Impressões semanais: Gundam IBO #14 a #16 e Showa Genroku Rakugo Shinjuu #01 a #03


Demorou, mas eu voltei. Vamos pôr a casa em ordem.


Gundam Iron Blooded Orphans: Episódios 14 ao 16


Agora vai?

Esses três últimos episódio de IBO se passaram numa colônia espacial, que provavelmente é última parada antes da ida à Terra (TOMARÁ). A sensação de enrolação ainda permanece, mas dá para dizer que houve algum avanço na trama e ver situação dos trabalhadores nativos na colônia foi interessante (apesar de eu achar o jeito como trataram a rebelião exagerada demais, quer dizer, como acharam que fazer um protesto pacífico com fuzis era uma boa ideia? E como todos concordaram?). 




Kudelia está aos poucos percebendo que está sendo usada e que a pose dela de Dama da Revolução é apenas jogada e que ela pode ser descartada à qualquer momento. E um dos pontos mais importantes: a morte de uma personagem relevante (Fumitan) e que pode fazer a Kudelia finalmente mudar de atitude e agir como a libertária que ela pretende ser (VAI, A HORA É AGORA!)

Um problema desses últimos episódios no entanto foi a queda de animação, como esperado para uma série já na metade, além de que a direção tem bem menos impacto do que devia. Ela é muito simples, muito padrão, muito genérica. Falta mais inspiração, mais criatividade. Até teve uns bom momentos, como na hora que a Fumitan morre, mas num geral soa muito sem sal.



Ah, devo dizer que a Atra me surpreendeu. Ela pode ser o clichê de menina boazinha, mas me surpreendeu e tem mais carisma que uma boa parte dos personagens do anime. Ela fingindo ser da Kudelia foi sensacional. Agora, Mikazuki e Orga vem perdendo um pouco o simpatia que eu tinha com eles, principalmente o primeiro. Mikazuki parecia interessante no começo, mas não saiu muito disso e agora está um personagem bem tedioso. Enfim, vamos ver se agora as coisas melhoram.



 Showa Genroku Rakugo Shinjuu: Episódios 1 ao 3


Ahhhh ai sim, esse anime é bom demais!

Showa Rakugo é um dos dois animes que a DEEN animou nessa temporada, e com certeza é um dos destaques dela. Além da história interessante de época, deve ser a série com a melhor direção que saiu nesse começo de ano junto com Boku dake ga Inai Machi. É um anime que eu estava aguardando faz tempos para ver, então não poderia deixar de comentar aqui!

Imagino que o anime possa ser um pouco maçante para alguns, até por alguns pedaços serem vinculados demais à cultura japonesa para um ocidental entender (as apresentações de Rakugo, por exemplo, eu mesmo só entendo algumas piadas) e o episódio inicial de quarenta minutos no entanto que a série está sendo muito bem feita acho que não dá para negar. Apesar de ser um anime parado, a série consegue ter um bom ritmo e nenhuma cena parece estar ali sem razão.


Esses três primeiros episódios foram metade na “presente” e metade com o Yakuno contando a vida dele (o que provavelmente vai durar mais um pouco). Cada um dos personagens centrais dos períodos de tempo foi muito bem caracterizado individualmente, assim como as suas interações uns com os outros. Além disso, a dublagem é muita boa como uma série do tipo cobra, principalmente nas performasses. Isso faz a diferença para que o telespectador possa perceber a diferença entre uma boa apresentação como a do Yotaro no primeiro episódio e a do Yakuno mais jovem. 

A animação do estúdio DEEN está bem consistente, aparentemente eles já estão com anime praticamente feito, o que significa que a série não vai ter quedas nesse ponto. A ambientação consegue passar bem o clima de época, com a estrutura externa e interna das casas, teatros, campos casa de banhos. Não são cenários tão chamativos assim, mas num todo no anime eles funcionam. 


Enfim, acho que não tenho nada para falar de mal sobre a série, por enquanto ela tá impecável mesmo que não seja para qualquer um. Estou com altas expectativas, então espero não me decepcionar.


EXTRAS:


Showa Rakugo é dirigido por um ex-membro da Shaft. É lógico que o estilo não é tão esquizofrênico quanto o do Shinbo, mas dá para ver alguns traços de lá, como os closes nos rostos por exemplo.

O RESTO:

………………………………………………………………………..

Francamente, eu não faço ideia o que comentar aqui. Eu estou assistindo outros animes, mas nenhum realmente pegou meu interesse fora Rakugo e Bokumachi (que o Marco já tá assistindo). Então, algumas sugestões? Eu aceito.