhados, mas em parte isso é mérito do mangá também, já que a luta da Akame é mais detalhada comparada a do Tatsumi no mangá. Em resumo, as lutas de Akame serem legais ou não é quase que totalmente dependente do material original. Eles não parecem ter ninguém especializado no assunto na staff, então quando o autor não ajuda e dá uma base de movimentação mais detalhada no mangá a luta fica mais fraquinha, já que a staff não parece ser capaz de criar novas coreografias para luta.

Esses foram os cortes com movimentos mais elaborados da luta e fluidos (são um pouco maiores que isso ai na verdade, como é no máximo 2mb por gif só pegou uma parte deles). Eles tem alguns movimentos originais mas ainda assim são baseados em quadros existentes do mangá, só sendo acrescentado alguns movimentos extras.

Alguém pode estar se perguntando, mas se essa luta de Akame não é top, o que seria uma luta top em termos de animação? Olhem o exemplo abaixo:

Reparem nos detalhes, velocidade, coreografia, fluides da movimentação e, principalmente, nos ângulos e closes utilizados (tem uma variedade enorme deles). Não existe a preocupação em manter o foco em ângulos e closes mais fáceis de animar.
Em Akame sempre que a fluides aumenta tenta-se manter um close próximo focando quase sempre na movimentação de apenas um dos personagens (facilitando assim o trabalho do animador). Cortes mais elaborados, que normalmente são os com uma distancia próxima o bastante para manter um design detalhado dos personagens e longe o bastante para que você possa ver a movimentação de ambos com perfeição não são vistos (tem vários no vídeo acima), já que exigem animadores e storyboarders mais experientes em coreografia de luta.
Como eu disse essa luta de Akame foi ok, só estou exemplificando o que acho que está faltando ou o que poderia ser mais bem feito no anime.

Apartir de agora devo evitar comentar muito da animação de Akame. Duvido que ela vá melhorar ou piorar muito comparado ao que foi visto até agora. Se eu ver algo muito acima do normal ou muito abaixo eu comento, mas fora isso não devo entrar mais muito no assunto. Assim como já parei de comentar que acho que essa OST de Akame não tem nada a ver com o anime (parece a OST de um Magi dark & edgy). O senhor Iwasaki tá na minha lista negra.

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais nessa área de animação boa/mediana/ruim eu fiz um post sobre isso a algum tempo (clique aqui). Advirto, no entanto, que quando mais você sabe mais fresco e detalhista você pode acabar ficando. O passo um é saber diferenciar, o dois, e que demora um pouco mais, é ter atenção no que está vendo e ir diferenciando os cortes de animação bons, medianos e ruins sem nem mesmo estar pensando em fazer isso. É um conhecimento útil, mas que pode prejudicar seu entretenimento no futuro. A frase “a ignorância é uma benção” se aplica perfeitamente nesse aspecto. Pra que treinar diferenciar animação se isso só vai te deixar infeliz com quase tudo que está assistindo? (é lamentável mas a maioria dos animes tem uma animação bem fraca).

Noticia ruim

O Naoto Hosoda vai dirigir um anime baseado em uma VN Eroge na próxima temporada, o que significa que ele dificilmente trabalhará em Akame. Isso é ruim porque ele era a última pessoa mais talentosa em termos de animação de ação disponível na White Fox. A Satoshi Mori, uma key animator muito boa que normalmente trabalhava com a WhiteFox foi pega para trabalhar em SAO 2. Atsushi Ikariya, que é um animador de primeira para ação também está ocupado com o Fate Stay Night novo. E por último, o Atsushi Itagaki, que é o único animador bom de fazer sakugas da White Fox deve estar ocupado com Fate Stay Night também, já que ele fez vários sakugas para Fate/Zero e a equipe desse Fate novo é quase a mesma.
Em geral eles resolveram fazer um anime de ação quando todos os melhores animadores da White Fox estão ocupados com projetos externos. É muito azar! Pra se ter noção durante a produção de SoniAni e GoshiUsa, que eram animes mais simples e menos exigentes em termos de animação eles tinham muito mais gente talentosa disponível para usar do que agora.

Obs: Se quem leu o mangá quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de“”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.
Quem só vai ver o anime NÃO PROCURE IMAGENS NA INTERNET OU VAI LEVAR SPOILER PESADO NO MEIO DA CARA.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores

29 Resultados

  1. Jessica Alguma Coisa disse:

    Ost de Akame>>>> Ost de Aldnoah
    O choro: é livre.

  2. Rowlle disse:

    Marco, to assistindo Seirei, e ta me lembrando muito Seikoku no dragonar (o que é horrivel) tu que leu a novel, é esse nível de anime mesmo?
    amanha eu comento sobre Akame.

    • Marco disse:

      Não, Seirei é melhor que Dragonnar, mesmo nessa parte inicial, que é de fato bem meia boca. O anime não ajuda muito, já que não está sendo uma adaptação lá muito boa.
      Vai melhorar com o tempo mas o inicio de Blade Dance é bem fraquinho mesmo. Acho a LN divertida pra passar o tempo. Não é top, mas é um bom entretenimento.

  3. Matheus disse:

    Oh god… Por que eu fui ler o extra 2?! Realmente, o que tu disse faz sentido. :c

    Mas eu acho que está muito bom, pelo menos até agora (eu não entendo muito da parte técnica). OBS: Eu to gostando da ost, não é a melhor que eu já escutei, mas está boa, na minha opinião.

    Marco, o que você acha do novo Fate?

    Abraços.

    • Marco disse:

      Hum, como assim o que acho do novo Fate? seja mais específico.

      • Matheus disse:

        Não sei se tu jogou o jogo, por isso não posso fazer uma pergunta especifica sobre a estória.

        Mas o que você acha sobre a mídia, UBW em anime (que já teve uma adaptação em um filme extremamente épico) e HF em filme (que talvez seja uns 3 ou 4 filmes)?
        Eu acho uma aposta ariscada, porque pelo que dizem, HF é muito melhor que UBW (que já teve a adaptação).

        Desculpe-me não ter sido especifico, apesar de que uma pergunta sobre o formato de mídia não seja muito relevante; o motivo da pergunta foi porque recentemente foi anunciado o formato e a(s) rota(s) escolhida(s) e eu vi algumas pessoas gostando e outras não, então, gostaria de saber sua opinião.
        Eu tenho uma forte impressão que tu já jogou o jogo (não sei por que, enfim…)
        OBS: Eu não conheço HF e já vi alguns spoilers na net T.T…

        Abraços.

        • Marco disse:

          Já joguei a VN sim. Sobre a adaptação eu gostei da escolha.

          A melhor historia é a de HF, não tem o que se discutir quanto a isso. Mas eu não gosto da protagonista de HF, eu gosto da Rin XD. Unlimited Blade Works é a maior rota então justifica os 24 episódios. O filme da Deen cortou uma quantidade absurda de coisas e deixou só as lutas principais, e honestamente, tirando as lutas bem feitinhas eu não tenho nada de bom pra falar do filme. Ele é corrido pra caramba, pula de uma cena pra outra sem explicação, não explica quase nada do que é mostrado e joga uma luta em cima da outra sem te dar tempo de digerir a anterior. É um bom show pirotécnico feito para os fãs da série, mas pra quem não é fã e conhece a historia complicado de ver.

          A única coisa que eu gostaria que acrescentassem nessa nova série é a historia da Saber e que dessem um jeito de misturar o final da rota dela no final da rota UBW. A parte dela como par romântico é descartável, a Rin combina muito mais com o protagonista.

          Sobre HF como filme não tenho do que reclamar. Não é minha rota preferida mas é algo que eu quero ver animado.

          A minha única reclamação é que trocaram a compositora da trilha sonora que fez Fate/Zero por um outro cara que eu acho mais fraquinho =/.

          • Matheus disse:

            Entendo… Eu to jogando. Estou no dia 7 da primeira rota (quero zerar ela e depois as outras duas rotas >.<), apesar de eu não saber muito inglês, mas dá para entender o conceito dos textos xD.

            Percebe-se que o filme de UBW os acontecimentos são muito mais rápidos, eu vi o filme logo depois do anime, fiquei muito surpreso (e gostei muito).
            Na época não conhecia nada sobre a franquia. Depois do filme pesquisei mais sobre…

            A parte romântica da Saber realmente, eu acho também descartável. Eu gosto mais da Sakura :3

            Em relação ao ost, concordo contigo.

            Enfim, é isso… 😀

          • Leonardo Henrique disse:

            Eu tbm queria ver HF animado mas nao como filme, tomara q nao seja como o de UBW, Marco, quem é o novo compositor ?
            Nao joguei o jogo entao nao sei oq esperar da rota da Rin alem do q o q já vi no filme, talvez tenha sido pq cortaram mta coisa q nao gostei mto dele.

  4. Cesar disse:

    Aquele café da manhã da Akame “saco sem fundo” também foi
    original do anime (não lembro no manga). Não sei se por conta de ter unido dois
    episódios do manga… mas fiquei com a impressão que o anime correu muito…
    não sei…

    Eu percebi outras diferenças de diálogo, mas tenho a
    impressão que é por conta da legenda. Eu tenho acompanhado o anime pelo punchsub.com
    , alguém tem alguma outra sugestão ? Vlw

    • Leonardo Henrique disse:

      Eu vejo pelo portalkai.com.br, mas advirto q notei uns erros na legenda q quem nao tem uma noçao do japones nao percebe.
      Tbm axei corrido.
      A eternalanimes.org tbm ta fazendo e axo q eles tomam mais cuidado com isso.

    • Marco disse:

      Pode ser uma tradução ruim mas não vi nenhum dos fansubs gringos que acompanho traduzirem diferente do que postei.

  5. Leonardo Henrique disse:

    Bom texto Marco, to ancioso pra as analises futuras.
    Sobre a Farda imperial…..http://4.bp.blogspot.com/-m2slla6Qc4o/Uk2nq4In5GI/AAAAAAAAE0w/BVWz6YNrgj4/s1600/picard-facepalm-o.gif

    Axo q foi o melhor episodio até agr já q eu li o manga e nao me surpreendi com o primeiro, eles tao guardando orçamento e talz pra essas lutas mais importantes pq daqui p frente é só as tops msm o/
    Achei o episodio um pouco corrido, gostei da explicação das teigus.
    E a luta foi boa! Não foi otima mas eu gostei, o q é um alivio, TOMARA q eles possam manter esse nivel ou melhor nas proximas, principalmente com os Jaegers chegando.
    Só teve uma cena q eles ficaram trocando golpes q nao fico mto bem animada mas uma luta perfeita é pedir demais pra uma staff tao limitada.
    Já tinha me esquecido como a Akame é badass, pela primeira vez gostei da Seiyuu dela.
    Sobre a ost, aquela da parte q a Akame ”mata” a Kurome é boa, espero q tenham outras pras lutas q sejam tao boas.
    Deve ser besteira minha mas axei o Tatsumi mais badass no manga http://prntscr.com/47en4w

    Sobre a legenda, isso vem me incomodando desde ”farda”, vi um erro na parte da luta , na legenda tinha : ”Ela é só velocidade e um pouco de força”, quando na verdade ele falou : ”Ela não só tem velocidade como tbm tem força”, em uma ele tá subestimando ela e na outra reconhecendo.
    Tava até pensando em ver pela RAW mas nao manjo tanto do japones.
    E o proximo episodio é o da Shere *–*, eu imagino como o pessoal q nao leu o manga vai fica dps da proxima luta.

    E q azar, todos o bons animadores tao vazando p outros animes, eles deviam saber q Akame merece animadores melhores. De qualquer jeito axo q Akame vai fazer sucesso, e se vier uma segunda temporada acho q vao investir melhor.
    E Marco, terminei de ver Sidonia no Kishi, realmente um dos se nao o melhor da temporada passada, só o CG q nao é mto bom mas a historia é top d+.

    • Marco disse:

      Manter esse nível eu não creio, deve vir muita coisa no nível do ep 2 e 3 ainda. Essa luta era mais ágil e por consequência tiveram que colocar uns animadores melhorzinhos pra ajudar. As únicas lutas que tenho certeza que devem ter uma animação no mesmo nível que essa ou talvez um pouco melhor é a invasão da base da Night Raid e a luta final, já que são os episódios mais importantes que tem em termos de ação.

      Sobre a legenda, eu ando vendo a versão em inglês que sai no Nyatorrents http://www.nyaa.se/?page=search&cats=0_0&filter=0&term=Akame+ga+kill

      A versão 3 da legenda do Animakai também é descente, mas ela demora pra sair. A primeira versão é muito ruim.

      Sim, o design do Tatsumi meio que quebrou um pouco as caras de badass dele, infelizmente. De todos da Night Raid o design que menos gostei foi o dele no anime.

      Sidonia é muito bom, e volta na próxima temporada. EU achei o CG bom, melhor do que qualquer outro que já vi, principalmente nas cenas de ação (os robôs são bem ágeis).

      • Leonardo Henrique disse:

        Vou baixar a versão 3, só vi a 1 msm.
        Sidonia o CG fico bom nas lutas mas tinha vezes q os personagens falavam com emoçao mas nao tinham expressoes.
        E nao gostei do main, msm dps do q o Kunato fez, pareceu q ele nem se importou com o q aconteceu com a Hoshijiro.

        • Cesar disse:

          Sem dúvida, agora que assisti o episódio do portalkai.com.br e ainda na versão 3 fiquei satisfeito com a legenda!! Não que eu entenda de japonês mas lendo o manga percebe-se claramente que a versão do punchsub.com é realmente muito fraquinha! Obrigado pela dica Leonardo Henrique!

          Que incomodou foi o episodio ser tão corrido… o intervalo entre os diálogos, a sensação é que espremeram bastante para caber tudo nestes 24 minutos. Mesmo assim, o episódio foi bom e estou ansioso pelo próximo.

          • Marco disse:

            Pra ser honesto não notei essa pressa toda, mas já vi pelo menos umas 5 pessoas comentando que o começo tava muito rápido, então devia estar mesmo.

          • Leonardo Henrique disse:

            Disse td cara, eu dei uma lida no capitulo pra ver se essa sensação tinha sido alguma mudança q fizeram mas é como o Marco disse, é um copy/paste msm xD.

  6. oga tatsumi disse:

    Melhor episódio até agora, mas esse tradutor tá de sacanagem.
    Próximo ep a segunda melhor garota aparece /o/
    “”SPOILER”” E a maldita que é tão obcecada por justiça que até o Akainu acha louca no ep 6 “”FIM DO SPOILER””

  7. Alejandro Merino Reyna disse:

    Quando sai a análise do Cap 51 de Akame Marco?

  8. kingumaga disse:

    Interessante a história das armas mágicas (querendo fuder de vez o nome hahahhahaha) e primeira luta mais demoradinha a parte que Akame luta é bem legal, um quadro q não postou e aquele quando ela chega pra ajudar o Tatsumi ela coloca a espada pra frente e por causa do angulo parece q a espada é mo gigante, gostei bastante dessa imagem.

    Pessoalmente quando se trata de ação prefiro ver o anime ao manga por achar que os combates e cenas de ação ficam melhores de se entender, exemplo é o Shingeki no Kyojin que eu assisti o anime depois fui ver umas partes do manga e mesmo sabendo como a cena se desenvolvia era muito difícil enter o que tava acontecendo.

    Quando as lutas são com aquele monte de magias malucas ai fica mais complicado, o único manga que vi que conseguiu agradar nesse estilo de luta foi o Negima.

    Pelas analises mais técnicas a adaptação do Akame não está um primor mas pessoalmente o anime está bem longe de me desagradar tá sendo bem divertido assistir ele.

    Sobre essa tesoura, realmente to curioso pra saber como ela luta com aquilo, não tinha nada menos prático pra criarem?

  9. Felipe Gomes disse:

    O Iwasaki fez um bom trabalho no Soul Eater e Kuroshitsuji, mas realmente essa melodia arábica no anime fico medíocre.

  10. Okarin disse:

    Legal a analise do ep xD E la vai eu saber + sobre animaçao, tenho uma ideia bem rasa de como funciona, mas vo ver seu post.
    Msm tomando cuidado, evitando ler o manga, acabei tomando 2 belos Spoilers de Akame, entao ja vai perder um pouco a graça o anime pra mim x,x

  11. Leonardo Henrique disse:

    Essas lutas de Seirei no Moribito são top ein, nao curto mto lanças mas vo dar uma pesquisada sobre o anime.

  12. Depois de um século presa em um lugar chamado Instituto Federal com uma lista de PPM e um Código de Mineração do meu lado (Prospecção e Pesquisa Mineral é lei e conceito para caralho) finalmente eu estou lendo o post do Marco T.T ( chorando de emoção). Eu também achei a luta de Akame legal, mas sinceramente eu espero mais cortes nas lutas daqui para frente ( Por favor não façam mais cópia do mangá T.T), mas acho difícil com a saída do Naoto. Aquele extra 2 foi maldade Marco, deixa o povo ser feliz em sua ignorância 😛 ( brincadeira). Sobre Seirei no Moribito, recomendo para quem goste de animes medievais, a história é legalzinha e a animação foi bem feita, nas poucas lutas que teve as cenas de ação como perceberam no vídeo foram bem animadas ( poderia ser deste nível em Akame T.T). Sobre o extra: Até hoje não entendi a fixação de japoneses por coisas malucas – Tipo tesouras gigantes como armas de combate. Putz velho que merda, a White Fox pegou Akame em um mal momento, porra todo mundo ocupado T.T

Deixe um comentário