Impressões Semanais: Zankyou no Terror 03 & Aldnoah.Zero 04

Episódios mais morninhos essa semana.

Tivemos uma ressaca nos dois episódios dessa semana. Aldnoah saiu de seu primeiro arco e acaba tem que diminuir o ritmo para construir a próxima situação e Zankyou, depois de dois episódios empolgantes, insere o primeiro mais lento até por necessidade de dar uma respirada para essa parte não perder efeito.

Zankyou no Terror Episódio 03: – Search&Destroy –

Ok, eu admito que esse episódio não conseguiu ter muito efeito comigo. Não é como seu eu o considerasse ruim mas definitivamente é mais apático e monótono dos três até agora. Acho que culpa disso não se dá nem pelo ritmo, mas sim a falta de Eleven e Twelve para um foco maior na equipe policial que os caça e que finalmente, parece estar tendo algum avanço. Isso é ótimo para dar um equilíbrio maior e aumenta minha expectativa para que em alguma hora, os dois sejam realmente desafiados (por mais que seja legal eles explodindo os lugares com uma facilidade que realmente dá uma sensação que ambos são gênios e que estão acima das pessoas ditas normais, esse sentimento não pode durar para sempre).

O que realmente causou a minha falta de entusiasmo então é que as autoridades são muito menos interessantes que os dois terroristas. Shibazaki, nosso detetive bem típico (pra não dizer clichê), é um personagem inegavelmente mais “humano” que os garotos, mas o que poderia um ponto para torná-lo um pouco mais carismático acaba fazendo-o mais monótono (talvez isso seja até intencional, não sei). Come on, ficar falando sobre o tempo é sinônimo de papo sem graça, não é mesmo?

Lógico que mesmo esse episódio tenha sido mais “chato” por se focar nos personagens mais desinteressantes (junto com a polícia, Lisa) ainda existem muitos pontos positivos para serem destacados. Por mais que eu não goste da Lisa como personagem, é inegável que o jeito que sua situação está sendo demonstrada é excelente. A sequencia dela na escola junto com a da mãe (essa em menor grau) foram duas das melhores combinações de OST e fotografia do episódio, isso numa cena que é bem simples (um roubo de seus sapatos). A personagem caminhando sozinha nas sombras, vozes e risadas combinados com a cigarra cantando ao fundo… foi uma ótima combinação para mostrar o quão ela está sendo excluída. Me lembrou um pouco a “música”  do jogo OFF que é colocada no “mapa mundi” justamente para que você se sinta desconfortável e saia de lá rápido. A cena com sua mãe a balançando (junto coma câmera) enquanto ela não reage foi outra boa sequencia.

O que mais me chamou atenção, no sentido da trama, foi a motivação de Shibazaki e criação de uma expectativa para que Five (a menina de cabelo branco) finalmente apareça. A relação de Shibazaki com a radiação, sendo que ele provavelmente é um dos afetados pelo desastre em Hiroshima foi uma sacada comum mas que funcionou para despertar meu interesse no personagem, o que não foi feito na primeira parte do episódio. Minhas esperanças com Five é que ela vá ser a antagonista carismática que a história pede e que consiga desestabilizar emocionalmente os protagonistas. Veremos.

*********************

Aldnoah.Zero Episódio 04: – Point of No Return –

Err… eu não tenho muito a dizer sobre esse episódio não.

Ao menos tempo que Aldnoah não fica tedioso, é difícil ficar realmente envolvido com o anime, especificamente com seus personagens, então um episódio com plot mais básico acaba ficando menos atraente.
A primeira metade, mas calma, definiu o próximo objetivo do grupo que é fazer a Princesa contatar Marte e interromper o conflito (o que como já sabemos, provavelmente vai adiantar pouco). Por mais que eu considere a situação interessante, a “atuação” dos personagens não convence muito. Por essas e outras as pessoas andam desgostando do Inaho, afinal, poderiam apenas dar algumas expressões a mais sem mudar nada das falas e atitudes que ele seria automaticamente um protagonista mais atrativo.

Por mais que ele não seja um poço de carisma, Inaho me atrai por aspectos mais práticos, que no caso são suas estrategias e sangue frio esperar e ver a habilidade de seu oponente para se planejar e conseguir vencer a batalha, mesmo numa arma mais modesta que seus inimigos. Claro, imagino que com soldados adultos o resultado não seria diferente, a maioria se ferrou por conta do fator surpresa mais que qualquer outra coisa, mas não deixa de ser um ponto que me agrada.

Esse episódio deu a entender que existem vários tipos de tecnologia Vers, outra vantagem para esse time, mas espero que os soldados sejam um pouco mais espertos que esses dois que aparecerem no começo. É impossível que todos sejam assim afobados desse jeito.

A revisão do character design caíu um pouquinho, mas não muito.

Por ultimo, sobre Slaine: quem aqui não está torcendo para ele não ter pego o chato e simplesmente fugir dali? Andam falando que ele se leva mais pela emoção que o protagonista. É verdade, mas sua pressão psicológica é maior. Ele foi paciente e esperto não falando sobre a princesa e estou torcida para ele mudar de lado logo. Dar foco no personagem mais envolvente quando é isso que o anime necessita é um passo no caminho certo.

EXTRAS:
Da série: qual o personagem importante? No fim, até Zankyou com seu character design realista caí nessa.
Quantas vezes Slaine vai levar bengaladas no anime todo? Já contei três.
Avisem pro pessoal da produção que o enceramento fica muito foda como enceramento, não no meio do anime.