Sindicato Japonês entra com pedido para regulamentar IAs e proteger emprego dos dubladores

O sindicato japonês de dubladores e músicos freelancer, Arts Workers Japan, realizou um coletiva de imprensa em Tóquio para expressar suas preocupações com o futuro da indústria e a crescente expansão das inteligências artificiais na criação de conteúdo.

De acordo com o que foi apresentando pela associação, o objetivo é prevenir que o uso de IA façam com que acabe com a arte da expressão, o que levaria ao desemprego de várias pessoas relacionadas a área.

Em uma solicitação feita à Agência de Assuntos Culturais e outros grupos relacionados, o sindicato pediu para que as leis sejam reforçadas para proteger e garantir os direitos dos trabalhadores.

A presidente da associação e atriz, Megumi Morisaki, comentou que os avanços das inteligências artificiais desestabilizarão ainda mais o trabalhado dos artistas de expressão, e que é necessário criar novas disposições para os direitos desses trabalhadores, além de uma legislação que permita os artistas buscarem compensações quando uma IA cria algo baseado em seus trabalhos.

Dentre os principais argumentos, o sindicato ressaltou a atual situação dos locutores de noticiários japoneses, que estão sendo substituídos por inteligências artificiais capazes de lerem os textos.

Fonte: Crunchyroll

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.