Animes Split Cour – O que são e por que estão aumentando? | AnimeTopics #06

O que são esses animes split cour que tanto se fala? E por que tem cada dia mais deles por ai? Nesse post, e vídeo, tentei responder isso da forma mais completa possível.

Animes split cour são, basicamente, animes que ganharam verba para 24 episódios, mas foram divididos em 2 partes. Eles fazem isso para dar mais tempo de produção, quando a staff acha que fazer 24 episódios direto será complicado e acarretará muitos defeitos visuais ou coisas do gênero.

Fora isso, tem cada dia mais notícias sobre os maus-tratos e condições precárias dos animadores japoneses que começam na industria de animação. O problema vai desde salários miseráveis, a horas extras absurdas que o funcionário é praticamente obrigado a cumprir. Chegando a absurdas 15 horas ou mais de trabalho, e funcionários tendo que dormir dentro do estúdio para conseguir cumprir as metas inumanas de produção. Já teve inclusive uma notícia de um trabalhador da A1-Pictures morrendo de exaustão.
Não é só o nome do estúdio que fica sujo nessas horas, o da empresa que bancou o anime que aquele estúdio está trabalhando também fica com o nome sujo. Devido a isso, dar uma verba um pouco maior as vezes vale pena.
Claro que essa decisão não cabe apenas a produtora, o estúdio pode exigir isso, e ela vai ter que acatar ou não. Em alguns casos pode ser um pedido do diretor também, e por ai vai. Tem muitas variáveis possíveis nesses casos.
Versão em vídeo do post:

A produtora não costuma perder nada no entanto. Animes de 24 episódios costumam ter de 8 a 10 Blu-rays lançados (tem exceções), variando de 2 a 3 episódios por volume. Os split cour é quase sempre o modelo de 6 BDs para parte 1 e 6 BDs para parte 2. Com o número de BDs aumentando, o custo dos 3 meses a mais de produção acaba sendo compensado.
Essa moda começou depois de 2010 e foi aumentando ao longo dos anos, com 2014 sendo seu pico até agora:

Animes split cour de 2010:
Kaminomi

Animes split cour de 2011:
Fate/Zero
Animes split cour de 2012:
Medaka Box

Animes split cour de 2013:
Silver Spoon
Valvrave

Animes split cour de 2014:
Aldnoah Zero
Hamatora
Wixos
Mushishi
Tokyo Ghoul
Fate UBW
Grisaia
Chaika
Space Dandy
Animes split cour de 2015:
Asterisk Wars
Gate
Concrete Revolutio
Shirayuki Hime
Owari no Seraph
Durarara X2 (Split cour triplo)
A tendência é que cada vez mais os animes de 24 episódios sejam substituídos pelos split cour ao longo dos anos, a não ser que achem uma outra forma de facilitar a produção.
Mas alguém pode pensar: “Não é mais fácil dar mais tempo inicial de produção?”. A questão é, quando você tem muito tempo para fazer o seu trabalho, você usa o tempo extra para adiantar ele ou faz devagar porque sabe que tem muito tempo? É o mesmo pensamento aqui. Se derem mais tempo inicial para staff, tem muita gente que vai relaxar e produzir mais devagar, achando que tem muito tempo. Claro que funciona para alguns, mas não para todos. Então o melhor método parece ser o de manter o tempo inicial padrão e só relaxar os prazos na metade da produção.

Conclusão
Split cour sendo cada vez mais usado e isso deve se manter, quer as pessoas gostem ou não. O importante é que elas notem que o anime é um split cour, e não um anime de uma temporada que ganhou segunda. Quando anunciam duas temporadas de uma vez com 3 meses de intervalo, ou então quando acaba um anime anunciam uma parte 2 para 3 meses depois, é sempre split cour. Não dá pra produzir um anime em apenas 3 meses, demora entre 6 a 9 pelo menos. 
Então com apenas 3 meses da primeira temporada ter terminado, produzir uma segunda seria insano. A ideia desse post foi deixar isso claro, já que tem muita gente que ainda se confunde vendo animes que vendem mal ganhar uma parte 2. Mas se for um split cour, essa parte 2 já estava planejada desde o começo, quer o anime venda bem ou mal na parte 1, terá a parte 2, porque a staff já está trabalhando nela antes mesmo da primeira terminar, ela já foi paga para isso.
Relacionado: