Kaiju N.8 e Spice & Wolf são criticados por suposto uso de inteligência artificial

Um post do Reddit chamou atenção recentemente por “denunciar” o uso de inteligência artificial por parte da produção dos animes de Kaiju N.8 e Spice & Wolf, mais especificamente na capa de divulgação da abertura e encerramento das obras.

No caso de Kaiju N.8, o encerramento “Nobody”, cantado por OneRepublic ganhou a seguinte imagem:

Já a abertura de Spice & Wolf,  “Tabi no Yukue”, cantada por Hana Hope teve a seguinte imagem divulgada:

As discussões renderam mais de 800 comentários em apenas um dia, se dividindo entre pessoas que se diziam desapontadas com as produções dos animes por usarem dessa prática que prejudicaria os artistas, além de julgarem que os visuais ficaram genéricos e sem graça, especialmente no caso de Spice & Wolf.

Outras pessoas, no entanto, argumentaram que hoje em dia está se tornando cada vez mais comum artistas usarem IA para preencherem seus rascunhos, ou seja, o esboço original e composição da cena são feitos por um humano e fica a cargo da IA dar os acabamentos finais, o que naturalmente pode criar resultados do tipo.

Como não é possível confirmar o uso de IA sem a própria staff admitir, as discussões também se concentraram se de fato foi usado a tecnologia, principalmente no caso de Kaiju N.8 que teve um estilo mais personalizado.

Já o visual de Spice & Wolf para muitos foi considerado como uma imagem gerada por IA, já que lembra bastante os prompts padrões usados.

Fonte: Kudasai, Reddit

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.