CEO da MAPPA diz que estúdio está arriscando tudo com Chainsaw Man e sua nova visão de mercado mais “ocidental”

Em entrevista ao site Real Sound, o CEO do estúdio MAPPA, Manabu Otsuka, e o diretor da empresa FIREBUG, Shogo Sato, revelaram alguns detalhes das suas visões de mercado e como isso pode ser refletido no projeto de Chainsaw Man.

De acordo com o que foi comentado, essa é a primeira vez que a MAPPA investe 100% em um projeto de anime, e que o motivo disso se deve a um estudo no funcionamento de grandes nomes como a Disney e a Pixar.

Segundo Shogo, a principal diferença entre os modelos de mercado é que os estúdios ocidentais dividem de forma clara o lado criativo do lado da gestão, e com isso conseguem oferecer um apoio significativo na produção dos projetos. Já os japonês costumam se apoiar muito no lado criativo, sendo um reflexo não só dos animes, mas como da indústria do entretenimento como um todo.

Em resposta, Manabu disse que o sucesso de estúdios grandes como a Disney vem de adotarem uma postura de negócio global desde o inicio, o que, claro, trouxeram resultados proporcionais a esse investimento.

Se olhar para o mercado japonês fica claro que existe uma forte aversão ao risco, com sistemas como o de comitê de produções sendo o pilar de muitos projetos. Investir 100% em Chainsaw Man foi o 1º passo para mudar esse paradigma e buscar agir como um verdadeiro investidor, onde crescer significa apostar alto e correr riscos.

Em adicional, quando questionado sobre a possibilidade de Chainsaw Man ter sido pensado para o público global, Manabu responde que infelizmente eles ainda não tem parceiros comercias fortes nos EUA, e por conta disso não podem trabalhar nessa abordagem de localização global.

Entretanto, o CEO revelou que já estão estudando essas possibilidades, e que entende que mais importante do que o conteúdo, é saber como vender esse produto para o publico ocidental, e que para isso as desenvolvedoras de jogos estão sendo um bom ponto de referência.

Manabu citou como exemplo o caso de Pokemon, que a mudança do nome do protagonista de Satoshi para Ash Ketchum ajudou a diminuir as barreiras culturais da época.

Por fim, Manabu comentou que antigamente a ideia era investir entre 5% a 10% nas produções de animes, mas que agora a perspectiva é colocar o máximo de investimento possível, sendo que Chainsaw Man está sendo o primeiro projeto com 100% de investimento.

O CEO também falou que suas decisões não são tomadas sozinhas, e que acredita que nutrir um bom conteúdo ao longo do tempo é importante para não cair no ciclo vicioso de estar sempre fazendo a mesma coisa sem grandes mudanças.

Em adicional, Manabu disse que acredita que  Chainsaw Man é uma grande oportunidade, mas que as coisas só começaram a funcionar de verdade quando estúdio for capaz de produzir originais tão populares quanto as versões em mangá.

Fonte: Kudasai

Relacionado

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.