Os 10 filmes mais memoráveis de 2010 em diante de acordo com os japoneses

Trazendo mais um daqueles rankings de popularidade, dessa vez, o tema da votação foram os filmes mais memoráveis para os japoneses.

A votação contou com um total de 10 mil participantes, e desconsiderou filmes que eram sequencias de animes ou compilados (Kimetsu no Yaiba), ou que foram lançados antes de 2010 (clássicos Ghibli).

1º lugar – Kimi no Na wa

A história acompanha Mitsuha, uma garota que vive em uma cidade pequena e sonha em ir para Tóquio. Certo dia, sem qualquer explicação, Mitsuha se vê no corpo de Taki, um garoto que mora na cidade que ela tanto deseja conhecer. Aos poucos, os dois começam a se conhecer melhor através dessas trocas de corpos temporárias,  sendo que segredos e problemas fazem com que esse estranho fenômeno sobrenatural tenha um propósito maior.

2º lugar – Kono Sekai no Katasumi ni

A história acompanha Suzu Urano uma jovem simples do interior Hiroshima que adora pintar. Ela se vê obrigada a casar com um homem que mal conhecida, tendo que abandonar sua antiga cidade e aprender a viver junta da família do esposo. Ao mesmo tempo, os conflitos da Segunda Guerra Mundial se aproximam, mostrando uma história que, não só retratada as mudanças que a guerra causou no país, como também a perseverança dos habitantes de cada região.

3º lugar – Ookami Kodomo no Ame to Yuki

O filme gira em torno de Hana, uma universitária que se apaixona por um misterioso homem que conhece na faculdade. Os dois começam a namorar e Hana logo descobre que o homem, em verdade, é um lobisomem, onde a cada lua cheia se transforma em um lobo.

Mesmo com essa surpresa, os dois decidem viver uma vida juntos, tendo dois filhos, Ame e Yuki. Porém, a súbita morte do marido de Hana faz com que a vida das duas crianças mude por completo, forçando com que os três se adaptem a uma nova rotina.

4º lugar – Tenki no Ko

Na história, um estudante sai da ilha em que nasceu e se muda para Tóquio, onde ele rapidamente acaba sem dinheiro para conseguir viver. Em desespero, ele vive seus dias isolado, até que finalmente acha um trabalho como escritor para um revista desconhecida de ocultismo. Estranhamente, depois que ele começa nesse trabalho, o tempo começou a se manter chuvoso todos os dias, até que ele encontra uma garota chamada Hina, uma pessoa super pra cima que vive uma vida feliz junto a seu irmão. Ela também tem uma certa habilidade: O poder de parar a chuva e clarear os céus.

5º lugar – Koe no Katachi

Durante o ensino fundamental, Shouya e seus amigos praticaram bullying inúmeras vezes com Shouko, uma garota surda de sua classe, fazendo com que a mesma tivesse que mudar de escola. Após esse acontecimento, todos se voltaram contra Shouya, transformando ele no próximo alvo de bullying.

Anos depois, e agora no ensino médio, Shouya reencontra Shouko e decide que irá, de alguma forma, pagar pelo que fez e conseguir o perdão da garota. Os dois então começam uma inesperada amizade, onde Shouya começa a aprender sobre as dificuldades e barreiras que pessoas com problemas de audição tem.

6º lugar – Bakemono no Ko

Ren é um garoto desprezado por toda a sua família e que teve a única pessoa que o tratava bem morta. Enquanto vagava pelos becos de Shibuya, Ren encontra Kumatetsu, um animal humanoide que o leva para o reino de Shibuten.

Os dois então formam um trato, onde Ren se tornará o discípulo de Kumatetsu para que ele possa provar seu valor como sucessor do Reino, enquanto que Kumatetsu dará um lugar para Ren viver.

Dessa forma, o que antes parecia ser apenas uma troca de favores começa a evoluir para um verdadeira amizade, onde ambos os lados aprende com o outro.

7º lugar – Hotarubi no Mori e

Depois de se perder na floresta, Hotaru encontra um espírito amigável chamado Gin, que a orienta a não tocar nele, pois se fizer isso o mesmo irá desaparecer. Seguindo a regra imposta, Hotaru acompanha Gin pela floresta até encontrar a saída.

Admirada com seu salvador, Hotaru diz que irá trazer um presente de agradecimento e, mesmo Gin sendo contra, ela insiste e acaba voltando, fazendo disso um habito onde visita a floresta todos os verões.

Alguns anos depois, e uma pouco mais madura, Hotaru passa e enxergar Gin de uma outra forma, mas a regra de que ambos não podem se tocar surge novamente para impedir uma aproximação maior entre os dois.

8º lugar – Omoi, Omoware, Furi, Furare

A história acompanha Akari e Yuna, duas amigas que são o completo oposto quando se trata de romance. Enquanto Yuna é uma romântica sonhadora, Akari é realista e pé no chão.

Na mesma linha, Rio um garoto conhecido por aceitar qualquer confissão, desde que a garota seja bonita, e Kazuomi, o típico adolescente denso, começam uma complicada relação de amor e amizade entre os quatro.

9º lugar – Sayonara no Asa ni Yakusoku no Hana o Kazarou

 

A história começa com Maquia, que é de uma raça onde todos os membros param de envelhecer no meio da adolescência. Ela não tem pais, e embora seus dias sejam pacíficos, ela se sente solitária. Sua paz é destruída quando um exército invade, buscando o segredo da imortalidade de seu povo. Leilia, a garota mais bonita do seu clã, é levada embora, e o menino que Maquia tem sentimentos secretos também.

Maquia é capaz de escapar, mas ela perde seus amigos e sua casa. Viajando sozinha na floresta, ela encontra Erial, um bebê que perdeu seus pais. A história segue a mudança de relacionamento entre os dois como Erial cresce e Maquia não.

10º lugar – Kokoro ga Sakebitagatterunda

Naruse era uma garota falante e extrovertida, que viviam em seu próprio mundo de conto de fadas e finais felizes. Porém, seu habito de falar por impulso acaba trazendo mudanças bruscas para sua vida quando ela revela a traição de seu pai.

Se sentido culpada pelo divorcio de seus pais, Naruse manifesta sua culpa em um ovo imaginário, que tem como objetivo selar sua fala para evitar que ela destruía o final feliz de outras pessoas.

Alguns anos depois, e vivendo completamente muda,  sua culpa ainda persiste, a fazendo sentir enjoou apenas por ter que falar em frente a sala de aula.

Entretanto, tudo isso muda quando Naruse é escala para ser a protagonista de uma peça musical, onde acaba por conhecer Sakagimi, o príncipe que acredita ser o responsável por libertá-la de sua maldição através do canto.

Relacionado

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.