Impressões: Akame ga Kill #04 – Mate os usuários de armas imperiais

Dark and edgy
E temos a primeira luta mais séria do anime.

Quebrando a estrutura dos episódios anteriores esse não desenvolve ninguém da Night Raid. Ao invés disso tense-se finalmente uma explicação mais detalhada sobre as armas imperiais (“farda imperial” é um cacete! queime no inferno tradutor do Crunchyroll!) e uma luta mais desafiadora para os personagens. A comédia, enquanto presente no inicio, desaparece completamente na luta, permitindo assim a primeira luta com sentimento de tensão, que faltava nas anteriores – mesmo que ainda leve pelo excesso de confiança da Akame na luta.

Akame ga Kill é mais dark e violento mas ainda está dentro do ramo shounen. E enquanto o autor faz algumas sátiras com o gênero, ao mesmo tempo que tenta algumas coisas diferenciadas, ele ainda bebe muito da fonte. O que quase todo shounen tem? Poderes, Ki, cosmo, chakra, e por ai vai. Em Akame isso é simplificado com super armas que dão um upgrade em pessoas normais para tentar promover lutas mais “cools” e acrescentam a possibilidade de reviravoltas no meio da luta; através de habilidades secretas das armas e etc, reveladas em momentos propícios. Em geral estamos trocando habilidades baseadas em Ki e Chakra por habilidades pre-embutidas em armas.

Falando nisso, um ponto que eu achava estranho no início mas me acostumei depois é isso dos personagens pularem a alturas absurdas, darem golpes que fazem as pessoas voarem para traz, quebrar o chão quando dão impulsos para frente, etc.
Além de obvio que é deixar a luta mais “cool”, tudo faz parte das regras do mundo de fantasia de Akame. Nesse mundo com muito treino as pessoas podem fazer coisas humanamente impossíveis em termos “atléticos” – uma inimiga absurdamente apelativa que vai aparecer mais pra frente que o diga (Esdeath-sama o/). Não que isso não seja comum em todo shounen, mas foi um ponto que me chamou atenção.

Essa regra de “quando dois usuários de armas imperiais se enfrentam, só um sai com vida” foi o que me fez virar fã de carteirinha do mangá. Isso não parece tão interessante no inicio, mas ao longo da obra se torna o seu maior atrativo. Em Akame a ideia shounen de “derrotar o inimigo” é quase que completamente banida. Toda luta assim que se inicia é até a morte. Quando a hora chegar eu vou comentar mais sobre o assunto.

Tatsumi fez um bom trabalho e a luta serve para mostrar que apesar dele ser um guerreiro acima da média, como mostrado nos episódios anteriores, ele não é forte o bastante para lidar com inimigos muito fortes. Meio que se estabelece um patamar de força para ele nesse episódio, e se ele quiser enfrentar inimigos mais fortes e possuidores de armas imperiais ele vai ter que evoluir. Eu gostei que ele mostra um pouco de cérebro ao tentar ganhar tempo para a Akame chegar, ao invés de apenas sair atacando de forma nervosa logo no início. Ele não tira poderes de lugar nenhum também e se não fosse a Akame chegar ele tinha morrido. Ponto pro autor.

Enquanto a luta do Tatsumi é bem fraquinha em termos de animação na da Akame já temos alguns cortes mais elaborados e fluidos misturados a alguns medianos. Funciona satisfatoriamente ao que é exigido e é a melhor luta do anime até agora. Não foi top, mas ficou boa.

O inimigo era o típico vilão shounen, mais trabalhado que os vilões anteriores apresentando um background mínimo e problemas psicológicos (escutar vozes), mas ainda assim um vilão típico. O hobby dele de “bater babo/gostar de falar” soa como uma sátira/piada interna aos shounens, aonde a luta para toda hora para os personagens baterem papo (acho que quase toda obra de luta tem isso, Fate/Zero tinha um monte de bate-papo no meio das lutas, ficava uma fera com a trocação de seda da Saber e do Lancer no meio dos embates). Se isso vai se manter em toda luta ou não teremos que esperar pra ver.

Esse foi um bom episódio. Ficou acima do que eu esperava depois dos 3 primeiros e abaixo do que eu gostaria, mas acho que não posso ter tudo que quero. Teve a explicação das armas e o resto do episodio foi todo uma luta mais séria (sem piadinhas no meio pra quebrar o clima dessa vez). No próximo devemos voltar a apresentação de alguns personagens, mas uma outra luta grande não deve demorar a aparecer (episódio 6 provavelmente). 

Avaliação: ★    ★ 
Extras

Acho que mesmo não falando ficou meio obvio que as duas são irmãs né?

Pensei em reclamar desse cara contando todos os poderes da arma dele mas parecia mais excesso de confiança na vitória do que um erro cometido sem querer, então resolvi deixar pra lá.

As outras armas imperiais são ok, mas quem diabos teve a ideia de criar uma tesoura gigante como arma?

Esse treino é original do anime…….tão tentando atrair as fujoshi? Fora isso eles trocaram a ordem da explicação sobre as armas imperiais. Quem explicava sobre elas era a Akame quando o Tatsumi estava na cidade com ela caçando o serial killer. Nada a reclamar sobre isso, foi uma boa troca.

No mangá ela fala “Aquele que eu mais amo é quem mais eu desejo matar”, no anime ficou “Por ser quem eu mais amo eu tentei mata-la o mais rápido possível”. A implicação é que ela não queria que a irmã morre-se rápido, sem sentir dor, mas ainda assim a queria morta. Eu acho a versão do mangá menos confusa.

Extra 2 – Detalhes Técnicos

Resolvi deixar isso como extra porque sei que poucos se interessam por essa parte mais técnica e detalhada da produção.

As lutas de Akame continuam muito dependentes do mangá. Peguem esse capítulo do mangá (aqui) e acompanhem quadro a quadro junto ao anime. Vão notar que o storyboard (espécie de rascunho feito em quadros tipo mangá, que guia como a cena deve ser animada, quando tempo cada cena vai ter e os ângulos que vão ser usados) segue o mangá a risca, inclusive nas cenas de ação. Os quadros do anime e do mangá são idênticos, copy/paste mesmo. Na luta da Akame contra o assassino isso melhora e os movimentos ficam mais trabalhados, mas em parte isso é mérito do mangá também, já que a luta da Akame é mais detalhada comparada a do Tatsumi no mangá. Em resumo, as lutas de Akame serem legais ou não é quase que totalmente dependente do material original. Eles não parecem ter ninguém especializado no assunto na staff, então quando o autor não ajuda e dá uma base de movimentação mais detalhada no mangá a luta fica mais fraquinha, já que a staff não parece ser capaz de criar novas coreografias para luta.

Esses foram os cortes com movimentos mais elaborados da luta e fluidos (são um pouco maiores que isso ai na verdade, como é no máximo 2mb por gif só pegou uma parte deles). Eles tem alguns movimentos originais mas ainda assim são baseados em quadros existentes do mangá, só sendo acrescentado alguns movimentos extras.

Alguém pode estar se perguntando, mas se essa luta de Akame não é top, o que seria uma luta top em termos de animação? Olhem o exemplo abaixo:

Reparem nos detalhes, velocidade, coreografia, fluides da movimentação e, principalmente, nos ângulos e closes utilizados (tem uma variedade enorme deles). Não existe a preocupação em manter o foco em ângulos e closes mais fáceis de animar.
Em Akame sempre que a fluides aumenta tenta-se manter um close próximo focando quase sempre na movimentação de apenas um dos personagens (facilitando assim o trabalho do animador). Cortes mais elaborados, que normalmente são os com uma distancia próxima o bastante para manter um design detalhado dos personagens e longe o bastante para que você possa ver a movimentação de ambos com perfeição não são vistos (tem vários no vídeo acima), já que exigem animadores e storyboarders mais experientes em coreografia de luta.
Como eu disse essa luta de Akame foi ok, só estou exemplificando o que acho que está faltando ou o que poderia ser mais bem feito no anime.

Apartir de agora devo evitar comentar muito da animação de Akame. Duvido que ela vá melhorar ou piorar muito comparado ao que foi visto até agora. Se eu ver algo muito acima do normal ou muito abaixo eu comento, mas fora isso não devo entrar mais muito no assunto. Assim como já parei de comentar que acho que essa OST de Akame não tem nada a ver com o anime (parece a OST de um Magi dark & edgy). O senhor Iwasaki tá na minha lista negra.

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais nessa área de animação boa/mediana/ruim eu fiz um post sobre isso a algum tempo (clique aqui). Advirto, no entanto, que quando mais você sabe mais fresco e detalhista você pode acabar ficando. O passo um é saber diferenciar, o dois, e que demora um pouco mais, é ter atenção no que está vendo e ir diferenciando os cortes de animação bons, medianos e ruins sem nem mesmo estar pensando em fazer isso. É um conhecimento útil, mas que pode prejudicar seu entretenimento no futuro. A frase “a ignorância é uma benção” se aplica perfeitamente nesse aspecto. Pra que treinar diferenciar animação se isso só vai te deixar infeliz com quase tudo que está assistindo? (é lamentável mas a maioria dos animes tem uma animação bem fraca).

Noticia ruim

O Naoto Hosoda vai dirigir um anime baseado em uma VN Eroge na próxima temporada, o que significa que ele dificilmente trabalhará em Akame. Isso é ruim porque ele era a última pessoa mais talentosa em termos de animação de ação disponível na White Fox. A Satoshi Mori, uma key animator muito boa que normalmente trabalhava com a WhiteFox foi pega para trabalhar em SAO 2. Atsushi Ikariya, que é um animador de primeira para ação também está ocupado com o Fate Stay Night novo. E por último, o Atsushi Itagaki, que é o único animador bom de fazer sakugas da White Fox deve estar ocupado com Fate Stay Night também, já que ele fez vários sakugas para Fate/Zero e a equipe desse Fate novo é quase a mesma.
Em geral eles resolveram fazer um anime de ação quando todos os melhores animadores da White Fox estão ocupados com projetos externos. É muito azar! Pra se ter noção durante a produção de SoniAni e GoshiUsa, que eram animes mais simples e menos exigentes em termos de animação eles tinham muito mais gente talentosa disponível para usar do que agora.

Obs: Se quem leu o mangá quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de“”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.
Quem só vai ver o anime NÃO PROCURE IMAGENS NA INTERNET OU VAI LEVAR SPOILER PESADO NO MEIO DA CARA.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores