Impressões: Oregairu 2 #01 e #02

E lá vai nosso herói se sacrificando outra vez pelo “povo”…………

Se tem uma coisa que aprecio nessa adaptação, é como o roteiro consegue comprimir um volume inteiro em 2 episódios sem que pareça que você perdeu nada relevante ou eles correram com os principais acontecimentos. Não deixa de parecer um demérito da obra original, por ter tanta parte que pode ser cortada sem grandes perdas, mas como estamos analisando o anime e não a LN, isso acaba não importando.
Na temporada passada Hachiman terminou sacrificando o pouco “status social” que já tinha para “salvar” a Yukino. Exemplo das atitudes de herói trágico que o tornaram muito popular dentro do fandom da série – isso e a identificação por ele ser isolado, mal-humorado e falar tudo o que o público gostaria na cara dura. Nessa segunda temporada ele volta repetindo o feito, novamente salvando a pátria (aka amizade de um grupo) as custas de seu orgulho próprio. Normalmente eu reclamaria da repetição do auto-sacrifício do protagonista como solução para tudo, mas aqui o final prova que o autor parece finalmente interessado em fazer o Hachiman refletir sobre as coisas que diz e faz. Gostei dos diálogos – embora um pouco exageradas as vezes -, o autor parece ter uma boa cabeça e saber o que está fazendo.
O twist de que a “garota fuhoshi” (não sou bom com nomes) estava na verdade querendo que eles impedissem a confissão do………ok, deixa eu achar uma wiki com os nomes……pronto, a confissão do Kakeru, me pegou de surpresa. O pedido dela foi meio estranho, mas não imaginava que ela sabia que o Kakeru gostava dela e estava tentando impedir a confissão. Já o “como” o Hachiman iria impedir era meio obvio, a duvida é se ele iria fazer ou não.

A Yui e a Yukina revoltadas me deixaram confuso. A Yui estava brava porque ele se confessou para outra garota, algo que ele é denso o bastante para não entender, mesmo ela praticamente soletrando na cara dele. Já a Yukina eu não sei bem. Ela estava brava por empatia devido ao que ele fez consigo mesmo ao se confessar, sabendo que seria rejeitado na frente de várias pessoas? ou foi pelo mesmo motivo da Yui? Ela é uma tsundere chatinha, então fica difícil entender o que ela esta realmente pensando – motivo pelo qual gosto muito mais da Yui, que deixa bem claro o que realmente pensa.
A parte interessante do episódio pra mim (e que me motivou a escrever essas impressões), no entanto, não foi o novo sacrifício do Hachiman, mas o final. Se tem uma coisa que reclamo dessa série desde a S1 é a falta de desenvolvimento do Hachiman. O autor deixa ele resolver tudo do modo dele sem grandes problemas. Ele nunca tem um desafio, algo que prove que os métodos de auto-sacrifício dele podem nem sempre dar certo, ou mesmo tenha uma solução mais fácil para aqueles casos que não inclua a auto-flagelação dele mesmo. Basicamente, ele precisa de alguma situação ou alguém que desafiem sua lógica, assim como um guerreiro precisa perder ou um estrategista errar de vez em quando, de modo que você note que ele é “mortal/humano”, e por consequência crie empatia (motivo pelo qual não entendo a simpatia de algumas pessoas por protagonistas apáticos que nunca perdem).
Eu entendo porque do Hachiman ser do jeito que é: ele sofreu diversos traumas em sua vida escolar até o ponto de achar que tudo que acontecia com ele era o padrão, e qualquer coisa fora aquilo era a exceção, o que, por sua vez, gerou as diversas filosofias pessimistas que ele usa para se proteger no meio escolar. O problema é ele levar elas como verdade absoluta, ao invés de abrir seu campo de visão para outras possibilidades. É ai que entra a importância do final do episódio 2 da segunda temporada, aonde ele admite pela primeira vez estar mentindo, para os outros ou para si mesmo (no momento que ele estava falando com a Yui ele também refletiu sobre a possibilidade de estar errado). O que ele quer dizer com isso? Tem mais de uma interpretação possível, mas o importante é que ele admite que nem tudo que ele fala ou pensa é aquilo que realmente sente ou acredita. Será esse o início de um desenvolvimento para o protagonista? Tomara que sim, porque se alguém precisa crescer um pouco como ser humano nessa série, esse alguém é o nosso traumatizado “batman colegial”.

Avaliação: ★    ★ (+)

PS: Só vai ter um post de impressões a cada climax, seja lá quando eles aparecerem (o normal é a cada 2 episódios).

Extras

O animador principal de Yushibuu e SAO 2 (Tetsuya Takeuchi) está na equipe de Oregairu 2. Ele animou a cena mais exigente em termos de expressão/atuação do episódio 2 -> aqui . Ele também animou aquela cena da banda no início do episódio 1, e a do final com a Yukina e Hachiman voltando. Honestamente, quem disser que preferia a S1 não se importa com animação, porque mesmo se eu descontar essas cenas não foi só o design e a consistência que melhoraram. Quero a S1 refeita por essa staff, já!

Best Girl! Pena que fuma………..

Eu gostava mais da Yukino no início da S1 (cabelo longo e mais inteligente) mas com o tempo a Yui me ganhou, por ser muito mais simpática e aberta com o que sente, enquanto a Yukino me parece cada vez mais antipática. Será que vão conseguir mudar isso ao longo dessa temporada?

Pode ser um pouco homofóbico da minha parte reclamar, mas pra que o Hachiman fica dizendo que não “joga nesse time” quando a Fujoshi começa a shippar ele com alguém e no momento seguinte está fantasiando em tomar banho com o Totsuka?