Oshi no Ko – Polêmica com fãs extremistas continua a ganhar força e preocupa futuros projetos da obra

Perto de completar quase 3 semanas desde que tudo começou, a polêmica envolvendo as semelhas de Oshi no Ko com a tragédia da lutadora Hana Kimura continuam a ganhar força no Japão, em especial por conta de um grupo de fãs extremistas.

Ignorando justamente a mensagem que o anime tenta passar, esse grupo tem atacado Kyoko Kimura, mãe de Hana, em suas redes sociais após a mesma ter expressado seu desconforto com as semelhas da história do anime e questionar a produção sobre a forma como aquilo foi feito.

Por conta dessa constate perseguição, a polêmica começou a ganhar mais atenção.

Em seu relatório de maio, a Broadcasting Ethics & Program Improvement Organization (BPO) – organização responsável por divulgar críticas dos espectadores aos conteúdos exibidos na TV japonesa -, relatou o seguinte na categoria “Drama/Anime”:

Em um anime, houve um episódio em que uma personagem feminina de um reality show de namoro é assediada e pensa em suicídio. Como o retrato evoca um incidente da vida real, os parentes da mulher que cometeu suicídio expressaram seu desconforto online e por conta disso tem recebido assédio excessivo de um subgrupo de fãs do programa. A produtora e a emissora são responsáveis pelo incentivo por trás desses ataques aos indivíduos – não deveria haver algum tipo de anúncio para resolver o problema?

Além disso, um recente artigo do site Myjitsu comentou justamente sobre essa propagação do problema e a ausência de um pronunciamento por parte da emissora e produtores da obra.

De acordo com um crítico da indústria, o sucesso de Oshi no Ko e inegável e por conta disso é esperado que uma adaptação em live action seja produzida, assim como aconteceu com Kaguya-sama, já que as obras de Aka Akasaka encaixam perfeitamente no formado.

Entretanto, a polêmica já entrou em um estado em que não pode mais ser ignorada, e enquanto a repercussão negativa continuar, não haverá um sinal verde para produzir o projeto.

Em adicional, o crítico também comentou que o maior problema é a falta de pronunciamento por parte dos produtores. Nenhum comunicado ou pedido aos fãs para pararem com os ataques foi emitido até o momento.

A situação já chegou em um ponto em que não é mais uma questão de ser ou não ser inspirado no caso de Hana, mas sim controlar o comportamento dos fãs.

Se a produção de Oshi no Ko continuar a fingir que nada está acontecendo, pode ser que as coisas se tornem grandes demais.

Fonte: ANN, Kudasai I, II

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.