Violet Evergarden – Diretor comenta sobre o romance e porque não queria fazer uma continuação inicialmente

Em uma entrevista a revista Newtype, o diretor do filme de Violet Evergarden, Taichi Ishidate, comentou um pouco sobre o processo de criação do filme e sua visão a respeito de fazer uma continuação para o anime.

ATENÇÃO! TEM SPOILER SOBRE O FILME ABAIXO (não que os trailers recentes já não tenham mostrado de qualquer forma…)

De acordo com Taichi, ele inicialmente não pretendia fazer o filme. No anime não fica claro se Gilbert está vivo ou não, mas é possível perceber que Violet ainda irá continuar vivendo. Na perspectiva de criador, isso era tudo o que ele queria mostrar, e por isso não via mais nada para fazer em uma continuação.

Entretanto, tudo isso mudou quando Taichi leu o roteiro de Reiko Yoshida. A forma como a roteirista conseguiu transmitir suas ideias fez com que Taichi passasse a pensar que estava tudo bem mostrar o personagem vivo.

Por conta disso, a continuação foi iniciada, mas Taichi ainda tinha certas ideais para a obra. Na visão do diretor, focar apenas na relação da Violet e Gilbert faria da história um romance puro, e isso fugiria do que ele queria entregar na animação (algo focado na jornada de amadurecimento e superação da Violet, e não em arrumar um amor para ela).

Por isso, ao discutir com o produtor Shinichiro Hatta, ambos chegaram a decisão de que o filme mostraria a trajetória de Violet, e como isso abriu caminhos na sua vida e na vida dos demais, se estendendo até outras gerações. O reencontro com o Major existiria como ponto importante da jornada, e não como foco central do filme.

Taichi disse também que o clímax do filme foi pensado para amarrar todos os pontos da história de forma satisfatória, tentando manter o enredo o mais simples possível, mesmo que várias coisas tenham sido adicionadas desde os rascunhos iniciais.

O diretor também aproveitou para elogiar o trabalho dos dubladores e da equipe de diálogos, que conseguiram entregar um trabalho tão realista e orgânico que o deixou surpreso pela qualidade final.

Por último, Taichi concluindo dizendo que o filme foi o resultado de um esforço coletivo, com diferentes pessoas contribuindo bastante para a criação do mesmo.

Fonte: ANN

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.