Impressões: Oregairu 2 #01 e #02

E lá vai nosso herói se sacrificando outra vez pelo “povo”…………

Se tem uma coisa que aprecio nessa adaptação, é como o roteiro consegue comprimir um volume inteiro em 2 episódios sem que pareça que você perdeu nada relevante ou eles correram com os principais acontecimentos. Não deixa de parecer um demérito da obra original, por ter tanta parte que pode ser cortada sem grandes perdas, mas como estamos analisando o anime e não a LN, isso acaba não importando.
Na temporada passada Hachiman terminou sacrificando o pouco “status social” que já tinha para “salvar” a Yukino. Exemplo das atitudes de herói trágico que o tornaram muito popular dentro do fandom da série – isso e a identificação por ele ser isolado, mal-humorado e falar tudo o que o público gostaria na cara dura. Nessa segunda temporada ele volta repetindo o feito, novamente salvando a pátria (aka amizade de um grupo) as custas de seu orgulho próprio. Normalmente eu reclamaria da repetição do auto-sacrifício do protagonista como solução para tudo, mas aqui o final prova que o autor parece finalmente interessado em fazer o Hachiman refletir sobre as coisas que diz e faz. Gostei dos diálogos – embora um pouco exageradas as vezes -, o autor parece ter uma boa cabeça e saber o que está fazendo.
O twist de que a “garota fuhoshi” (não sou bom com nomes) estava na verdade querendo que eles impedissem a confissão do………ok, deixa eu achar uma wiki com os nomes……pronto, a confissão do Kakeru, me pegou de surpresa. O pedido dela foi meio estranho, mas não imaginava que ela sabia que o Kakeru gostava dela e estava tentando impedir a confissão. Já o “como” o Hachiman iria impedir era meio obvio, a duvida é se ele iria fazer ou não.

A Yui e a Yukina revoltadas me deixaram confuso. A Yui estava brava porque ele se confessou para outra garota, algo que ele é denso o bastante para não entender, mesmo ela praticamente soletrando na cara dele. Já a Yukina eu não sei bem. Ela estava brava por empatia devido ao que ele fez consigo mesmo ao se confessar, sabendo que seria rejeitado na frente de várias pessoas? ou foi pelo mesmo motivo da Yui? Ela é uma tsundere chatinha, então fica difícil entender o que ela esta realmente pensando – motivo pelo qual gosto muito mais da Yui, que deixa bem claro o que realmente pensa.
A parte interessante do episódio pra mim (e que me motivou a escrever essas impressões), no entanto, não foi o novo sacrifício do Hachiman, mas o final. Se tem uma coisa que reclamo dessa série desde a S1 é a falta de desenvolvimento do Hachiman. O autor deixa ele resolver tudo do modo dele sem grandes problemas. Ele nunca tem um desafio, algo que prove que os métodos de auto-sacrifício dele podem nem sempre dar certo, ou mesmo tenha uma solução mais fácil para aqueles casos que não inclua a auto-flagelação dele mesmo. Basicamente, ele precisa de alguma situação ou alguém que desafiem sua lógica, assim como um guerreiro precisa perder ou um estrategista errar de vez em quando, de modo que você note que ele é “mortal/humano”, e por consequência crie empatia (motivo pelo qual não entendo a simpatia de algumas pessoas por protagonistas apáticos que nunca perdem).
Eu entendo porque do Hachiman ser do jeito que é: ele sofreu diversos traumas em sua vida escolar até o ponto de achar que tudo que acontecia com ele era o padrão, e qualquer coisa fora aquilo era a exceção, o que, por sua vez, gerou as diversas filosofias pessimistas que ele usa para se proteger no meio escolar. O problema é ele levar elas como verdade absoluta, ao invés de abrir seu campo de visão para outras possibilidades. É ai que entra a importância do final do episódio 2 da segunda temporada, aonde ele admite pela primeira vez estar mentindo, para os outros ou para si mesmo (no momento que ele estava falando com a Yui ele também refletiu sobre a possibilidade de estar errado). O que ele quer dizer com isso? Tem mais de uma interpretação possível, mas o importante é que ele admite que nem tudo que ele fala ou pensa é aquilo que realmente sente ou acredita. Será esse o início de um desenvolvimento para o protagonista? Tomara que sim, porque se alguém precisa crescer um pouco como ser humano nessa série, esse alguém é o nosso traumatizado “batman colegial”.

Avaliação: ★    ★ (+)

PS: Só vai ter um post de impressões a cada climax, seja lá quando eles aparecerem (o normal é a cada 2 episódios).

Extras

O animador principal de Yushibuu e SAO 2 (Tetsuya Takeuchi) está na equipe de Oregairu 2. Ele animou a cena mais exigente em termos de expressão/atuação do episódio 2 -> aqui . Ele também animou aquela cena da banda no início do episódio 1, e a do final com a Yukina e Hachiman voltando. Honestamente, quem disser que preferia a S1 não se importa com animação, porque mesmo se eu descontar essas cenas não foi só o design e a consistência que melhoraram. Quero a S1 refeita por essa staff, já!

Best Girl! Pena que fuma………..

Eu gostava mais da Yukino no início da S1 (cabelo longo e mais inteligente) mas com o tempo a Yui me ganhou, por ser muito mais simpática e aberta com o que sente, enquanto a Yukino me parece cada vez mais antipática. Será que vão conseguir mudar isso ao longo dessa temporada?

Pode ser um pouco homofóbico da minha parte reclamar, mas pra que o Hachiman fica dizendo que não “joga nesse time” quando a Fujoshi começa a shippar ele com alguém e no momento seguinte está fantasiando em tomar banho com o Totsuka?

39 Resultados

  1. Jonatan S_L disse:

    Se também iria querer dar uns pega no Totsuka Marco, seja sincero e__e

  2. Lezerman disse:

    e o rumor do autor fazer um final original da série pro anime, é verdadeiro?

    • Marco disse:

      Não faço ideia. Mas acho que é mais provável ser o mesmo final que a LN vai ter, o autor pode ter adiantado pra staff o que acontece. Descontando as LNs com side-story eles só tem mais 3 volumes pra usar do que foi publicado até agora.

  3. Ltheme Partido disse:

    Pensei que fosse o unico que gostasse mais da professora XD Sinceramente,eu acho ela bem bonita tanto esteticamemte quanto em relaçao a sua personalidade.

  4. Sora disse:

    Oregairu comentado aqui oO apesar que vai ser só nos climax,essa imagem inicial do post Hachiman como batman hum tive até que salvar aqui kkk,sinceramente eu ainda prefiro o designer da S1 mas a animação do estúdio Feel está melhor que a da Brains Base.

    Animação não é um fator grande para mim mas ele é levado em conta de qualquer jeito,apesar que as duas seasons da obra estão atualmente com a mesma nota comigo 9 no meu MAL,desenvolvimento para o Hikky seria legal de ser ver mais prefiro do que jeito que ele tá mesmo,enfim veremos ao decorrer da série a Yukino é a Best Girl então vai ganhar no fim xD.

    • Ltheme Partido disse:

      Eu prefiro que ele mude,que perceba que a vida nao e um grande desgraça,que veja o melhor lado da vida.Seus metodos nao sao os unicos eficientes.Existem outras formas de fazer as coisas.

      • Alucard™ disse:

        Eu prefiro que ele vvire um Inaho da Vida,Claro que é impossivel ser como Inaho pq ele é foda de mais a outro nivel mais Hachiman pode chegar a ser um pouco do Inaho “_”

  5. Ltheme Partido disse:

    Eu acredito que a Yukino ficou com raiva por se preocupar com ele.Ela detesta como ele faz as coisas, porque no final ele quem carrega a toda a culpa.Como a professora dele falou na temporada passada,existem pessoas que se importam com ele e que se machucam vendo ele se machucar.

  6. CURTOREGAIRU MAS,LELOUCH REINA disse:

    Leiam a LN é muito boa. SÓ ISSO. NADA MAIS NADA MENOS. que venha o vol 11.

  7. CURTOREGAIRU MAS,LELOUCH REINA disse:

    Na LN conseguimos sentir que o hikigaya é muito mais humano, gosto muito dele. A yukino fica bem chata mesmo nessas horas e é muito complicada. Ela não gostou que o HIKI se auto sacrificou.

  8. Shiba disse:

    Essa temporada começou muito bem , o primeiro ep foi bem calminho , já esse segundo Hachiman entrou em ação . O segundo ep mesmo Hachiman seguiu com sua formula de auto-sacrifico , mas também não entende o motivo da revolta da Yukino , e aquela reflexão dele sobre mentir pra si mesmo foi bem chocante kkk assim que ele disse aquilo , comecei a querer vê-lo com novas expressões , chorando , sorrindo … . Amo o Totsuka desde a primeira temporada , por isso adoro o desenvolvimento dele com o Hachiman kkk . Se for para Hachiman ficar com alguém no final que seja o Totsuka ou a Yukino , não gosto da Yui u.u . Sobre a animação e o carácter design estão bem melhores que da primeira season , eu gostei muito . Agora tô no aguardo do aparecimento da nova personagem .

  9. Grimlock disse:

    To gostando bastante dessa segunda temporada de Oregairu, espero que realmente eles explorem o Hachiman mais. Sobre o trap, acho que o Hachiman age assim com ele por que ele não consegue ver o totsuka como um homem. (Quem consegue afinal)?

  10. kingumaga disse:

    Realmente essa temporada melhorou bastante, de uma primeira temporada bem ok que acabei vendo mais por ver mesmo pra agora algo q realmente me divirto assistindo.

    A yukino ficou dakele jeito na minha opinião pq também tá afim do Hachiman, na minha opinião, não li a LN pra saber é só palpite.

    Queria q aparecesse mais akele gordo nerd de sobretudo, rachava o bico as vezes q ele aparecia.

  11. GodSoul disse:

    tem algo que voce nao entendeu sobre o Totsuka,ele e o personagem mas feminino do elenco,sim ele e homem(nao tenho certeza),mas Hikitani-kun fica nesse dilema de afastar seus sentimentos por Totsuka porque ele e homem,mas ele acaba se esquecendo e fantasiando com Totsuka.

    por outro lado se Totsuka foce uma garota,Hikitani-kun tentaria quebra todos os mal entendidos porque isso o levaria a se confessar para Saika,ele mantem Yui afastado por esse motivo,se for revelado que totsuka e mesmo uma garota(sim,porfavor )Hikitani-kun vai cair pra rota dela(e)no mesmo instante.

    eu odeio Yukinoshita,o novo designer pode ate ser mais simpático para min,mas eu nao quero que ele termine com ela,ja basta o Araragi ter escolhido aquela desgraça da Senjougahara.

    odeio o gosto desse malditos japoneses,porque uma garota frigida sem graça que so tem um rosto bonito sempre acaba ganhando?Senjougahara ganho a vantagem porque Araragi aceitaria os sentimentos de qualquer uma que pedir ele em namoro,se Hanekawa nao foce tao tímida ela teria ganhado.

    • Shiba disse:

      Não insulte minha Senjougahara u.u .

      • GodSoul disse:

        impossível,de todos os personagens de monogatari ela e a unica que nao gosto,eu tentei me enganar falando pra min mesmo que eu era um tsundere que gosta da Senjougahara,mas nao adiantou,esse jeito sem expressões faciais eu gosto em protagonistas masculinos,e personagens secundarios.
        e depois que ela cortou o cabelo(única coisa que gostava nela),eu passei a pular os episodios em que ela aparece,toda vez que repriso monogatari,”3 vezes ao mes no minimo”.

        eu gostei dela em tsukimonogatari,mas foi a unica vez.

        • Shiba disse:

          Já eu amo Senjougahara e todos os seus belos diálogos , eu também gostava dela com cabelo grande , não sei porque o autor resolveu cortar u.u . O final de Tsukimonogatari com ela parecendo foi super fofo kkk . A única personagem que não suporto em Monogatari Series é a Nadeko .

          • GodSoul disse:

            porque?Nadeko-chan e super kawaii,principalmente quando ela fala eu vou matar o koyomi onii-chan por eu o amo(meu coração dispara nessa hora),eu tenho um tombo por Lolis e Yanderes.

            Ps:eu nao tinha interesse por Lolis e incesto,ate assistir monogatari,fui corrompido pelo Araragi Koyomi.

  12. Lucio disse:

    liga não marco eu tb acho meio esquisito duas, minas com ele, sendo que uma dá indireta toda horas…e ele prefere o cara……….

  13. Isabella Mendes disse:

    Eu acho que a Yukino ficou brava por gostar do Hachiman mesmo, não por ele ter se confessado, mas pq ela não quer ver ele se auto sacrificando, principalmente por aquelas pessoas que não merecem nada dele

    Acho que isso meio que se confirma (SPOILER) quando ela quase chora, depois que ele pede ajuda pra lidar com o problema da Iroha, implicando que ele quer algo genuíno (SPOILER).

    Eu não consigo gostar da Yui, essas meninas todas animadinhas amigas de todo mundo com voz irritante não batem comigo, sou bem mais a Yukinon, que é inteligente, madura e tudo mais -u-

  14. Sinister disse:

    Devo dizer que eu prefiro que o Hachiman continue como o herói trágico que ele é (mas ainda desejo que ele tenha um happy end por tudo que sofreu).

    Ah, e sobre a Yukino, também não sou muito chegado nela.

    BTW #TeamYuiForever.

  15. Matheus Miranda Santos disse:

    Não vejo o fato dos episódios adaptarem um volume inteiro como uma falha da obra original ter tantos pontos fáceis para corte. Isso é um grande equivoco. Essa sensação no episódio é muito pela qualidade do roteirista, porque muito desenvolvimento foi cortado e interação entre personagens, mas ele condensa tão bem o pacing das cenas que isso meio que passa despercebido pelo espectador, e principalmente, você não sente falta do que você não tem.

    Mas o lance dele com o Totsuka é exatamente esse! É por ele não ser gay que ele fica babando em cima do Totsuka, porque se ele fosse, ele já teria se declarado e automaticamente rejeitado (pelo menos na mente dele). Mas por não ser gay, essa possibilidade é impossível de acontecer e por isso o Totsuka é a “rota segura”. Mais ou menos isso. Um cara em um forum explicou muito bem, mas eu esqueci a maior parte.

    E quanto a Yukino, a sensação de irritação dela é muito bem pautada, principalmente porque o Hachiman está negando a única coisa que ambos tem em comum: não ter nenhuma vontade de adquirir ou manter coisas ou relações supérfluas. E naquele momento, Hachiman estava se colocando numa péssima situação para ele mesmo (porque nem de longe é certo roubar a confissão de alguém, isso dá cadeia) para manter viva relações extremamente frívolas de pessoas que nem sequer podem ser consideradas amigos de verdade, e nem fizeram por merecer esse sacrifício, por isso no discurso final ele está dizendo que o maior mentiroso é ele, porque pra manter sua postura de “solitário fodão”, ele se propunha limites em suas ações, e nesse momento ele os tinha quebrado por algo supérfluo como uma amizade sustentada na conformidade.

    E se você pegar o Hachiman, a história toda é pautada no rumo de suas ações, principalmente através de suas ações, porque seus monólogos são uma justificação pessoal para suas ações, e o que ele pensa e faz geralmente são diferentes. Ele se renega, cria inúmeros argumentos para como ajudar é sem sentido, e como não liga para o que acontece com os outros, mas continua ajudando, mesmo que de uma forma depreciativa para ele. Ao longo da série, você tem um conciliamento dessas partes, raciocinio e ação, além dele se tornar menos pejorativo a ele mesmo, porque ele possui total inconsciência da sua importância na vida das outras pessoas, e isso vem se quebrando desde o episódio 5 da season 1. Não lembrar do que aconteceu na temporada anterior não é problema, mas é um equivoco se por não me lembrar se tornar uma falha automaticamente.

  16. Leonardo Henrique disse:

    Eu curti bastante a primeira temporada, espero q essa segunda seja tão boa quanto.
    Tbm espero um desenvolvimento no Hikki, mas espero q não mudem ele demais pois foi esse jeito dele q o tornou tão especial.

    Pena vc não estar mais comentando Fate Marco 🙁
    Saudades das impressões semanais de fate e akame, bons tempos

    • Marco disse:

      O primeiro episódio dessa segunda parte de Fate me desanimou a voltar a comentar Fate episodicamente, mas talvez comente um episódio ou outro. A estruturação do roteiro me incomodou bastante na primeira parte e como essa segunda começou lenta não quero fazer posts semanais só pra ficar repetindo meu desgosto com a estrutura empregada no roteiro, mesmo que quando analisado como um todo não ache Fate UBW um anime ruim.

    • Marco disse:

      Tava até interessante a comparação com a LN que o cara faz, inclusive com ele mesmo admitindo que o que foi cortado para encaixar o volume 7 em 2 episódios tinha muita relevância mesmo. Mas tem uns spoilers leves de coisas futuras ai no meio, isso achei sacanagem ele colocar, não queria saber o que vai ou não acontecer em termos de desenvolvimento ¬¬.

  17. Yuu-kun disse:

    Muito bom esse post. Valeu Marco!

  18. mr.Poneis disse:

    Em defesa do Hikigaya (como se ele precisasse/fizesse questão), a Ebina shipou ele com todo mundo, mas o/a Saika ela foi e shipou com o Hayato…pelo menos de todas as interações que a Ebina ofereceu no anime… Gosto bastante da parte em que Hikigaya menciona que se Totsuka fosse uma garota ele já teria se confessado e teria se confessado e sido rejeitado mais rápido ainda…

    Já o/a Saika… passou desses limites de homem, mulher, okama way… eu pessoalmente acho que ele/a é do gênero ‘HIDEYOSHI’. Até mais que o próprio Kinoshita Hideyoshi de Bakatest… e vou além… tenho a impressão de que o Akihisa concordaria comigo.

    Até mais ver
    mr. Poneis

    Ps.: Já que 90% das garotas de anime tem um fígado de aço e a fumaça do cígarro ainda não trespassa a película que separa nossos mundos… assino embaixo #Hiratsuka-senseibestgirl

  19. Homem-Morcego disse:

    Eu sou foda em todas as culturas.

Deixe um comentário