Animes Split Cour – O que são e por que estão aumentando? | AnimeTopics #06
O que são esses animes split cour que tanto se fala? E por que tem cada dia mais deles por ai? Nesse post, e vídeo, tentei responder isso da forma mais completa possível.
Animes split cour são, basicamente, animes que ganharam verba para 24 episódios, mas foram divididos em 2 partes. Eles fazem isso para dar mais tempo de produção, quando a staff acha que fazer 24 episódios direto será complicado e acarretará muitos defeitos visuais ou coisas do gênero.
Fora isso, tem cada dia mais notícias sobre os maus-tratos e condições precárias dos animadores japoneses que começam na industria de animação. O problema vai desde salários miseráveis, a horas extras absurdas que o funcionário é praticamente obrigado a cumprir. Chegando a absurdas 15 horas ou mais de trabalho, e funcionários tendo que dormir dentro do estúdio para conseguir cumprir as metas inumanas de produção. Já teve inclusive uma notícia de um trabalhador da A1-Pictures morrendo de exaustão.
Não é só o nome do estúdio que fica sujo nessas horas, o da empresa que bancou o anime que aquele estúdio está trabalhando também fica com o nome sujo. Devido a isso, dar uma verba um pouco maior as vezes vale pena.
Claro que essa decisão não cabe apenas a produtora, o estúdio pode exigir isso, e ela vai ter que acatar ou não. Em alguns casos pode ser um pedido do diretor também, e por ai vai. Tem muitas variáveis possíveis nesses casos.
Versão em vídeo do post:
A produtora não costuma perder nada no entanto. Animes de 24 episódios costumam ter de 8 a 10 Blu-rays lançados (tem exceções), variando de 2 a 3 episódios por volume. Os split cour é quase sempre o modelo de 6 BDs para parte 1 e 6 BDs para parte 2. Com o número de BDs aumentando, o custo dos 3 meses a mais de produção acaba sendo compensado.
Essa moda começou depois de 2010 e foi aumentando ao longo dos anos, com 2014 sendo seu pico até agora:
Animes split cour de 2010:
Kaminomi
Animes split cour de 2011:
Fate/Zero
Animes split cour de 2012:
Medaka Box
Animes split cour de 2013:
Silver Spoon
Valvrave
Valvrave
Animes split cour de 2014:
Aldnoah Zero
Hamatora
Wixos
Mushishi
Tokyo Ghoul
Fate UBW
Grisaia
Chaika
Space Dandy
Animes split cour de 2015:
Asterisk Wars
Gate
Concrete Revolutio
Shirayuki Hime
Owari no Seraph
Durarara X2 (Split cour triplo)
A tendência é que cada vez mais os animes de 24 episódios sejam substituídos pelos split cour ao longo dos anos, a não ser que achem uma outra forma de facilitar a produção.
Mas alguém pode pensar: “Não é mais fácil dar mais tempo inicial de produção?”. A questão é, quando você tem muito tempo para fazer o seu trabalho, você usa o tempo extra para adiantar ele ou faz devagar porque sabe que tem muito tempo? É o mesmo pensamento aqui. Se derem mais tempo inicial para staff, tem muita gente que vai relaxar e produzir mais devagar, achando que tem muito tempo. Claro que funciona para alguns, mas não para todos. Então o melhor método parece ser o de manter o tempo inicial padrão e só relaxar os prazos na metade da produção.
Conclusão
Split cour sendo cada vez mais usado e isso deve se manter, quer as pessoas gostem ou não. O importante é que elas notem que o anime é um split cour, e não um anime de uma temporada que ganhou segunda. Quando anunciam duas temporadas de uma vez com 3 meses de intervalo, ou então quando acaba um anime anunciam uma parte 2 para 3 meses depois, é sempre split cour. Não dá pra produzir um anime em apenas 3 meses, demora entre 6 a 9 pelo menos.
Então com apenas 3 meses da primeira temporada ter terminado, produzir uma segunda seria insano. A ideia desse post foi deixar isso claro, já que tem muita gente que ainda se confunde vendo animes que vendem mal ganhar uma parte 2. Mas se for um split cour, essa parte 2 já estava planejada desde o começo, quer o anime venda bem ou mal na parte 1, terá a parte 2, porque a staff já está trabalhando nela antes mesmo da primeira terminar, ela já foi paga para isso.
Relacionado:


Já conhecia o formato por outras vezes ter sido comentado aqui, mas bem legal deixar isto claro formalmente.
——————————————————————————————————-
Algumas correções:
– 2º parágrafo, “… verba para 24 episódios, que divididos em duas partes”, acho que faltou um “são”;
– 3º parágrafo, “os maltrato…”;
– 4º parágrafo, a empresa que bancou o anime também ficou com o “… anime sujo”. “.. uma verba um pouco maior VALE as vezes VALE a pena”.
Desculpe pelo detalhismo exacerbado.
Corrigido, vlw.
Bom post e vídeo bem informativo para quem tem dúvidas ou mesmo confunde como S2,O canal do blog tem tudo para dar certo e crescer,ai quem sabe em um futuro próximo o Marco não ganha a plaquinha do Youtube,só cuidado para não fazer igual um tal de Aruan se esse dia chegar xD.
Em 2015 também teve The iDOLM@STER Cinderella Girls como Split Cour,não vejo problema nenhum nesse tipo de método que como ressaltado está cada vez mais frequente,diria que o único contra maior pra mim é quando a 1 parte acaba num cliffhanger nervoso,principalmente quando é anime original vide Wixoss haha.
O final da primeira temp de wixoss foi sacanagem… foi um sofrimento esperar para ver o final, e estou ansioso pelo filme .
2 então que venha o filme xD.
Apesar de ser ruim de ter de esperar 3 meses, ainda é para o melhor, então vale a pena ter paciência do que vir algo todo ferrado, então não tenho muitas coisas contra essa nova moda….pelo que vi o povo te perguntou muito no youtube sobre o shinmai em marco? eu acho que já tinha sido programado… mas deu algo errado ou sei lá, porque é meio impossível fazerem do nada uma segunda temp em 6 meses, e mesmo que conseguissem ia sair uma bosta. Mas quando vc olha para os lucros, pode ter sido este o motivo, o que me deixa meio na dúvida, vc já olhou sobre?
só sei que tokyo ghoul foi una mierda , pq eles fizeram isso pq, ja começa com a produtora que é um lixo…o anime tinha uma capacidade de ser muito bom , já que o manga é uma obra prima , dai o boludo foi querer inventar e cortar varias coisas, eu ficaria mais feliz se tivesse no caso 24 episodios e que terminasse pelo menos no 1° arco pra deixar mais completo .. alias essa imagem da touka ficou bacana
Eu curti o primeiro arco… Mas o root a foi deplorável… Engraçado pq o anime não vendeu bem…antes do anime ser lançado o manga já vendia bem mas ficava entre os 20.. Mesmo o anime não sendo um sucesso ele ajudou as vendas no manga q chegou a ficar no top 3…e o manga ate hj vende bem com a nova saga Re… Caso tenha uma animação espero que eles sejam fieis ao manga..pq se não forem espero que nem tenha.
Ótimo post, assim como eu tive essa dúvida, outras pessoas também podem ter, e isso explica de uma maneira bem clara.
Acho que eu prefiro esperar 3 meses e sair um negócio bem feito do que não esperar e sair um negócio horrível, claro que as vezes não adianta muita coisa, mas aí já não é falta de tempo.
Post muito bom e que venham mais vídeos desse tipo!.Sobre o assunto eu não vejo problema nenhum em esperar sendo que ainda por cima isso aumenta as chances de uma melhor animação e o principal : faz diminuir esses casos de trabalhadores fazendo coisas inumanas!As pessoas muitas vezes pensam apenas no seu “próprio umbigo” e criticam quando esses animes fazem essas pausas com o pensamento de “o trabalhador é pago para isso então ele tem que fazer”,”Os trabalhadores ganham dinheiro por causa de nós fans e ainda eles ficam de vagabundagem “(não falo isso apenas do cenário atual dos animes mas sim para qualquer tipo de trabalho onde o trabalhador é explorado!)Agr eu tenho uma pergunta : Os animadores 2d estão cada vez mais saindo desse ramo ,isso se deve apenas as condições de trabalho ou os salários não são bons?
Edit : A pergunta já foi respondida no vídeo,desculpe-me a falta de atenção.
Kkkkkkkk e muitos diziam que Owari foi tão bom que a 2 temporada foi eminente kkkkkkk , tradução ja estava paga a bagaça então ia rolar de qualquer jeito quero ver agora uma 3 Temporada kkkkk =D
Active raid entra nos split cour desse ano certo?
Sim.
Muito bom Marco. Marco sera que algum dia sai um post relacionado entre os contratantes de um anime, a produtora que o faz e a emissora que o exibe. Todo esse processo, nao sei é algo simples, mas ate hj nao sei como funciona direito.
Ah e Marco, vc costuma ver anime nesse pc ai mesmo ou na TV?
Apoio a ideia de fazer um post assim,seria bom e o blog cresceria muito em questões de informação.
Costumo jogar para TV que tem do lado (não aparece nos vídeos). Uso ela como terceira tela do PC, e vídeos costumo assistir tudo nela.
Posso fazer um dia, mas posso resumir para te ajudar a ter uma ideia:
-Editora ou autor de uma ideia original contata uma produtora
-A produtora avalia se banca ou não a ideia ou adaptação que a editora quer em anime.
-A produtora reúne produtoras menores para dividir os custos.
-A produtora entra em contato com um estúdio que conheça (a editora pode participar da decisão).
-O estúdio+produtora decidem uma staff.
-A Staff e produtores se reunem para tomar as decisões (em essa parte em Shirobako).
-Começa o processo de produção do anime, inicialmente com script e design de personagem, depois storyboard, e por ai vai.
Particularmente eu prefiro animes feitos assim, tem mais conteúdo garantido, bem melhor que ter anime de 1 temporada de 12 episódios sem chance de ter 2° temporada.
Tinha visto o video ontem, primeiro vc lança no youtube e anuncia no twitter depois faz o post kkkk
Informação mto útil , antes de descobrir oq era split cour eu ficava revoltado com uns animes “merdas” ganhando oq eu achava q era segunda temporada , as vezes é até divulgado como se fosse segunda temporada tipo no anitube e afins , e animes q são mto melhores não ganhavam nada , eu ia ficar mto puto achando q asterisk estaria ganhando segunda temporada e One-punch ou Rakudai não
Nossa cara esse post ta SENSACIONAL continue com esses posts super interessantes.
Eu já sabia o que era um anime split-cour, inclusive eu fiquei sabendo o que era aqui mesmo no site quando o Marco estava falando sobre isso nos cometários uma vez em 2014. Mas acho legal esse tipo informação, porque tem muita gente que não sabe e as vezes fica de hate porque tal anime “ganhou” uma segunda temporada e o outro que é melhor não.
Marco, Kyoukai Senjou no Horizon seria um anime split-cour, apesar dele ter 6 meses de intervalo?
Sim. Foi confirmado pela staff inclusive que ele dava muito mais travalho pra fazer que um anime normal, por isso a demora da parte 1 para parte 2.
Também akela cassetada de personagem um mais enfeitado q o outro, o pessoal devia ficar maluco mesmo.
video muito bom,explicação foda deu para entender muito rápido
ainda me lembro das pessoas que falaram que nanatsu no taizai ia ter 3 temporada (confundiram 2 cuor com 2 temporada) mds era um saco ter q explicar, agr é só mandar um link do video via chat e.e kkkk
Drrr é o rei dos animus Split-Cuor até agr :3
mas fiquei surpreso, Owari no Seraph, Tokyo Ghoul são animes de 2 cuor O.o
O bom seria ver tudo na sequencia mas se for para manter a qualidade do anime acho q é valido.
Antes de suas explicações acreditava que os animes estavam ganhando uma nova season…. E espelhava as informações erradas em grupos kkkkk
ta faltando ushio to tora
Ficou muito bom o video e o artigo. Me ajudou muito a esclarecer minhas duvidas. Eu particularmente não tenho problemas com esse esquema de produção. Até prefiro assim.
Quanto aos animadores, por que eles não fazer uma greve para exigir melhores salários e condições de trabalho?
Suponho que seriam despedidos se o fizessem. O modelo japonês parece bem mais rígido que o nosso.
Esse argumento de que não dão mais tempo de produção por receio dos profissionais da staff relaxarem é muito simplista e fora da realidade. Mais tempo de produção é igual a mais custos em uma realidade na indústria de animes, em que tempo é dinheiro! Por isso as coisas serem como são.
Acho que você não entendeu a ideia. Se daria mais tempo antes da produção ao invés do intervalo de 3 meses. Seria o mesmo tempo no total, mas sem a necessidade do intervalo. Os custos seriam os mesmos, então porque não fazer? Porque tá cheio de produção se gabando que estava adiantada que acaba metendo os pés pelas mãos no meio da produção. Só posso “supor” (não tem como dizer com certeza), que descobriram que a staff trabalha melhor sobe pressão do que com tempo extra na pre-produção. Não é simplismo, é lógica.
Não faz sentido. É uma suposição calçada em nada. Mas a parte do texto em que eu questionei não deixa muito claro que você se referia somente a 3 meses a mais. Isso não ajuda em nada. Se os problemas surgem exatamente durante a produção, e só poderiam surgir durante um momento crítico da produção (e não da pré-produção), o ideal seria que o anime estreasse já praticamente entregue (ou completamente pronto), como em alguns casos. É a isso que eu me referi, quando disse que vai de encontro a necessidade da indústria. Animes noturnos não são iguais a novelas que são produzidas em tempo real para moldar a opinião e gosto do publico, refletindo na sua audiência. As ideias são discutidas na pre-produção e vão ao ar fechadas, não muda no decorrer do tempo (em alguns casos sim e é uma bagunça, embora esse fator as vezes colabora para o aspecto mistico da série, como Eva por exemplo). Se investissem mais, com mais tempo, sairia um produto mais sólido e bem pensado, no entanto, mais tempo significa mais dinheiro investido em pessoal. E nem me refiro a míseros 3 meses.
Na verdade é de uma discussão antiga que tive com um produtor assistente gringo que trabalha na Sunrise (cargo da Miyamori em Shirobako). Então não é exatamente “calçada em nada”. Segundo ele, várias produções que ele já viu com mais tempo de produção antes geralmente tem problemas no meio (animes 2 cour geralmente, e com diretores problemáticos), enquanto as desse novo modelo split cour são consideradas mais tranquilas de conduzir.
Não existe um estudo avançado sobre isso, então não dá pra afirmar “com certeza”, mas como tem mais splir cour do que produções com muito tempo de pre-produção (que segundo ele são de geralmente 9 meses a 1 ano), virá algo lógico. Não entendo como alguém pode contestar lógica.
Ok, ai já dá pra conversar. Porque uma coisa é assumir que ocorrem problemas decorrentes de “crises criativas”, outra é dizer que profissionais fazem corpo mole.
Bem legal.. Já estava querendo entender porque os animes agora estavam saindo dessa forma..
Eu chamava isso de animes em formato de séries.. O que eu achava chato, porque demorava muito, como as séries que dao 1 episodio por dia e 23 episodios ou 16 em alguns 4 ou 5 meses.. Dai assim que acaba eles param e muitas das vezes demoram para voltar.. Como acontece em The Walking dead e Supernatural que na minha opnião é o mais veloz desses e o que demora mais que é minha favorita Game of Thrones.. Dai agora os animes estão assim também.. Mas quando li esse post eu entendi como funciona, e agora prefiro até que seja feito assim também porque One Punch Man estava muito bom a animação, aí pensei, se Naruto que já é bom algumas animações de alguns episódios ( pois não são todos ) imagine se fosse feito a Split cour.. Seria melhor ainda a animação a ação..
Também acho, acho que seria bem melhor pelo menos que já fizessem uma temporada toda e mandassem tipo de seg a sex… Ou até uma vez por semana mesmo já que a segunda temporada ainda seria feita..